Buscar

Atividade Avaliativa 1 - Comunicação Empresarial Geral - 4º Semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa 1 - Comunicação Empresarial Geral - 4º Semestre
1 - Para Thayer (1973), a compreensão do fenômeno da comunicação organizacional exige primeiramente a verificação de orientações específicas. Primeiramente, ele afirma que a comunicação se estabelece sempre num contexto organizado, ou seja, a condição suficiente para a ocorrência da comunicação é algum modelo ou plano articulado no sistema psicológico do indivíduo (nível intrapessoal), das relações entre algum aspecto dos objetos, pessoas ou ideias do seu mundo, com o qual está disposto a tratar (nível interpessoal). Ainda de acordo com o autor (THAYER apud KUNCH, 2009) a comunicação organizacional e a interação entre ela e seu meio ambiente definem as condições para a existência e a direção deste tipo de comunicação. Assim, conforme Kunch (2003, p. 103) a função estratégica da comunicação organizacional tem por objetivo “abrir os canais de comunicação entre a organização e seus públicos, em busca de confiança mútua, construindo a credibilidade e valorizando a dimensão social da organização, enfatizando sua missão e seus propósitos e princípios”.
Frente a este contexto, pode-se identificar como exemplo da comunicação organizacional:
Escolha uma:
a.
O contexto operacional, sendo que faz a comunicação com o mercado de trabalho.
b. A comunicação externa, pois atinge o público externo à empresa o que facilita a comunicação organizacional de uma forma mais próspera, e não valoriza a comunicação interna, que atinge apenas aos funcionários da empresa.
c. A comunicação do discurso direto e nunca interno na empresa.
d. A Comunicação Empresarial e Relações públicas se for pensada por meio do viés da comunicação interna da empresa que se liga ao jornalismo empresarial. 
e. A comunicação por meio do discurso externo à empresa.
2 - Texto da questão
Os fluxos da comunicação empresarial mais comuns são: descendente, ascendente, horizontal e transversal. O fluxo de comunicação chamado de descendente ou vertical corresponde à transmissão de informações da cúpula diretiva de uma organização aos seus subalternos, em outras palavras, é a comunicação de cima para baixo. Segundo Terciotti e Macarenco (2009, p. 47), a comunicação para baixo ocorre quando informações e mensagens são enviadas dos níveis hierárquicos superiores para os níveis hierárquicos inferiores da empresa, formando a modalidade dominante nas empresas mais burocratizadas, caracterizadas por um modelo de gestão autocrática.
Com base nas informações acima, pode-se considerar uma forma de comunicação descendente:
Escolha uma:
a. Eventos promovidos pela empresa sejam eles culturais, esportivos, comemorativos ou de lançamento de produtos para os chefes desta.
b. Palestras e treinamentos organizados e ministrados pelos níveis dos níveis hierárquicos superiores. 
c. Uma gestão participativa e integrada, criando condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir.
d. Reuniões de discussão realizadas entre chefes de diferentes setores da empresa.
e.
E-mails enviados aos superiores ou à ouvidoria.
3 - Texto da questão
Para Kunsch (2003, p. 74), “barreiras são os problemas que interferem na comunicação e a dificultam. São ruídos que prejudicam a eficácia comunicativa.”. Existem vários tipos de barreiras, tais como: barreiras pessoais, barreiras administrativas, excesso de informação, informações incompletas.As barreiras administrativas decorrem das formas como as organizações processam e transmitem suas informações.
As barreiras administrativas se caracterizam por fatores, como por exemplo:
Escolha uma:
a. Todos sabemos que as organizações são formadas por pessoas. Esses atores da estrutura organizacional, caracterizada pela heterogeneidade,podem facilitar ou dificultar o processo de comunicação na empresa.
b. A pouca quantidade de informação ou ausência provoca uma grande barreira administrativa, já que as organizações necessitam de muitas informações para operar com eficácia.
c. Relações de poder, isto é, o status e a autoridade influenciam de modo significativo o comportamento das pessoas nas organizações. Isso faz com que a maneira de escutar e reagir a uma comunicação seja diferente conforme o status do emissor. 
d. A credibilidade da fonte não é um fator determinante para criar uma barreira, pois a comunicação ocorre independente da função do emissor.
e. A linguagem viabiliza a comunicação quando os interlocutores pertencem ao mesmo nível hierárquico, mas torna-se uma barreira se o emissor for um superior.
4 - Texto da questão
Os veículos de comunicação são as ferramentas usadas na comunicação empresarial para levar a mensagem até o público alvo, eles devem ser acessíveis atingindo a todos os funcionários. Veículo de comunicação empresarial, são essenciais e devem despertar o interesse de seu público-alvo. Assim, o jornalismo empresarial deve seguir regras do jornalismo clássico como periodicidade, texto jornalístico, princípios de diagramação, entre outros. O material veiculado deve interessar a seus públicos e cumprir sua função na estratégia da gestão. Conforme Del Gaudio e Lemos (2003), as matérias devem ser breves, para garantir a atenção. As autoras (DEL GAUDIO; LEMOS, 2003, p. 263) se referem especialmente às publicações voltadas aos empregados. Deste modo, as autoras afirmam que as publicações empresariais devem trazer orações claras, períodos curtos, linguagem simples e coloquial. “O vocabulário deve se restringir a palavras de fácil compreensão, o que inclui termos técnicos familiares ao público de cada veículo”
Diversos são os veículos à disposição da comunicação empresarial, marque a resposta correta em relação aos veículos impressos, suas características, objetivos e estratégias clássicas para sua utilização.
Escolha uma:
a. Boletim é um veículo classificado como sendo apenas da área administrativa da empresa, apresenta muitas páginas, é um texto informativo longo e a linguagem é rebuscada, destinado a circulação interna ou a divulgação pública.
b. O manual é um veículo que normalmente acompanha um produto. Este veículo deve apresentar linguagem formal, subjetiva e rebuscada de forma a auxiliar a compreensão de quem montará o produto.
c. O jornal é um veículo que tem apenas um objetivo específico que é passa informações exclusivas. Este meio não noticia resultados de pesquisas mercadológicas ou sobre lazer. A linguagem do jornal é objetiva e as informações sempre curtas e resumidas, sem maiores detalhes.
d. Uma revista é um veículo de publicação impressa que é editada periodicamente (em geral, semanal ou mensalmente). Ela não é sofisticada, e também não apresenta apoio visual.
e. Houseorgan é um veículo empresarial que geralmente é desenvolvido para noticiar os fatos e as realizações da empresa e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina. Ele depende fundamentalmente da quantidade de informações que a empresa desenvolve sobre ela mesma e do público a quem se refere, podendo assumir o formato de um boletim, de um jornal ou de uma revista.

Outros materiais