Buscar

estagio 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VANESSA RODRIGUES ANDRADE – 5013449799
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Jaraguá do Sul – SC
2019
VANESSA RODRIGUES ANDRADE – 5013449799 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso de Administração do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito obrigatório da disciplina de Estágio Supervisionado II.
Jaraguá do Sul – SC
2019 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
	IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
	Nome: Vanessa Rodrigues Andrade
	RA: 5013449799
	Polo: Jaraguá do Sul
	Período do Estágio: 06/05/2019 a 15/05/2019
	Ano Letivo: 6o
	IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
	Empresa concedente: Arte em Couros Ltda.
	Setor de realização do Estágio Supervisionado obrigatório: Administração da Produção.
	INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA:
	A empresa Arte em Couros (nome fantasia) foi fundada no ano de 1998 pelo empreendedor Hélio Wilmar de Moura (também nome registrado como razão social) que já possuía um vasto conhecimento na área de estofados. Sendo autodidata, ao longo dos anos ele trabalhou em empresas de decoração de interiores, indústrias moveleiras, estofarias automotivas, náuticas e afins, aprendeu de tudo um pouco no que diz respeito a arte de estofar. Mas foi no ramo automotivo em que mais se dedicou e se especializou, surgindo então esta ideia de negócio.
A princípio a intenção era apenas oferecer a confecção e montagem de capas em couro natural (de origem animal) ou sintético visando o consumidor final. Eram confeccionados os revestimentos dos bancos, tetos, portas, tapetes, volantes e o que mais fosse necessário conforme o pedido de cada cliente. Após alguns meses a empresa já estava fornecendo seus produtos e serviços às outras empresas, tais como, concessionárias, lojas de revendas de automóveis, garagens e até mesmo para outras estofarias menores. 
Ao longo dos anos a Arte em Couros foi crescendo e se consolidando no mercado, atendendo a praticamente todas as concessionárias de veículos da região norte de Santa Catarina e Vale do Itajaí, que trabalham com as marcas KIA, Nissan, Peugeot, Wolksvagem, Fiat, Hyundai, Honda, Jeep entre outras.
Em abril de 2017 o então proprietário Sr. Hélio, deu início a um processo de transição de propriedade para dois de seus filhos ficando ele excluído por completo da empresa. Então em agosto de 2018 foi finalizado o processo de transição passando a ser os donos legais com sociedade igualitária os filhos Matheus Wilmar de Moura e Jefferson Geraldo de Moura, e o nome Arte em Couros até então nome fantasia passou a ser legalmente o nome da razão social porém com o acréscimo da abreviação “Ltda” por se tratar de uma sociedade limitada.
Os principais serviços prestados pela Arte em Couros são:
	Confecção e instalação de capas em couro legítimo para bancos de automóveis.
	Confecção e instalação de revestimentos em geral para interiores de automóveis, são eles, laterais de portas, tapetes, assoalhos, forração de teto, volantes, manoplas e coifas, apoios de braço e cabeça, painéis, consoles, etc.
	Fornecimento de kits de capas em couro prontas para outras estofarias.
	Reparos e manutenção dos itens acima citados, como por exemplo, trocas de peças estragadas, ajustes nas espumas, limpeza e hidratação do couro.
Segmento de mercado:
Visa atender proprietários de automóveis, pessoas que buscam sofisticação e conforto, bem como durabilidade e praticidade na limpeza dos mesmos. Atende também a nichos específicos, consumidores que buscam exclusividades e serviços personalizados. Hoje conta com parcerias consolidadas com grandes concessionárias de veículos, e lojas multimarcas em toda região Norte de Santa Catarina. O faturamento da empresa constitui 70% proveniente dessas parcerias, 30% de vendas diretas à clientes particulares, destes 30% apenas 20% são de confecção e instalação completa do revestimento do veículo ficando apenas 10% proveniente de serviços pequenos como, consertos de capas, reparo em espumas dos bancos, tapetes avulsos, manutenção e hidratação do couro.
Proposta de valor:
	A empresa conta com mão de obra especializada, comprometida com a qualidade e o profissionalismo.
	Serviço personalizado e exclusivo a cada cliente, é possível escolher a cor, tipo de material e modelo ideal. 
