A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
contextualizada

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pontos da primeira unidade
A metodologia tradicional de ensino contribui para a formação das novas competências requeridas para o século XXI? Por quê?
R: Não acredito que contribua tanto na formação de novas competências, no sentido de aprender e decorar o básico necessário para nossa formação em cada disciplina é essencial, porem o ensino tradicional nos faz apenas analisar de maneira bastante conceituada cada disciplina , seguindo rigorosamente o que era passado pelo professor , sem opção de questionamento. As novas competências nos faz pensar forma mais critica cada conteúdo apresentado em sala de aula, fortalecendo pontos individuais de cada aluno.
2. Quais os pontos convergentes entre a metodologia do EaD e os três grandes domínios das competências requeridas para o século XXI?
R: organização e disciplina é a palavra chave para que a metodologia EAD funcione. a metodologia a distância facilita na aprendizagem pois o aluno faz seu horário e segue seu plano de estudo de acordo com o que acha melhor, proporcionando mais autonomia no processo onde ele discorre de forma mais fácil no seus pontos fortes, fazendo ele focar de maneira mais didática nos pontos fracos , fortalecendo de maneira igualitária todo conteúdo , dependendo apenas dele a maneira como absorve o conhecimento necessário aprimorando dessa forma os 3 grandes domínios de competência.
3.	A tecnologia tem papel positivo ou negativo neste processo? Por quê?
R: A tecnologia nesse processo é fundamental , é o que torna eficiente todo o processo de aprendizagem, mesmo a distancia podemos sanar duvidas , combinar trabalhos em equipe, evoluir de maneira mais linear e objetiva o conteúdo apresentado no decorrer do curso. Sem mencionar que todas as novas competências que surgem e iram surgir são voltadas pra essa nova revolução tecnológica
1º. os primórdios da criação da educação a distância entre 1938 e 1941, com educação por correspondência, evoluindo nas próximas décadas para rádio e tv. 
 2º o Grande salto do EAD com o surgimento da rede mundial de computadores, aumentando de maneira significativa os projetos nos seguimentos educacionais, onde professores e pesquisadores passaram a discutir as possibilidades que a internet e mídias digitais podiam exercer na educação, fazendo com que o EAD fosse reconhecido de forma definitiva pelo MEC. 
 3٥ A metodologia a distância facilita na aprendizagem pois o aluno faz seu horário e segue seu plano de estudo de acordo com o que acha melhor, proporcionando mais autonomia no processo onde ele discorre de forma mais fácil no seus pontos fortes, fazendo ele focar de maneira mais didática nos pontos fracos, fortalecendo de maneira igualitária todo conteúdo , dependendo apenas dele a maneira como absorve o conhecimento necessário
2º Pontos da unidade (Ambiente Virtual)
1º A capacidade do ambiente de aprendizagem e reunir diversas ferramentas, como exposição de matérias ( vídeos , livros didáticos, links e textos) , interação total com professores e alunos através de fóruns e chats, realização de conferencias e web conferências.
 2º forma de aprendizagem de maneira colaborativa, onde passamos a ser autor, produtor , disseminador de conhecimento, construindo novas ideias através dos fóruns e chats do ambiente virtual.
3º total compatibilidade com os mais diversos programas e plataformas digitais para edição de texto , imagem e apresentações, celular , tablete e Pc
3º Pontos da Unidade ( EAd na pratica)
1º As mais diversas abordagens educacionais, onde a aprendizagem autônoma é o maior fator pra o sucesso da educação a distancia 
2º A compreensão do próprio conhecimento construído ao logo da sua vida, da área escolhida, aplicado de forma pratica e disciplinada fazendo melhor uso do gerenciamento do tempo e forma de estudo, aumentando produtividade, nível de organização, alcançando metas desejadas.
