Buscar

APOL Teoria da História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria da História
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Em certas de suas características fundamentais, nossa paisagem rural, já o sabemos, data de épocas extremamente remotas. Mas, para interpretar os raros documentos que nos permitem penetrar nessa brumosa gênese, para formular corretamente os problemas, para até mesmo fazer uma ideia deles, uma primeira condição teve que ser cumprida: observar, analisar a paisagem de hoje”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 67. 
Levando em consideração o fragmento apresentado e os conteúdos do livro-base Teoria da História acerca da elaboração do problema da pesquisa histórica, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
( ) As questões levantadas devem ser operacionais e, portanto, devem apontar para uma solução possível com as fontes e bibliografia disponíveis.
( ) Os problemas levantados devem ser complexos e pouco detalhados, para facilitar a vida dos historiadores.
(   ) A problemática deve ser aberta e flexível para permitir ajustes conforme a pesquisa avançar.
( ) As questões pensadas devem ser analíticas, permitindo a divisão em partes menores a serem trabalhadas em etapas diferentes da pesquisa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – V
Você acertou!
A única alternativa falsa é a II, por expressar exatamente o contrário do que deve ser a questão, uma vez que os problemas devem ser simples e bem detalhados para facilitar o processo de pesquisa. As demais afirmações são corretas, como demonstra a citação do livro-base: “? As questões devem ser operacionais, ou seja, devem ter uma solução possível a partir da pesquisa bibliográfica e, principalmente, das fontes. ? As questões devem ser abertas o suficiente para guiar a busca pela resposta, sem fornecer a própria resposta. Assim, elas não são definitivas, mas permitem ser aperfeiçoadas à medida que a pesquisa avança, permitindo inclusive que as hipóteses de trabalho sejam refinadas; ou seja, as questões devem ser, também, flexíveis. ? As questões devem ser analíticas e permitir dividir o problema em partes menores a serem trabalhadas. Criam-se, assim, passos para alcançar uma resposta. ? As questões devem ser explícitas e precisas. Quanto mais detalhadas, precisas e claras, mais fácil será para o pesquisador e para os leitores de sua pesquisa. ? As questões devem ser testadas: as fontes dão as respostas finais às questões” (livro-base, p. 84).
	
	E
	F – F – V – V
Questão 2/5 - Teoria da História
Atente para a seguinte passagem:
“É verdade, porém, que muitos historiadores positivistas, ao contrário de Comte, viam os fatos históricos como algo que tinha existência real, ontológica, externa ao observador [...]. Também é certo que vários deles se preocupavam com a problemática da causalidade, embora em geral ligando ‘causas’ e ‘consequências’ ao fio de uma ordem cronológica linear”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO, C. Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, p. 43. 
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Teoria da História sobre a causalidade em História, assinale a alternativa que expõe corretamente as críticas à determinação da causalidade histórica:
Nota: 20.0
	
	A
	Ao estabelecer uma relação de causa e consequência, os historiadores reduzem a história a movimentos mecânicos e artificiais.
	
	B
	A imposição das relações de causa e consequência expressa o ponto de vista do historiador, impedindo a neutralidade do conhecimento.
	
	C
	A relação fechada na exposição dos fatos causais a suas consequências insere na historiografia produzida numa perspectiva factual e tradicionalista.
	
	D
	As causas e consequências dos fenômenos históricos nem sempre estão acessíveis ao historiador. Ao forçar esta relação (causa e consequência) o historiador pode ser levado a análises equivocadas. 
	
	E
	A análise que se reduz às causas tende a retirar a agência dos seres humanos e corre o risco de mostrar a história como uma linearidade inevitável de acontecimentos.
Você acertou!
A causalidade diminui a agência dos sujeitos históricos ao se relacionar com fatores estruturais e pode ocorrer numa inevitabilidade histórica que retira da análise as possibilidades em disputa em determinado contexto. “[...] por que os textos históricos evitam falar em ‘causas’? [...] retirar a capacidade de agência dos seres humanos; [...] arrisca-se criar a ideia de que existiria um caminho inevitável para a história [...]” (livro-base, p. 85).
Questão 3/5 - Teoria da História
Observe o seguinte trecho:
“Decerto, mesmo que a história fosse julgada incapaz de outros serviços, restaria dizer, a seu favor, que ela entretém. Ou, para ser mais exato — pois cada um busca seus passatempos onde mais lhe agrada —, assim parece, incontestavelmente, para um grande número de homens. Pessoalmente, do mais remoto que me lembre, ela sempre me pareceu divertida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 43. 
Considerando o trecho acima de Apologia da História de March Bloch e os conteúdos do livro-base Teoria da História sobre o sentido da produção historiográfica, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	como outras narrativas literárias, o sentido da produção historiográfica reduz-se ao entretenimento.
	
