Buscar

fisiopatologia

Prévia do material em texto

A disfagia é definida como desordem e/ou desconforto na deglutição, com prejuízos na segurança, na eficiência e na qualidade de comer e beber. Considerando o desafio para suprir as necessidades nutricionais do paciente disfágico, assinale a alternativa correta.
		
	
	As afirmativas estão corretas.
	
	A disfagia por motivo funcional prejudica apenas a passagem de alimentos sólidos.
	 
	A hidratação pode ser facilitada pelo uso de espessantes.
	
	No tratamento a longo prazo, a alimentação por sonda nasogástrica é a melhor opção.
	
	Alimentos em temperaturas elevadas facilitam o mecanismo de deglutição.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708521862)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A desnutrição é um estado mórbido secundário a uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais. É correto afirmar:
		
	 
	A desnutrição iatrogênica é de causa não intencional e pode estar relacionada a não observação da ingestão alimentar do indivíduo hospitalizado.
	
	As causas primárias e secundárias da desnutrição referem-se: a) a uma falha fisiológica; b) à alimentação, respectivamente.
	
	A atrofia intestinal pode ser considerada uma complicação da desnutrição, onde ocorre prejuízo no número de enterócitos e maior capacidade absortiva.
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	No último estudo brasileiro sobre desnutrição hospitalar (IBRANUTRI, 99/00) evidenciou-se esta ocorrência em 38% dos pacientes.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709067708)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na resposta metabólica à inanição ocorre:
		
	
	Redução gradual nos ácidos graxos plasmáticos, cetoácidos e cetonas
	
	Aumento da temperatura corporal
	
	Aumento do trabalho cardíaco
	 
	Redução da taxa metabólica basal
	
	Aumento da secreção de insulina
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708526861)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As dietas hospitalares especiais apresentam modificações do padrão dietético normal e são classificadas de acordo com suas características físicas. Com relação a essas dietas marque a opção verdadeira.
		
	
	A dieta líquida restrita é composta por caldos de carne coados, sucos de frutas, gelatina, sorvetes ou picolé de leite.
	
	A dieta branda não apresenta restrição específica a alimentos e quanto à forma de preparo dos mesmos.
	 
	A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade de mastigação. Nesse tipo de preparação é indicado frutas cozidas, arroz papa e carne moída.
	
	A dieta branda é utilizada quando se deseja facilitar o trabalho mecânico da digestão do alimento, sendo indicado o consumo de salada crua, arroz integral e carnes frescas grelhadas.
	
	A dieta liquida completa inclui somente alimentos moídos e em forma de purê ou pastas, modificados por cocção e fracionamento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708525971)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O marasmo está relacionado a uma deficiência energética que na infância tem como consequência:
		
	
	Querotomalácia
	
	Baixo nível de proteína plasmática;
	 
	Atraso no crescimento
	
	Edema generalizado
	
	Infiltração gordurosa no fígado;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201708672759)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os exames bioquímicos são métodos objetivos utilizados na avaliação do estado nutricional, sendo que:
		
	
	a albumina é uma proteína que pode estar associada à desnutrição e é avaliada para essa finalidade por apresentar meia-vida curta.
	
	a proteína ligadora de retinol tem boa sensibilidade à restrição calórica e proteica, pois apresenta meia-vida de apenas 10 horas e pode ser influenciada pela doença renal.
	 
	o índice creatinina-altura menor que 60% está associado a depleção grave de massa muscular e risco aumentado para sepse e morte.
	
	a transferrina é uma proteína sérica considerada menos sensível do que a albumina na detecção de desnutrição aguda.
	
	a pré-albumina atua no transporte da tiroxina e não é influenciada pela doença hepática.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709242330)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	1. A síndrome de realimentação, potencialmente letal para pacientes com diagnóstico de desnutrição proteico-energética grave, consiste em uma desordem acentuada de eletrólitos, minerais, fluídos corporais e vitaminas, associada a anormalidades metabólicas preexistentes. A síndrome ocorre quando o paciente é realimentado, por via oral, enteral ou parenteral. As alterações mais frequentemente observadas na síndrome são:
		
	
	Hipofosfatemia, hipocalemia e excesso de tiamina.
	
	Hipofosfatemia, hipercalemia e hipomagnesemia.
	 
	Hipofosfatemia, hipocalemia e deficiência de tiamina.
	
	Hiperfosfatemia, hipocalcemia e deficiência de riboflavina.
	
	Hipernatremia, deficiência de tiamina e hipomagnesemia.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201708527382)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Pacientes com febre tem um aumento das necessidades de nutrientes causado pelo estado hipermetabólico do paciente, principalmente necessidades calóricas. Com relação as recomendações energéticas na febre é correto afirmar:
		
	
	Adultos precisam de uma quantidade adicional de 20 kcal por kg de peso corporal para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 16% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	
	Crianças precisam de uma quantidade de 20 kcal por kg de peso corporal por dia para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 13% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	 
	Adultos necessitam de uma quantidade estimada em 500-600 kcal para cada 0,550C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 13% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	
	Lactentes necessitam de 30-40 kcal por Kg de peso corporal por dia para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que corresponde a aproximadamente mais 12% das calorias totais.
	
	Adultos precisam de uma quantidade adicional de 50 kcal/kg para cada 0,550 C de elevação, o que representa um acréscimo de 10% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C. 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709319289)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O objetivo da Avaliação Nutricional é identificar os distúrbios nutricionais, possibilitando uma intervenção adequada de forma a auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde do indivíduo. Sobre os métodos de avaliação nutricional de pacientes hospitalizados, analise as acertivas abaixo:
(  ) A Anamnese Nutricional fornece informações que são registradas em formulário com roteiro de questões pré-definidas que tem por objetivo traçar o diagnóstico do paciente.
(   ) Antropometria, Composição Corporal e Parâmetros bioquímicos são considerados métodos subjetivos de Avaliação do Estado nutricional.
(   ) O exame físico tem como desvantagem a detecção em estágios tardios da doença;
(   ) A avaliação Subjetiva Global é um método de fácil execução, que não exige recursos dispendiosos, por isso é considerado um método objetivo de avaliação nutricional.
(   ) Os métodos de consumo alimentar são classificados em retrospectivos, Recordatório de 24 horas e Questionário de Frequência de Consumo Alimentar (QFCA)  e prospectivos, registro alimentar pesado.
Marque a sequencia correta:
		
	
	F-V-V-F-V
	
	V-F-F-V-F
	
	V-V-F-F-V
	 
	V-F-V-F-V
	
	F-F-V-V-V
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709242341)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em paciente portador de desnutrição proteico-energética grave, em tratamento inicial para recuperação do estado nutricional, deve-se:
		
	
	Todas as respostas acima corretas.
	
	Evoluir rapidamente a dieta visando atingir o valor calórico pleno, conforme calculado.Priorizar a capacidade metabólica do paciente, a despeito da oferta de energia e de nutrientes.
	
	Utilizar fórmulas hiperosmolares de modo a reduzir o volume da dieta e evitar desenvolvimento de edema.
	
	Iniciar dieta enteral semielementar associada à nutrição parenteral periférica (NPP).

Continue navegando