Buscar

Estudo dirigido - Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
PROF. MATHEUS MARQUES
ESTUDO DIRIGIDO DE FARMACOLOGIA BÁSICA- SEMESTRE 2018.1
UNIDADE I
QUESTÃO 1: Dois pacientes apresentaram intenso efeito sedativo ao fazerem uso do ansiolítico DIAZEPAM. Sabendo-se que o primeiro sofre de hepatite e o segundo sofre de insuficiência renal, como explicar estes efeitos potencializados?
O paciente com hepatite tem o METABOLISMO afetado, sem metabolismo o efeito da droga não é inativado, a droga não é eliminada (excretada) e seus níveis no sangue ficam concentrados, potencializando e prolongando o efeito da substancia. O paciente com insuficiência renal, não é capaz de eliminar a droga, deste modo à concentração plasmática é aumentada e o efeito da substancia é prolongado e potencializado
QUESTÃO 2: A ISONIAZIDA é uma droga que tem a capacidade de bloquear (inibir) o metabolismo de qualquer droga associada a ela. Diante disso, o que esperar do efeito anti-hipertensivo do propranolol, caso o mesmo seja tomado juntamente com a ISONIAZIDA? 
Devemos esperar um efeito prolongado e potencializado. Sem metabolismo não ocorre inativação e excreção da droga, seus níveis de concentração plasmática ficam aumentados. Com a concentração aumentada, vai ocorrer uma grave hipotensão.
QUESTÃO 3: Paciente, ao fazer uso de uma substancia entorpecente proibida, fez uso de um diurético chamado furosemida. Desta forma, qual a estratégia usada pelo paciente?
A estratégia do paciente foi excretar rapidamente a droga através da urina, certamente o paciente sabe que o diurético é um dos fatores de eliminação rápida de substancias.
QUESTÃO 4: Por que em jejum, ao consumirmos bebidas alcóolicas (substancias alcalinas), aceleramos o processo de embriaguez? 
Quando estamos em jejum e ingerimos algo, o esvaziamento gástrico ocorre rapidamente e o conteúdo chega ao intestino que possui PH alcalino. O álcool é uma substancia alcalina e quando em contato com o PH alcalino do intestino fica não ionizado semelhante à membrana plasmática, sendo rapidamente absorvido.
QUESTÃO 5: Paciente apresentou um efeito antipsicótico intenso, ao fazer uso de um antipsicótico chamado Amplictil (clorpromazina). Sabendo-se que este paciente está com níveis reduzidos de albumina, como explicar este processo?
A albumina é responsável por se ligar ao fármaco, mantendo-o inativo (enquanto estiver ligado). O paciente possui seus níveis de albumina reduzidos, logo as substancias não encontrarão albumina suficiente para se ligar e ficará em sua forma livre, indo rapidamente para o órgão alvo, gerando um efeito potencializado e curto (são rapidamente excretados).
QUESTÃO 6: Na família, pai e filho apresentam crises convulsivas. O pai faz uso de GARDENAL 100mg, o filho faz uso de GARDENAL GOTAS (40mg). Desta forma, apresente duas justificativas para que a dose da criança seja inferior à dose do pai.
A criança tem metabolismo pouco desenvolvido e sendo assim a excreção não ocorre e os níveis da droga ficam concentrados, sendo assim a dosagem da medicação deve ser inferior à dosagem administrada a um adulto. A segunda justificativa seria, quanto menor o peso da criança, menor será a dose do medicamento.
QUESTÃO 7: Como a presença do álcool pode reduzir o efeito das medicações?
O álcool aumenta o metabolismo, que aumenta a excreção, ou seja, aumenta a eliminação da droga deixando-a pouco concentrada e com efeito reduzido.
QUESTÃO 8: Como diferenciar droga de fármaco e medicamento?
DROGA: qualquer substancia capaz de fazer efeito no organismo, seja esta licita ou ilícita.
FARMACO: substancia química extraída e isolada de uma droga capaz de produzir o efeito farmacológico.
MEDICAMENTO: quando são adicionados todos os componentes ao fármaco, para que este seja administrado terapeuticamente.
QUESTÃO 9: O que esperar da biodisponibilidade da ASPIRINA, caso seja associada a uma droga que inibe o efeito de primeira passagem da mesma?
O efeito de primeira passagem gera perda da biodisponibilidade da droga, logo se o efeito de primeira passagem for inibido, devemos esperar um alto índice de biodisponibilidade, podendo este ser de aproximadamente 80 %.
QUESTÃO 10: Sabendo que o cigarro retarda o esvaziamento gástrico, o que esperar da absorção do Cetoprofeno, droga alcalina?
Com o esvaziamento gástrico retardado a substancia permanecera por muito tempo no estomago que possui PH ácido, sendo a Cetoprofeno uma substancia alcalina sofrerá ionização. Sabendo que substancia ionizada e substancia em PH diferente se eliminam melhor, devemos esperar que o CETOPROFENO seja POUCO absorvido. 
Questão 11: Como uma administração de múltiplos fármacos pode ser afetada pela ligação às proteínas plasmáticas?
Pode ocorrer interação farmacocinética, afetando a distribuição, a droga com maior afinidade ocupa a albumina através da ligação e as demais substancias ficam em sua forma livre, sendo rapidamente liberados para o órgão alvo, gerando um efeito potencializado e curto sendo rapidamente excretadas pela urina perdendo seu efeito.
Questão 12: Como diferenciar tolerância e intolerância medicamentosa ?
TOLERANCIA MEDICAMENTOSA: perda GRADATIVA do efeito farmacológico, provocada pela exposição contínua a uma mesma droga. 
Mecanismo: Aumento do metabolismo hepático e perda qualitativa dos receptores.
Solução: Aumentar a dose, associar ou trocar.
INTOLERANCIA MEDICAMENTOSA: aumento exagerado do efeito farmacológico que ocorre após um período de abstinência de um fármaco.
Mecanismo: Aumento da sensibilidade dos receptores.
Solução: reduzir a dose
Questão 13: Como deve ser as características de uma droga que sejam suficientes para atravessar as barreiras hematoplacentária e hematoencefálica? O que pode ocasionar nestes casos?
Fármacos LIPOSSOLUVEIS, NÃO IONOZADOS e APOLARES conseguem atravessar as duas barreiras.
O fármaco atravessando a barreira hematoencefálica pode ocasionar vício de dependência, alteração do sono, libido, humor e do reflexo.
O fármaco atravessando a barreira hematoplacentária pode ocasionar anomalias no feto e retardo no trabalho de parto.
Questão 14: O que se entende por taquifilaxia, idiossincrasia e hipersensibilidade?
TAQUIFILAXIA: perda ABRUPTA do efeito farmacológico.
IDIOSSINCRASIA: reação adversa INESPERADA que não está na bula. 
HIPERSENSSIBILIDADE: reação imunológica (alérgica), que resulta na liberação de histamina.
Questão 15: Qual o principal objetivo da determinação da meia vida das drogas?
O principal objetivo da meia vida é controlar e determinar a posologia, ou seja determinar o modo de uso, o tempo de uma dosagem para a outra e qual quantidade deve ser usada para que ocorra efeito do fármaco.

Continue navegando