Buscar

Questão 1 a 5 Judaísmo 2


Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Judaísmo
Leia a passagem de texto: 
“Que judaísmo foi este que dominou a cena do século XX? Em primeiro lugar, um judaísmo dividido, organizado em grupos relativamente coesos identificados com ideologias que eram projetos de (re) organização política e econômica da sociedade. Em segundo lugar, o judaísmo moderno foi um judaísmo secular e universalista, inclusive quando assumia formas religiosas, como no caso do judaísmo conservador e reformista, ou mesmo quando se apresentava como um nacionalismo, como foi o caso do sionismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SORJ, Bernardo. Judaísmo pós-moderno e diáspora. In: BONDER, Nilton; SORJ, Bernardo. Judaísmo para o século XXI :o rabino e o sociólogo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, p.82. 
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Indagação filosófica e educação judaica: As leis de estudo da Torá do Código de Maimônides como guia sobre a abordagem filosófica de Michael A. Meyer, um historiador do judaísmo, referente a comunidade reformista judaica, analise as afirmativas a seguir:
I. Rejeita a ideia de que o judaísmo é apenas uma variante étnica de temas universais.
II. Busca reconciliar livre escolha e obrigação, reconhecendo que a tradição judaica não é apenas cultural, mas é religiosa, e o aspecto religioso, tem a pretensão de dirigir a vida.
III. Defende que a educação judaica deve ser neutra.
IV. Suas perspectivas requerem definir o lar judaico como foco da educação.
V. Entende que é na escola que vão ser esclarecidos os entendimentos sobre o judaísmo. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I, IV, V
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 2/5 - Judaísmo
Considere o extrato de texto: 
“É próprio da educação judaica este tripé: conhecer as leis, cumpri-las, e refletir sobre elas, mesmo que não em todas elas obtenhamos respostas racionais, para nossa compreensão humana, sempre limitada. Tudo isso se dá dentro do referencial judaico, que reúne diversos conceitos específicos como HaShem, Shabat, Torá e Olam Habá. Eles produzem uma visão da educação judaica com diferenciais próprios”.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Indagação filosófica e educação judaica: As leis de estudo da Torá do Código de Maimônides como guia, sobre os pontos de convergência entre Scheffler e outros, leia as afirmativas a seguir:
I.  ( ) Scheffler, assim como Brinker, identifica a educação judaica como parte de um marco geral na educação que dá especial ênfase na ampliação da perspectiva e nas aproximações racionais ao ensino.
II. ( ) Como Meyer, Scheffler enfatiza a necessidade de lidar com as culturas não judaicas ao longo da tradição judaica para desenvolver um senso do que diferencia essa tradição.
III.( ) Como Twersky, propõe uma reflexão filosófica, a partir do pensamento de Maimônides.
IV. ( ) Scheffler concorda com Rosenak na importância de aprender um amplo leque de conceitos judaicos tradicionais.
V. ( ) Com Greenberg, Scheffler defende a necessidade de interpretar os conceitos judaicos e sua apresentação de forma a cativar o coração do estudante, bem como sua mente. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – F - F - V
	
	B
	V – F – V – F - F
	
	C
	F – F – V - V - V
	
	D
	V – V – F – F - V
	
	E
	V – V – F – V - V
Questão 3/5 - Judaísmo
Considere o trecho de texto: 
“O que é mesmo a Bíblia? O termo vem do grego e significa ‘livros’, Porque não se trata de um livro só, mas de uma coleção deles. Em hebraico, tal coletânea chama-se Tanach[...]. o hebraico gosta muito de siglas [...] o T de Tora [...], o N de Neviim [...] e o CH de Chetubim”.
 Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Ser judeu: uma herança genetica transmitida unicamente pelo sangue? referentes às regras e condutas religiosas e sociais , relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características: 
Torá
Tanach
Neviim
Ketuvim
Talmud e Brit Chadashah 
( ) Escritos compostos por onze livros considerados poéticos e históricos, conhecidos como Antigo Testamento pelos cristãos.
( ) Conjunto de livros sagrados que reúne a Torá.
( ) São os cinco primeiros livros conhecidos como Pentateuco.
( ) Profetas.
( ) Aceito só pelos judeus messiânicos, pois os ortodoxos não o aceitam como referência religiosa, tendo em vista sua não aceitação de Jesus como Messias. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 - 4 - 5
	
	B
	3 – 2 – 1 – 5 - 4
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3 - 5
	
	D
	3 – 5 – 2 – 4 - 1
	
	E
	5 – 4 - 2 – 1 – 3
Questão 4/5 - Judaísmo
Atente para a citação: 
“Considerando-se que um dos preceitos básicos do judaísmo consiste em ensinar e estudar a Bíblia, essa transmissão de valores inicia-se ainda em casa, quando a criança é pequena, e estende-se aos mestres, quando o educando já se encontra em idade escolar”.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Indagação filosófica e educação judaica: As leis de estudo da Torá do Código de Maimônides como guia, sobre os contrapontos das ideias defendidas pelos filósofos da educação Rosenak, Brinker e Twersky, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I.  ( ) Rosenak, diferente de Brinker, dá um lugar educacional prioritário às fontes judaicas, o locus básico para adquirir língua judaica.
II. ( ) Rosenak, diferente de Twersky, não coloca a fé na halakhá e sua prática como requerimentos essenciais de um judeu educado, mas coloca a literatura sacra na dianteira de todo empreendimento ligado à educação judaica.
III.( ) Rosenak dá especial ênfase e destaque à literatura não judaica na educação da língua.
IV.( ) Rosenak, diferente de Brinker, não considera que livre pensamento e engajamento na vida judaica sejam suficientes. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – F - F
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – F – V - V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – F – V
Questão 5/5 - Judaísmo
Considere o extrato de texto: 
“[...] A força – e a debilidade – do movimento conservador reside precisamente no fato de que pretende ser um mediador entre os extremos. Se quiséssemos aplicar as categorias hegelianas, a evolução moderna da religião judaica poderia ser interpretada em termos de tese, antítese e síntese
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Ser judeu: uma herança genética transmitida unicamente pelo sangue? sobre o judaísmo conservador, analise as afirmativas a seguir:
I. Escolheram não fazer nenhuma modificação nas tradições, mantendo-se fechados para a modernidade, com exceção de adotar as línguas locais nos cultos.
II. A noção do seguimento absoluto das tradições do passado não é princípio fundamental como na ramificação ortodoxa, mas um forte senso de tradição e continuidade ainda prevalece.
III. Se mantiveram determinados a recitar as orações em hebraico e declararam os mandamentos, o sábado, as festas e feriados e as exigências alimentares como vinculativos.
IV. Rejeitam o princípio segundo o qual não pode haver nenhum contato com as novas sociedades e sistemas culturais que os judeus encontram em suas vidas diárias. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	II, III e IV

Continue navegando