Buscar

Teoria de Aprendizagem Comportamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria de Aprendizagem Comportamental
Para os comportamentalistas a aprendizagem é refletida através do comportamento e se desenvolve por meio de estímulos e respostas. A fonte do conhecimento humano lhe é externa, ou seja, ela é adquirida através dos sentidos e das experiências. Dessa maneira, a aprendizagem é vista como 
“uma modificação do comportamento provocada pelo agente que ensina, pela utilização adequada dos estímulos reforçadores, sobre o sujeito que aprende”. (MOURA, AZEVEDO, MEHLECKE, 2002, p. 3).
Portanto, a figura do professor aparece em destaque, semelhante a abordagem tradicional, pois é este quem ensina, ele possui o saber e o transmite aos seus alunos, reforçando os comportamentos desejados para que haja aprendizagem. O aluno se mostra mais passivo e está sujeito aos métodos, aos estímulos e reforços advindos do ambiente. Portanto as situações de aprendizagem são calculadas para que os alunos aprendam o que foi predeterminado, nem mais, nem menos. Desse planejamento de ensino vem o sucesso do processo de aprendizagem. 
Uma referencia nítida desse metedo Comportamental mostrada no livro ‘’Pinóquio ás Avessas’’ é
‘’...No dia seguinte havia aula de desenho. A professora lhe deu um caderno para pintar. Tinha dois elefantes, Felipe pintou um de cor-de-rosa e outro de verde. A professora chamou o menino e disse que elefante não eram cor-de-rosa nem verdes. Ele deveria pintar os elefantes da cor que eles eram. Felipe obedeceu. Passou a pintar os elefantes e todas as outras coisas do jeito que eram...’’ (Alves R, 2005, p. 16)
Neste trecho fica claro a professora de Felipe, condicionando ele a colorir correto os elefantes de acordo com suas cores real, no caso de verdade. E assim, Felipe passou a pintar certo todas as outras coisas, sendo usado pela professora a pedagogia diretiva.

Continue navegando