	O trabalho é artesanal, as peças são produzidas uma a uma, um carro por vez, cada um com suas peculiaridades.
	Comprometimento com prazos estabelecidos.
	Garantia do serviço e assistência ao cliente: eventuais defeitos na confecção ou na montagem, são oferecidos trocas e reparos sem cobrança adicional. 
Missão da empresa:
Oferecer o serviço de revestimento interno de automóveis utilizando como matéria prima principal o couro bovino legítimo e de melhor qualidade, garantindo conforto, durabilidade e sofisticação aos clientes.
Visão da Empresa:
Tornar-se a empresa conhecida como referência em seu segmento em toda Santa Catarina.
Estrutura de empresa:
Quanto a estrutura da empresa, ela conta com um imóvel alugado e adaptado às atividades, consta de um galpão de 600 mt2 divididos em 6 salas grandes, a maior delas que comumente é chamada de pátio foram colocadas divisórias e subdividias em quatro partes, uma das partes ainda ficou com um espaço razoável, onde ficam os veículos que estão sendo trabalhados, o pátio comporta no mínimo seis a sete carros. Nos outros espaços menores ficou estabelecido o almoxarifado com produtos de limpeza e materiais auxiliares para produção, o segundo espaço ficou para o escritório da administração onde trabalham os dois proprietários e uma auxiliar administrativo, o terceiro espaço costa de um estoque de matéria prima e estoque de produtos prontos devidamente separados. Nas outras cinco salas foram acomodados os setores de produção, o setor de corte, setor de acoplagem, o de costura, e o de montagem e ainda um refeitório. O imóvel possui 4 banheiros, dois masculinos e 2 femininos. Possui ainda estacionamento próprio para clientes e funcionários. 
Quanto ao maquinário, conta com todas as máquinas necessárias e ferramentas apropriadas, algumas estão ultrapassadas, porém atendem às necessidades da produção e não comprometem em nada os serviços. Atualmente a equipe consiste em doze colaboradores sendo, 3 talhadores, 1 acoplador, 1 auxiliar de forração, 4 costureiras, 3 montadores. Toda a parte administrativa, vendas, logística e atendimento aos clientes ficam por conta dos atuais proprietários. Já o setor contábil e de recursos humanos ficam por conta de um escritório de contabilidade contratado, ele é responsável por toda a parte burocrática e legal da empresa, bem como folhas de pagamento, cálculos de férias, direitos trabalhistas, relatórios contábeis, recolhimento de impostos e etc.
Organograma da empresa:
Direção Geral: É representado pelos sócios da empresa, são responsáveis pelo controle e planejamento organizacional bem como no processo de tomada de decisão.
Gerência comercial e logística: Setor que conduz as vendas e planeja as entregas dos pedidos aos clientes. Também está ligado ao setor e financeiro e o setor produtivo pois é o comercial que define o que, quanto, e o prazo para se produzir.
Setor de vendas: Estabelece contato direto com os clientes.
Setor de entregas: Fica encarregado do transporte dos bens produzidos, faz a verificação e instalação. Também estabelece relação com o setor de montagem pois depende do mesmo para executar suas tarefas.
Gerência financeira: Responsável pelos recebimentos, pagamentos, orçamentos e investimentos. Também é representado pelos sócios, por se tratar de uma pequena empresa, não há necessidade de uma terceira pessoa na gestão financeira.
Gerência da Produção e operações: Planeja e controla toda a produção. Faz a programação do processo produtivo, estabelece metas, e assegura que o fluxo de informações seja bem direcionado com foco na qualidade e nos prazos estabelecidos pela logística.
Encarregado de Produção: Transmite as informações da gerência, divide as tarefas, auxilia os colaboradores e é responsável pelo cumprimento das metas.
Setores de corte, acoplagem, costura e montagem: Representam toda a parte operacional produtiva da empresa, são repartições desempenhadas em ambientes separados e em sequência, ou seja, uma tarefa depende da outra, sendo que a primeira é o corte e a última é a montagem.
