Tópicos especiais em adm
36 pág.

Tópicos especiais em adm


DisciplinaAdministração111.214 materiais788.776 seguidores
Pré-visualização9 páginas
É possível atribuir ao conhecimento tácito diversos adjetivos, exceto:
	
	
	
	Prático
	
	
	Empírico
	
	
	Simultâneo
	
	
	Subjetivo
	
	
	Objetivo
	
Explicação:
O conhecimento tácito, ao contrário do conhecimento explícito, baseia-se na experiência do ator de inovação, e com isso, é palco de maior subjetividade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando os itens:
I - Objetividade
II - Racionalidade
III - Subjetividade
IV - Empirismo
Estão relacionados ao Conhecimento Explícito:
	
	
	
	I e II
	
	
	Apenas o item II
	
	
	III e IV
	
	
	II e III
	
	
	I, III e IV
	
Explicação:
Em contraste com o Conhecimento Tácito, o Conhecimento Explícito está baseado na formalidade, com alto grau de objetividade e racionalidade.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considerando os itens:
I - Objetividade
II - Racionalidade
III - Subjetividade
IV - Empirismo
Estão relacionados ao Conhecimento Tácito:
	
	
	
	III e IV
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	I, III e IV
	
	
	Apenas o item II
	
Explicação:
Em contraste com o Conhecimento Explícito, o Conhecimento Tácito está baseado na experiência do agente, com alto grau de empirismo e subjetividade.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quais são os três componentes principais que formam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes):
	
	
	
	avaliação da instituição, do estudante e estágio
	
	
	avaliação do ambiente virtual, material e estudante
	
	
	avaliação do curso, estudante e material
	
	
	avaliação do curso, material e concorrentes
	
	
	avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes
	
Explicação:
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O conhecimento se tornou um novo diferencial competitivo, contudo o conhecimento  acontece nas empresas e organizações através do fluxo de criação, difusão e utilização. Sobre as formas de conversão de conhecimento pode-se afirmar que:
 
	
	
	
	O conhecimento explícito se baseia em ações, experiências, emoções, valores e ideais do indivíduo; e também em conclusões, insights e palpites subjetivos.
	
	
	Existem dois tipos de conhecimento o tácito e o observável. 
	
	
	A socialização é um processo de compartilhamento de experiências, e daí a criação do conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas.
	
	
	A internalização é o processo de incorporação do conhecimento tácito em conhecimento tácito.
	
	
	Na internalização os indivíduos trocam e combinam conhecimento através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizada.
	
Explicação:
- Existem dois tipos de conhecimento o tácito e o explícito. 
-  O conhecimento tácito se baseia em ações, experiências, emoções, valores e ideais do indivíduo; e também em conclusões, insights e palpites subjetivos.
-  A socialização é um processo de compartilhamento de experiências, e daí a criação do conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas.
-   A internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito em conhecimento tácito.
-    Na combinação os indivíduos trocam e combinam conhecimento através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizada.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A democracia é o sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões, sendo este a organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. Já no caso da ditadura, chama-se a atenção pela imposição a obrigatoriedade de obediência de um líder, é considerado um regime político caracterizado oposto à democracia, podem existir regimes ditatoriais de líder único, como os regimes provenientes do Nazismo, do Fascismo, e do socialismo real, ou coletivos como os vários regimes militares que ocorreram na América Latina durante o século XX, no regime ditatorial a escolha dos governantes é feita por eles mesmos, sem necessidade de aprovação popular. A ditadura se caracteriza por um Ditador, uma pessoa que detém todo o poder e manda e desmanda como quer, e a população era obrigada a realizar tudo o que o Governo deseja sem reclamações e sem opiniões. No tocante a democracia é correto o que se afirma em: I. Podemos votar e nos candidatar. II. As pessoas são livres para escrever e comentar. III. As pessoas são perseguidas. IV. As pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação V. Elas têm que obedecer às ordens e aos desejos do soberano da nação.
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I, II e IV apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	III e V apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Não vivemos somente em uma sociedade da informação ou mesmo do conhecimento. Vivemos em uma sociedade da transparência. Aquilo que é bom é notado e o que é ruim também.  Nesse sentido:
	
	
	
	Quem não tem talento recebe maior investimento
	
	
	Quem tem talento é observado e as empresas logo querem investir nele
	
	
	Quem se diferencia é um profissional observado e recebe menos investimento
	
	
	Quem não tem talento é um profissional observado e desligado no longo prazo
	
	
	Quem não participa dos treinamentos continua empregado
	
Explicação:
Quem tem talento e se diferencia dos demais é um profissional observado e as empresas logo querem investir nele e trazê-lo para dentro de seus quadros de funcionários. Se ele já está em seus muros corporativos, é claro que não querem perdê-lo.
	
	
	
	 
		
	
		
		A criação do conhecimento organizacional, segundo Nonaka e Takeuchi alimenta a inovação, e o conhecimento é criado dentro da organização sob a forma de produtos, serviços e sistemas. Esse processo é dinâmico, produzindo duas dimensões diferentes da espiral da criação do conhecimento: a dimensão epistemológica e a dimensão ontológica. Escolha a resposta que explique as duas dimensões citadas.
	
	
	
	A teoria da criação do conhecimento organizacional, que acontece através de um processo de interação em espiral entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito
	
	
	Estas dimensões, epistemológica e ontológica, ocorrem paralelamente segundo a socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento entre os indivíduos.
	
	
	A dimensão epistemológica (teoria do conhecimento) é a mobilização e conversão do conhecimento e a dimensão ontológica (o conhecimento é criado por indivíduos) é onde está presente o conhecimento tácito e o conhecimento explícito que ocorrem de um nível inferior até os mais altos.
	
	
	As dimensões dependem exclusivamente do conhecimento explícito e conhecimento tácito uma vez que a espiral está sempre em movimento contínuo.
	
	
	A dimensão epistemológica ocorre para a alimentação da espiral do conhecimento enquanto que a ontológica na dinamização da empresa.
	
	
		Onde está localizada a modalidade de trabalho home office?
	
	
	
	Residência do trabalhadorResidência do trabalhador
	
	
	Sala comercial
	
	
	Departamento específico
	
	
	Retaguarda
	
	
	Empresa terceirizada
	
Explicação:
A modalidade de trabalho