Buscar

Aparelho Reprodutor Feminino - Exercicio

Prévia do material em texto

Aparelho Reprodutor Feminino
 ANDRESSA ALÉXIA DIAS COSTA
Onde é produzido prostaglandina 2α (PGF2α) e qual a sua relação com a ovulação?
PGF2α é uma prostaglandina de ocorrência natural usada na medicina para induzir o parto e como um abortivo. É produzido pelo útero quando estimulado pela ocitocina, caso não tenha havido implante durante a fase lútea. Atua no corpo lúteo para causar luteólise (degradação estrutural e funcional do corpo lúteo) formando um corpo albicans e interrompendo a produção de progesterona.
Quais as estruturas funcionais dos ovários, os hormônios que produzem e sua função:
Cada um dos dois ovários fica suspenso sob a franja das tubas uterinas. Os ovários liberam os ovócitos em intervalos mensais, durante o período reprodutivo. São os ovários também, que produzem os hormônios sexuais femininos, o estrogênio e a progesterona.
As partes principais do ovário são:
	O estroma ovariano, que é o tecido conjuntivo que forma a maior parte desse órgão. O gameta feminino e as células secretoras dos hormônios se formam no estroma.
Os folículos ovarianos são encontrados em cada um dos ovários e contêm um ovócito cercado por células foliculares epitelioides. Através de etapas progressivas de desenvolvimento dos folículos, o ovócito será liberado, de mês em mês, no processo de ovulação.
 O corpo lúteo, que é um órgão secretor de hormônio, é formado após um folículo maduro ter liberado o ovócito. As células foliculares se modificam para formar esse órgão. Caso não ocorra a fecundação, o corpo lúteo é degenerado e invadido por tecido fibroso, criando-se um corpo albicans (cicatriz de tecido conjuntivo denso), que será reabsorvido em pouco tempo. 
Caso não ocorra a fecundação, o corpo lúteo é degenerado e invadido por tecido fibroso, criando-se um corpo albicans, que será reabsorvido em pouco tempo.
Estrogênio e progesterona: esses hormônios são responsáveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo controle das alterações no ciclo mensal. O estrogênio é formado por um conjunto de hormônios: estradiol, estriol e estrona. A função do estrogênio é induzir a proliferação de células em várias partes do corpo, por exemplo, as células musculares lisas do útero, o que promove o aumento do tamanho desse órgão. Além do aumento do tamanho da vagina, desenvolvimento dos lábios na genitália feminina, crescimento de pelos, aumento da largura da pélvis, etc.
Comente sobre a proteína trofoblástica produzida pela placenta no início da gestação
A principal função dessa proteína é manter o corpo lúteo em plena atividade, evitando a luteólise (degradação estrutural e funcional do corpo lúteo).
O interferon-tau (IFNT) produzido pelo concepto age via parácrina no útero inibindo a expressão dos receptores de estrógenos (ESR1) e de ocitocina (OXTR) no epitélio luminal do endométrio, evitando, assim, a liberação de pulsos luteolíticos de prostaglandina F2 alfa (PGF2), hormônio responsável pelo início da luteólise.
Comente sobre os tipos de úteros nas espécies domesticas e como pode influenciar na gestação
.O útero das espécies domésticas é do tipo bi-cornual, portanto, é formado por dois cornos, um corpo e uma cérvix. Os cornos uterinos é o local onde ocorre a gestação.
Éguas: é retilíneo e afastado lateralmente.
Ruminantes: tem a forma de um gancho com seu ápice voltado caudalmente
Cadelas: é retilíneo, porém, bastante comprido.
Porcas: é comprido e sinuoso.
O FSH e LH são hormônios que podem atuar em conjunto nos eventos reprodutivos. Comente resumidamente sobre a função deles no sistema reprodutor feminino:
Hormônio folículo estimulante (FSH): Hormônio folículo estimulante (FSH): esse hormônio faz com que alguns folículos primários
do ovário cresçam a cada mês, estimulando a rápida proliferação das células foliculares que circundam o ovócito primário. O estrogênio passa então a ser secretado por essas células. As duas funções do FSH são: 1. Induzir a proliferação das células foliculares e 2. Despertar sua atividade secretora.
Hormônio luteinizante (LH): esse hormônio aumenta a secreção das células foliculares, fazendo o folículo crescer até que ocorra a ovulação. Após a ovulação, o LH deixa as células foliculares intumescidas e com aparência gordurosa, passando a ser chamadas de células de luteína, que posteriormente se transformarão no corpo lúteo. O corpo lúteo ainda secreta estrogênio, e passa a secretar também a progesterona.

Continue navegando