Buscar

Com base no conteúdo estudado reflita e crie um texto dissertativo explicando como se caracteriza o modelo de saúde adotado no SUS comparando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base no conteúdo estudado reflita e crie um texto dissertativo explicando como se caracteriza o modelo de saúde adotado no SUS comparando-o com os 4 modelos descritos no Módulo 1.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do povo brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, por meio da Lei nº. 8.080/1990. O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde.
Segundo o modelo beverigiano nomeado em homenagem a William Beveridge. Nesse sistema, os serviços de saúde são prestados e financiados pelo governo por meio de pagamentos de impostos, assim como a força policial ou uma biblioteca pública. Muitos, mas não todos, os hospitais e clínicas são propriedades do governo; alguns médicos são funcionários do governo, mas também há médicos privados que cobram seus honorários do governo. Na Grã-Bretanha, você nunca recebe uma conta médica. Esses sistemas tendem a ter baixos custos per capita, porque o governo, como pagador único, controla o que os médicos podem fazer e o que podem cobrar.
	O modelo bismarkiano, os planos de seguro de saúde do tipo bismarckiano devem cobrir todas as pessoas e não têm lucro. Os médicos e hospitais tendem a ser privados nos países bismarckianos; o Japão tem mais hospitais privados que os EUA. Embora este seja um modelo de vários pagadores — a Alemanha tem cerca de 240 fundos diferentes — uma regulação estrita fornece ao governo uma parcela maior de influência no controle de custos que o modelo beveridgiano, com apenas um pagador.
Já o modelo seguro de saúde nacional, o pagador único tende a ter um poder de mercado considerável para negociar preços mais baixos; o sistema do Canadá, por exemplo, negociou preços tão baixos com as empresas farmacêuticas que muitos estadunidenses ignoram as farmácias nacionais e compram suas pílulas do outro lado da fronteira. Os planos de Seguro de Saúde Nacional (SSN) também controlam os custos com a limitação dos serviços médicos pelos quais pagarão ou fazendo com que os pacientes esperem para serem tratados.
O modelo de desembolso direto ,é somente os países desenvolvidos e industrializados — talvez 40 dos 200 países do mundo — estabeleceram sistemas de serviços de saúde. A maioria das nações do planeta são muito pobres e muito desorganizadas para fornecer qualquer tipo de assistência médica em massa. A regra básica nesses países é que os ricos recebem cuidados médicos; os pobres continuam doentes ou morrem.

Continue navegando