	B
	a História serve apenas para informar acerca das ações dos indivíduos do passado.
	
	C
	tal como a Filosofia e outras disciplinas, a História não tem nenhuma utilidade social.
	
	D
	a produção historiográfica instrumentaliza a sociedade para proporcionar ações menos ingênuas no presente, ao mesmo tempo traz prazer intelectual aos seus estudiosos
Você acertou!
Uma das funções sociais da história é analisar as ações passadas para que os indivíduos identifiquem as determinações sociais de seus comportamentos. “...é uma das melhores maneiras que temos de raciocinar sobre o mundo, de nos instrumentalizar para que, conhecendo o presente, possamos agir menos ingenuamente” (livro-base, p. 27).
	
	E
	A análise do passado serve para guiar as ações no sentido de repetir os exemplos acontecidos antes de nós.
Questão 4/5 - Teoria da História
Atente para o texto a seguir: 
Herbert Spencer foi um filósofo inglês representante do liberalismo clássico, que buscou compreender o comportamento humano a partir de uma perspectiva tributária das ciências naturais. Em suas conclusões, defendia que o Estado não deveria interferir na sociedade.
Fonte: Texto elaborado pelo autor. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Teoria da História sobre a perspectiva de Spencer acerca da história, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O autor inglês defendia que a luta de classes era o verdadeiro motor da História.
	
	B
	Segundo Spencer, a razão era o elemento central da história.
	
	C
	Spencer foi influenciado por Darwin e viu na história um processo de evolução das sociedades.
Você acertou!
Baseado na teoria da evolução das espécies, Spencer projetou esta lei natural do desenvolvimento biológico na história, identificando sociedades mais ou menos complexas de forma cumulativa. “Herbert Spencer (1820-1903) utilizou-se de ideias semelhantes às de Darwin para construir seu modelo de história. Segundo Spencer, as mudanças nas sociedades ocorriam de maneira cumulativa, com base em suas próprias condições internas, partindo do mais simples em direção ao mais complexo. A ideia de evolução social (a ‘história’) seria apenas uma das formas de uma lei universal de mudança” (livro-base, p. 75).
	
	D
	A compreensão de Spencer sobre a História foiclassificada posteriormente como base da pós-modernidade.
	
	E
	Spencer defendeu que a História seria apenas uma forma narrativa apartada da realidade empírica do passado.
Questão 5/5 - Teoria da História
Analise o fragmento a seguir: 
“Sem dúvida, conviria marcar mais de uma nuance entre as psicologias de grupos. Cournot observou isso há muito tempo: eternamente inclinados a reconstruir o mundo sobre as linhas da razão, os franceses, em sua massa, vivem suas lembranças coletivas bem menos intensamente do que os alemães, por exemplo. Sem dúvida também, as civilizações podem mudar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 41. 
A partir da leitura do fragmento acima e dos conteúdos do livro-base Teoria da História sobre as características da história, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	como disciplina acadêmica, a História concentra-se nas ações dos homens e mulheres notáveis que marcaram a trajetória humana.
	
	B
	o principal objeto de interesse da História são os governos e Estados, coletividades responsáveis pelas verdadeiras ações históricas da humanidade.
	
	C
	assim como as biografias, a História busca se concentrar em um ou outro indivíduo para contextualizá-lo no passado da vida humana.
	
	D
	a História lida exclusivamente com classes sociais e suas interações internas no desenrolar da temporalidade humana.
	
	E
	a História está interessada nos grupos humanos, seus indivíduos e instituições, desde as maiores às menores coletividades, e ainda nos indivíduos que as constituem.
Você acertou!
A História, como disciplina acadêmica, estuda as sociedades, seus grupos e indivíduos em sua trajetória temporal: “’[...] dos grupos humanos, seus indivíduos e instituições’. Isso [...] porque a história pode ter como objeto sociedades inteiras, como a civilização romana; grupos menores de indivíduos, como as leitoras da revista Nova; ou os trabalhadores do sindicato dos conferentes do porto de Paranaguá; indivíduos em especial, uma abordagem própria das biografias; além de instituições, como sindicatos, empresas, clubes de futebol etc.”. (livro-base, p. 24).

Outros materiais