3º Desenvolvimento de habilidades inatas do cursista, onde ele pressupõe que não teria capacidade de aprendizagem, porem num ambiente AVA ele desenvolve disciplina, foco, curiosidade, pró – atividade, atenção, concentração, senso critico e raciocínio logico
4º pontos da unidade ( tecnologia a serviço da aprendizagem)
1º Os serviços de compartilhamento on-line , facilitando o armazenamento de seus arquivos e pesquisas, podendo ser acessado de qualquer lugar onde haja disponibilidade e tempo para estudo
2º O uso de mídias digitais, como Skype, hangouts, entre outros, como facilitador de vídeo/ web conferencias com tutor, professores, ajudando de forma clara na elaboração de trabalhos colaborativos ou na resolução de duvidas com os professores.
3º O aumento da capacidade no gerenciamento do curso, com ajuda da internet na busca de conteúdos mais completos, nos deixando com mais autonomia no que diz respeito a absorção de assuntos.
Fonte de pesquisa: 
Introdução á EAD 
Autor: renata Aquino Ribeiro
Link: https://bv4.digitalpages.com.br/?page=-1&section=0#/legacy/9788543002972
A evolução da EAD no Brasil - Professora Sandra Mara de Andrade
Autor: Professora Sandra Mara de Andrade
Link: https://www.youtube.com/watch?v=kDNXWO3_vbw
História da EAD no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=Frrnfi_PG0U
EAD NA PRÁTICA: PLANEJAMENTO, MÉTODOS E AMBIENTES DE EDUCAÇÃO ONLINE
http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/002_artigo_resenha.pdf
tecnologia a serviço da aprendizagem
https://administradores.com.br/noticias/o-uso-da-tecnologia-a-servico-da-aprendizagem
EAD: A tecnologia a favor da educação
https://www.epdonline.com.br/noticias/ead-a-tecnologia-a-favor-da-educacao/1307
Resumo apresentação:
1 - Na primeira unidade percebemos que a educação a distancia não é algo tão novo assim, desde a década de 30 e inicio da década de 40, começou a ser desenhado o que seria o ensino EAD por meios de cartas, evoluindo posteriormente pra radio e tv como difusores da informação para educar, principalmente quem se encontrava em comunidades muitos distante dos grandes centro urbanos, principalmente em zonas rurais.
Se nos anos 30 e 40 foi onde começou a ser desenhado a educação a distância, com o surgimento da internet e sua rede mundial de computadores, foi onde realmente o EAD tomou forma, com a disponibilização em grande escala da informação, com conteúdo nas mais diversas aéreas de ensino, sejam essas informações técnicas ou profissionalizantes, onde estudos passaram a ser conhecidos de um jeito mais prático e rápido, evoluindo para novas técnicas de aprendizagem, mudando de maneira substancial a metodologia de ensino tradicional , incorporando de vez por todas informação advinda de outras fontes de pesquisas, focando e acreditando no potencial do aluno, afinando suas habilidades naturais, fortalecendo onde se tem mais dificuldade.
2 – Isso tudo nos trouxe para o que é a base de estudo do EAD que é o seu ambiente, o AVA (ambiente virtual de aprendizagem). Ferramenta capaz de reunir diversos tipos de materiais para ensino, livros, apostilas , vídeos entre outros recursos virtuais no qual aluno e professor podem interagir sem a necessidade de estarem presente no mesmo ambiente físico.
Cada aluno pode ajudar na colaboração e construção de um fórum de discussões dos mais diversos assuntos, tirando dúvidas, ajudando de maneira colaborativa cada participante, acessando de qualquer tipo de plataforma, seja , celular, tablete, notebook ou pc.
3 - Aqui esta o que é realmente a chave para o sucesso do ensino a distância, a aprendizagem autônoma, compreender a área que esta estudando baseando-se no conhecimento adquirido ao longo dos anos, sabendo gerenciar seu tempo, aumentando sua produtividade, colocando-se metas a serem alcançadas.
4 – Nesse ponto venho reforçar o quão poderoso é a internet, sempre inovando com ferramentas que podem e devem ser usadas a serviço da educação, a maioria delas não foram criadas com esse proposito, porem atendem perfeitamente a nossa necessidade de ensino a distancia,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.