	
	PLANO DE AÇÃO
	
Problema: Como foi observado no Estágio I, realizado na mesma empresa, algumas melhorias precisavam ser implantadas, e foram sugeridas algumas mudanças, como o uso de tecnologias para o controle das atividades da organização como um todo. Agora no Estágio II foi observado que o setor produtivo necessita de uma maior atenção, devido ao volume crescente da demanda e expansão comercial. Ocorrem sobrecargas de serviços para alguns colaboradores, frequentemente há necessidade de retrabalho, atraso nas entregas dos bens e serviços produzidos, deslocamentos desnecessários e falta de controle de qualidade.
Objetivos: Melhorar a qualidade dos serviços e produtos; Proporcionar qualidade de vida e convivência no trabalho; Tornar os meios de produção melhores e práticos, otimizando os tempos dispendidos.
Metodologia: Terá como ponto de partida a Metodologia Seis Sigma que foca em 5 princípios básicos; Definição, Medição, Análise, Melhoria e controle. Será usado também, o estudo de tempos e movimentos e utilização de ferramentas matemáticas e estatísticas.
Ações: 
	Primeiramente é preciso fazer com que toda equipe entenda as mudanças, mostrando a realidade dos fatos e a necessidade da colaboração de todos. Também é preciso motivá-los e engajá-los para que trabalhem todos com um objetivo comum.
	Observação das tarefas executadas, análise dos movimentos corporais e deslocamentos realizados, cronometragem dos tempos gastos para executar cada tarefa e calcular a média aritmética.
	Planejar e estabelecer metas diárias para todos os setores e assegurar que as mesmas serão atingidas. As metas precisam ser mensuráveis e atingíveis, dentro do padrão comum e sem prejudicar o bem-estar dos colaboradores.
	Fazer o controle diário de todas as atividades da empresa, mensurando e documentando tudo. 
	Verificar o que pode ser melhorado e realizar mudanças: por exemplo, comprar máquinas ou ferramentas novas, contratar novos funcionários, procurar meios de motivá-los, realizar reuniões semanais com todos as equipes.
	CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
	As Atividades do Estágio obrigatório foram desenvolvidas no setor de Administração da produção, que era o setor que mais precisava de auxílio. Atualmente conta com um gerente e um encarregado de produção.
Atualmente na Arte em Couros, o sistema produtivo tem se desenvolvido da seguinte maneira: O gerente recebe os pedidos do setor comercial, preenche as comandas com as especificações dos produtos, verifica os materiais necessários, faz requisições se necessário, planeja a produção semanal baseado nos pedidos do setor de Logística e em seguida encaminha as comandas para o encarregado de produção.
Por sua vez o encarregado de produção encaminha as comandas para outros setores da empresa e dá total assistência nas tarefas rotineiras em todas as etapas do processo produtivo, certificando que o fluxo de trabalho não pare e que seja terminado no prazo.
O processo:
	Corte e acoplagem: recebem a comada com as especificações; o que será produzido, kit completo de um carro ou só algumas partes; qual o modelo do carro, já tem molde ou precisa confeccioná-lo; tipo de material, couro 100% animal ou couro sintético, liso, perfurado, misto; cor, preto, caramelo, duas cores etc; com emblema ou sem emblema. Após a verificação, partem para separação do material e execução do corte. O mesmo é feito manualmente esticando o couro em mesas, posicionam os moldes em cima e agrupando de forma que evite desperdícios, desenham os moldes com giz e em seguida é feito o corte. Após o corte as peças são levadas para a acoplagem que nada mais é do que colá-las uma por uma em espumas para dar um perfeito acabamento no projeto final.
	Costura: Aqui primeiramente todas as peças de couro, devidamente acopladas com espuma, têm as bordas passadas em uma máquina de costura tipo overlock, é uma costura de acabamento e serve para a espuma para não deixar que a espuma se solte. Depois de overlockadas, as peças são dispostas em uma mesa e separadas por formação de capas, por exemplo: assentos dianteiros, todas as peças que os compõem são agrupadas juntas, o mesmo ocorre co os assentos traseiros, encostos dianteiros, traseiros, apoios de cabeça forros de portas, etc. Em seguida cada costureiro(a) seleciona um desses grupos e inicia a montagem das capas. A costura não é em série, cada um produz o item por inteiro do começo ao final. Este é um método eficiente para este caso pois cada item é diferente um do outro portanto, não possibilita a produção em série.
