Buscar

Pedagogia Empresarial - ELETIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Pedagogia Empresarial - ELETIVA
Atente para a seguinte afirmação:
“Em um mundo onde novas tecnologias surgem a cada momento e a vida acontece em ritmo acelerado, o novo acaba fazendo parte do cotidiano do homem, portanto, é normal que cada indivíduo perca rapidamente o interesse pelas coisas, sejam elas objetos ou temas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRANJEIA, Priscila Rodrigues. Motivação no ambiente organizacional. <https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1111391388.pdf>. Acesso em 12 out. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base Pedagogo na empresa: Uma contribuição para a formação contínua do trabalhador, é correto afirmar que o que move uma pessoa ou a põe em ação é:
Nota: 20.0
	A	O sedentarismo
	B	O hábito
	C	A cultura
	D	A motivação
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra d). A “motivação é aquilo que move uma pessoa, o que a põe em ação ou o que a faz mudar o curso” (texto-base, p. 27).
	E	A insatisfação com a vida
Questão 2/5 - Pedagogia Empresarial - ELETIVA
Atente para o seguinte segmento de texto:
“Os impactos decorrentes da adoção e da difusão das chamadas tecnologias da informação (TI) se fizeram presentes em quase todos os setores da economia e da sociedade, nos últimos 30 anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, Marco Aurélio Alves de. Tecnologia da informação e produtividade na indústria brasileira. <http://www.scielo.br/pdf/rae/v49n1/v49n1a09.pdf>. Acesso em 11 out. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base Pedagogo na Empresa: Uma Contribuição para a formação contínua do trabalhador sobre a sociedade do conhecimento, é correto afirmar que a sociedade na qual a inovação tecnológica é um fator importante para a produtividade é a:
Nota: 20.0
	A	Sociedade limitada e incapacitada quanto à competitividade.
	B	Sociedade simples e inacessível ao mercado de trabalho.
	C	Sociedade anônima e totalmente secreta.
	D	Sociedade do conhecimento com foco na produtividade.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra d). “A sociedade do conhecimento é compreendida como aquela na qual o conhecimento é a principal estratégia de riqueza e poder para as organizações. Nesta sociedade, a inovação tecnológica é um fator importante para a produtividade” (texto-base, p. 20).
	E	Sociedade cooperativa e lucrativa.
Questão 3/5 - Pedagogia Empresarial - ELETIVA
Leia o seguinte fragmento de texto:
“No Brasil, as empresas registram crescentes iniciativas de implantação de universidade corporativa, acompanhadas de crescente produção acadêmica sobre o assunto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRANDÃO, Giselle Reis. Gestão de pessoas e as universidades corporativas: Dois lados da mesma moeda? <http://www.scielo.br/pdf/rae/v46n2/v46n2a03.pdf>. Acesso em 05 out. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação Corporativa no Brasil: Da prática à teoria, é correto afirmar que os elementos qualitativos conceituais predominantes na constituição de um sistema de Educação Corporativa bem-sucedido dizem respeito:
Nota: 20.0
	A	À parceria baseada em vantagens.
	B	À cidadania baseada em competitividade.
	C	À conectividade baseada em lucro.
	D	Aos princípios filosóficos que baseiam as ações.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra d). “Princípios são as bases filosóficas e os fundamentos que norteiam uma ação, ou seja, são os elementos qualitativos conceituais predominantes na constituição de um Sistema de Educação Corporativa bem-sucedido” (texto-base, p. 7).
	E	À competitividade baseada na lucratividade exacerbada.
Questão 4/5 - Pedagogia Empresarial - ELETIVA
Leia atentamente o seguinte fragmento de texto:
“A proporção candidato/vaga tem crescido substancialmente, reafirmando a condição de que poucos conseguem preencher os requisitos exigidos pelo mercado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONDIM, Sônia Maria Guedes. Perfil profissional e mercado de trabalho: Relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a11v07n2.pdf>. Acesso em 11 out. 2018.
O mercado de trabalho hoje é mais exigente com seus funcionários do que era anos atrás. A esse respeito, tendo em vista os conteúdos do texto-base Pedagogo na empresa: Uma contribuição para a formação contínua do trabalhador, assinale a alternativa que apresenta uma das maiores exigências do mercado atual em relação aos seus funcionários:
Nota: 20.0
	A	Formação continuada e valorização de seus colaboradores.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra a). “Para melhor capacitar seus trabalhadores e mantê-los atualizados frente ao mundo globalizado, as empresas passaram a utilizar ambientes corporativos de forma a oferecer uma formação continuada aos seus colaboradores, mesmo que com o objetivo único de lucro” (texto-base, p. 20).
	B	Corte de cabelo e aparência impecáveis já que estamos em uma sociedade que valoriza mais a estética do que a eficiência.
	C	Uso de uniforme para impor regras e comportamentos de competitividade entre os funcionários.
	D	Treinamento focado na personalização individual e desvinculado de corporativismo empresarial.
	E	Boa aparência e, acima de tudo, competitividade de forma não colaborativa entre os colegas de trabalho.
Questão 5/5 - Pedagogia Empresarial - ELETIVA
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Alguns autores da economia clássica já vinham pensando sobre estratégias de organização e controle do trabalho, mas foi Frederick Winslow Taylor quem, nas últimas décadas do século XIX, desenvolveu a ideia de gerência científica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: EIBEIRO, Andressa de Freitas. Taylorismo, fordismo e toyotismo. <https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/viewFile/26678/pdf>. Acesso em 05 out. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação corporativa no Brasil: Da prática à teoria sobre gestão empresarial, é correto afirmar que a mudança de paradigma responsável por gerar um forte impacto no comportamento das organizações diz respeito à passagem da gestão...
Nota: 0.0
	A	taylorista/fordista para a gestão igualitária.
	B	taylorista/fordista para a gestão flexível.
Comentário: A alternativa correta é a letra b). “A troca de paradigma na gestão de empresas, a passagem da administração taylorista/fordista para a gestão flexível, gerou um forte impacto no comportamento das empresas” (texto-base, p. 2).
	C	fordista/toyotismo para a gestão hierarquizada.
	D	
toyotismo/taylorista para a gestão facilitada.
	E	fordista/taylorista para a gestão cooperativista

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais