Buscar

ALTERNATIVAS PARA AMENIZAR O ESTRESSE TÉRMICO EM AVES POEDEIRAS

Prévia do material em texto

ALTERNATIVAS PARA AMENIZAR O ESTRESSE TÉRMICO EM AVES POEDEIRAS 
Para garantir conforto térmico para as aves, devem ser levados em consideração fatores como idade, sexo e tipo de produção (poedeiras ou corte). Principais alternativas são: 
Medidas genéticas: linhagens adaptadas ao nosso clima, para que alcancemos uma alta produtividade sem a necessidade de tantos cuidados com o manejo e nutrição;
Medidas nutricionais: nutrientes que podem modular a respostas imunes; quantidade de água em excesso pois, é uma fator que refrigerar na termorregulação das aves; diminuição de proteína da dieta, com manutenção de níveis de suplementação dos aminoácidos essências; e ração melhorada;
Medidas de manejo: Como ferramentas artificiais para redução da temperatura e melhoria do conforto térmico são utilizados ventiladores, nebulizadores, exaustores e placas evaporativas. O uso de ventiladores, além da redução da temperatura, é utilizado para remoção do excesso de calor e umidade, minimização da quantidade de poeira suspensa no ar e para o abastecimento de oxigênio utilizado na respiração das aves (MATOS, 2001). A ventilação melhora a sensação térmica por auxiliar na troca de calor realizada pelas aves, inclusive quando há aumento de temperatura e umidade.
Medidas sanitárias: vacinação; limpeza e desinfecção dos aviários; vazio sanitário; controle de doenças imunodepressoras; etc.
O estresse térmico também pode ser reduzido por meio do manejo alimentar. A técnica consiste em retirar o alimento nos horários mais quentes, sendo este fornecido no período mais fresco do dia. Associado a isto, faz-se o “flushing” dos bebedouros para renovação da água, e se necessário podem ser adicionados gelo na caixa d’agua.

Continue navegando