	Montagem: nesta etapa os funcionários recebem as capas prontas, fazem a revisão para verificar se existem falhas, em seguida seleciona faz a retirada dos bancos inteiros de dentro dos carros, desmontam as capas antigas de tecido e posteriormente faz a montagem as novas capas. Na sequência dão acabamento com ferramentas de calor e se certificam que as capas ficaram bem ajustadas. Estando tudo revisado, os bancos são colocados novamente nos carros e entregues.
Este sistema de produção descrito é um relato das observações possibilitadas pelo Estagio Obrigatório II, a seguir uma breve descrição das atividades desenvolvidas:
	Etapa 1: Observação do processo produtivo e instalações. Acompanhamento do trabalho do Gerente de produção e do Encarregado ao longo do dia, bem como as tarefas desenvolvidas em cada setor da produção.
	Etapa 2: Estudo de tempos e movimentos. Foram cronometradas algumas das tarefas desenvolvidas pelos funcionários, descritas e anotadas. Também foram analisados os movimentos e deslocamentos desnecessários, e ainda a falta de ergonomia em algumas atividades. Por exemplo, falta um suporte para alocar peças próximas as máquinas de costura, pois são deixadas no chão ou ficam em cima de uma mesa no centro da sala, o que dificulta o processo pois o(a) costureiro(a) precisa se abaixar para pegá-las, o que causa dor na coluna, ou se levantar e ir até a mesa, o que atrasa o serviço. Também foi observado a necessidade de uma adaptação nas mesas das máquinas de costura, elas são curtas e muitas vezes não suportam o peso e o tamanho das capas que são grandes demais.
	Etapa 3: Nesta etapa foi uma continuidade da entapa anterior.
	Etapa 4: Análise estatística dos dados levantados. Com os dados levantados na cronometragem, foi feita uma prévia da média de tempo gasto em cada tarefa. É apenas uma prévia porque para se tirar esta média são necessários muitos dias de estudo. A sugestão é que a empresa continue fazendo esta contagem e coloque em prática a análise, para que no futuro próximo os Gerentes possam programar a produção não apenas conforme a demanda, mas sim conforme a capacidade produtiva da empresa, sem comprometer ou sobrecarregar os colaboradores. 
	Etapa 5: Listagem de materiais necessários na produção que estão em falta, e organização do estoque.
	Etapa 6: Auxílio no planejamento de produção semanal. Foi passado para o Gerente de Produção os dados coletados e as sugestões, fazendo assim uma programação mais fácil de ser seguida.
	Etapa 7: Acompanhamento e Controle de Produção. Nesta etapa foi colocada em prática a nova programação com base na capacidade dos colaboradores, sem pressões externas. E foi feito o acompanhamento juntamente ao encarregado de produção.
	Etapa 8: Foi uma continuidade da etapa anterior.
	CONSIDERAÇÕES:
	
Durante o Estágio II foi possível vivenciar a rotina produtiva de uma empresa de pequeno porte que almeja crescimento constante. A Arte em couros Ltda. é referência no que faz, porém como toda
organização, pode melhorar em alguns aspectos. Portanto para que seja aplicado um bom gerenciamento há necessidade de mudança na cultura organizacional, começando pelos pensamentos da alta diretoria.
Este estudo veio para reafirmar as teorias aprendidas no meio acadêmico, reforçando o conceito da Administração e suas funções de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Em relação aos problemas enfrentados com o planejamento e controle de produção, é possível concluir que para dar apoio aos desafios é preciso sempre buscar um maior conhecimento na área e utilizar das ferramentas administrativas disponíveis. Foi pesquisado sobre a metodologia Seis Sigma que visa a melhoria no desempenho nos negócios baseando-se em processos estruturados, disciplinados e no levantamento de dados.
Com a realização deste trabalho conclui-se que as teorias da Administração quando bem utilizadas trazem um diferencial para a organização, melhorando seu potencial, atingindo um maior número de consumidores, ressaltando os aspectos positivos principalmente no que se refere à qualidade dos produtos e serviços prestados.
Nome Aluno: Vanessa Rodrigues Andrade
RA: 5013449799
Data: _30_/_05_/2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais