Buscar

Psicologia do Esporte e Basquetebol



Continue navegando


Prévia do material em texto

1)O basquetebol é um esporte potencialmente gerador de “stress”, em que os atletas são solicitados a desempenhar de forma ideal, sob circunstâncias dinâmicas que exigem grande atenção, concentração e participação ativa, mediadas por pressões diversas como: tempo de jogo, adversários, arbitragem, necessidade de vencer, obtenção de status social, recompensa e necessidade de reconhecimento.
DE ROSE JR. D. Situações específicas e fatores de stress no basquetebol de alto nível. 1999, 86 f. Tese de Livre-Docência Livre – Docência em Educação Física e Esportes), Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999).
 
Com base no contexto, examine as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
(   ) No esporte de alto rendimento a psicologia do esporte debruça sobre as questões voltadas a analise e modificação dos fatores psíquicos determinantes no rendimento no esporte com a finalidade de melhorar o rendimento e otimizar o processo de recuperação.
(   ) O treinamento psicológico se divide em treinamento das capacidades psíquicas (treinamento mental e de concentração) e o treinamento de autocontrole (treinamento de automotivação e psicoregulação).
(   ) A pressão existente no dia a dia é muito grande, mas não acontece durante um jogo, e sim, através da pressão dos técnicos, dirigentes e mídia, pois o atleta convive a maior parte do tempo com os companheiros de equipe com pensamentos, modo de agir e de pensar diferentes, disputa posição na equipe titular, precisa manter a excelência técnica, dividir espaço com jogadores do mesmo nível e administrar a questão da vaidade pessoal.
(   ) A melhoria planejada e sistemática das capacidades e habilidades psíquicas individuais do rendimento, a estabilização e otimização do comportamento na competição, a aceleração e otimização de processos de recuperação e regeneração psicológica e a otimização dos processos de comunicação social pode ser alcançada de forma natural através da interação dos jogadores durante os treinamentos.
(   ) A Psicologia do Esporte desempenha importante papel na carreira de um atleta de alto nível, mas também na iniciação esportiva e com todos que atuam diretamente ou indiretamente no contexto esportivo, como árbitros e dirigentes. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
Alternativas:
a)F – V – F – V – V
b)V – V – F – F – VAlternativa assinalada
c)V – F – V – F – F
d)F – V – F – V – F
e)V – F – V – F – V 
2)Os problemas físicos podem ser representados pelo aparecimento de lesões importantes, que, a médio ou a longo prazo, poderão afetar o desempenho dos atletas, levando-os inclusive, ao abandono precoce das atividades. Já os problemas psicológicos ‘estão relacionados aos níveis de motivação, ao estresse gerado pela competição, a ansiedade, aso níveis de expectativa e as pressões decorrentes da necessidade de ter um desempenho adequado e vencer.  
DE ROSE JR. D. Situações específicas e fatores de stress no basquetebol de alto nível. 1999, 86 f. Tese de Livre-Docência Livre – Docência em Educação Física e Esportes), Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999).
 
Considerando o contexto apresentado analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I- Ao se referir aos processos de iniciação é equivocado utilizar o termo “iniciação precoce” para apontar os malefícios físicos e emocionais advindos da especialização precoce.
PORQUE
II- O esporte quando iniciado precocemente e dentro do respeito aos estágios de desenvolvimento do praticante, traz benefícios a saúde física e mental.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.Alternativa assinalada
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)O processo de interação e comunicação, de acordo com Samulski, (2007), é um facilitador no processo ensino-aprendizagem, mas para tanto é preciso que o profissional tenha conhecimentos suficientes, nos aspectos, físicos, motores e psicológicos.
 
 
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir.
 I- O professor, por meio das suas ações de interação com os alunos desencadeia diferentes reações emocionais neles, as quais podem ser positivas ou negativas, e até mesmo influenciar suas atitudes momentâneas.
 II- A comunicação entre professor e aluno deve sempre ser verbal, isso implica que as palavras, mais do que qualquer gesto, pode ser interpretado de uma forma diferente pelos alunos. 
III- A manifestação gestual revela de forma fidedigna as intenções e o estado afetivo das pessoas, pois são mais difíceis de controlar conscientemente.
IV- A comunicação entre técnico/atleta é fundamental, não só para a motivação, mas também para elevar a autoconfiança apenas do técnico.
V- É normal o atleta não atuar bem em todos os jogos ou em momentos do jogo e são nesses momentos que o papel do técnico é fundamental, pois ele deve gritar, substituir o atleta no primeiro erro e não voltar mais com ele para o jogo, caso desejar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
a)Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
b)Apenas as afirmativas I e III estão corretas. .Alternativa assinalada
c)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d)Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
e)Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
4)A necessidade de registro e das análises das ações individuais técnico–tática foi apresentada pela primeira vez em 1936, onde foi proposto que em cada jogo se deveria fixar a quantidade de passes e outros fundamentos, bem como a efetividade dessas técnicas na evolução das ações de ataque e defesa. A forma de registro mais difundida recebeu o nome de scout (Gokik, 1996).
GODIK, M. A. (1996). Futebol: preparação dos futebolistas de alto nível. In: ARAUJO, P. A. B.; CÁCERES, J. M. S.; ULBRICH, A. MONTE, F. G. A utilização do scout no basquetebol: revisão. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital. Buenos Aires - Año 14 - Nº 140 - Enero de 2010.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
I- É durante o intervalo que o scoutista passa as informações para o técnico, principalmente as despercebidas durante a partida, o mesmo acontece após o jogo e ainda isso acontece no dia seguinte da partida. II- As anotações deverão ser feitas pelo scoutista e os dados obtidos deverão ser transcritos em fichas individuais e do conjunto para posterior análise dos resultados. III- O scout é um instrumento de coleta de informações utilizado exclusivamente pelo scoutista para que se compreenda a estratégia da equipe adversária. IV- Durante o jogo o scout deve estar sempre pronto e imediato para o técnico, e o scoutista deve alertar o técnico sobre aspectos que possam ser úteis. V- Os indicadores são difíceis de serem analisados e são questionáveis, tais como: assistência, bolas recuperadas, rebotes ofensivos e defensivos, finalizações certas e erradas, faltas, rebotes, bloqueios e equipe adversária.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
a)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c)Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. Alternativa assinalada
d)Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
e)Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.