Buscar

Análise da vantagem competitiva e estrategia core competence e mudança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Segundo o modelo de Porter, temos cinco forças atuando em uma indústria. São elas: 
I. ameaça de produtos substitutos;
II. novos entrantes;
III. poder de negociação dos clientes;
IV. poder de negociação dos fornecedores;
V. rivalidade entre empresas existentes.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.
Você acertou!
A resposta refere-se a segundo parágrafo do tema 01 da rota 01.
Questão 2/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Segundo Porter, três decisões estratégicas podem ocorrer em uma indústria. Analise as proposições abaixo:
I. integração vertical;
II. grande expansão da capacidade;
III. entrada;
IV. saída.
Assinale a alternativa que contém as três decisões estratégicas de Porter:
Nota: 20.0
	
	A
	Você acertou!
A resposta refere-se ao primeiro parágrafo do tema 04 da rota 01.
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	
Questão 3/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado nos estudos realizados, e reportando-se aos fundamentos pertinente aos valores organizacionais escolha, leia as asserções abaixo indicadas e, em seguida, indique dentre as alternativas apresentadas a única correta:
Asserção A-) Os valores organizacionais constituem de um conjunto de crenças e atitudes que imprimem à organização uma personalidade e determinam um padrão de comportamento a ser adotado em todos os níveis de suas operações, sejam elas no âmbito administrativo, ou operacional, ou financeiro, ou de suas relações com seus diversos stakeholders)
Asserção B-)  Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.
Asserção C-) Os princípios de conduta pessoal dos colaboradores, sejam eles da alta administração, ou das áreas de gestão, ou das esferas operacionais, devem sempre ser executadas preferencialmente em detrimento aos princípios organizacionais; assim se evitarão os erros cometidos individualmente e o estabelecimento da “miopia” organizacional.
Nota: 20.0
	
	A
	a asserção A é a única correta
	
	B
	a asserção B é a única correta
	
	C
	a asserção C é a única correta
	
	D
	as asserções A e B são as únicas corretas
Você acertou!
Os valores organizacionais constituem de um conjunto de crenças e atitudes que imprimem à organização uma personalidade e determinam um padrão de comportamento a ser adotado em todos os níveis de suas operações, sejam elas no âmbito administrativo, ou operacional, ou financeiro, ou de suas relações com seus diversos stakeholders.
            E deve-se lembrar, e reafirmar, não existe “meio ético” ou “mais ou menos moral”.
            O autor Vieira, em artigo publicado no site Administradores.com, nos ensina que:
Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.
	
	E
	
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito da missão empresarial, é correto afirmar:  
Nota: 20.0
	
	A
	Elabora novas ferramentas a serem utilizadas no processo para eliminar definitivamente as atualmente existentes
	
	B
	Aprimorar o organograma da organização em substituição ao fluxograma;
	
	C
	Eliminar barreiras dos clientes em função dos preços das mercadorias a serem vendidas e garantir resultados.
	
	D
	Funciona como o propósito de orientador as atividades da organização, aglutinando esforços dos membros, clarificando e comunicando objetivos e a estratégia organizacional.
Você acertou!
O autor CHIAVENATO (2005 p.63) segundo o qual:
A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lembrete periódico a fim de que os funcionários saibam para onde e como conduzir o negócio
	
	E
	
Questão 5/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens e serviços (a um custo aceitável) que os clientes percebam como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles;
Você acertou!
A resposta refere-se ao terceiro parágrafo do tema 03 da rota 01.
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	
Questão 1/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Considerando a melhoria de processos internos, quais alternativas representam possíveis objetivos de melhoria de processos internos em uma organização:
Nota: 20.0
	
	A
	Aumento da eficiência operacional;
	
	B
	Melhoria de fluxos;
	
	C
	Eficiência na comunicação;
	
	D
	Rapidez na execução;
	
	E
	Todas as alternativas 
Você acertou!
Alternativa correta: E
 
As alternativas de A, B, C, D e E estão corretas, de acordo com o texto do segundo parágrafo do tema 4 da rota 3.
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito das estratégias de prolongamento do ciclo de vida do produto, leia as asserções abaixo descritas e indique, dentre as alternativas apresentadas, qual é a única opção correta.
Segundo o autor Marcos Cobra (1992) dentre os objetivos das ações visando proporcionar o prolongamento do ciclo de vida de um produto, tem-se:  
(I) Promover o uso mais frequente do produto entre consumidores habituais; o obsoletismo das meias de náilon, por exemplo, por desfiar muito facilmente ou por novos modelos surgidos, leva as mulheres ao consumo prolongado e repetitivo do produto;
(II) Desenvolver um uso mais variado do produto entre consumidores habituais; citamos atrás o uso dos fornos de micro ondas, ou mesmo o exemplo da mortadela acima;
(III) Criar novos utilizadores do produto pela expansão do mercado; o autor exemplifica o caso da Johnson & Johnson cuja linha de xampus infantis passou a Ter apelo publicitário e mercado também para adultos, com o slogan “o que é bom para as crianças, e bom também para os adultos “citamos novamente o caso das mortadelas Ceratti que acima narramos e suas variações com diversos padrões de sabor;
(IV) Descobrir novos usos para o produto através de identificação de novas satisfações que o produto pode gerar no consumidor; o autor cita exemplo dos relógios de pulso, que já contém, alarme, calculadoras, jogos, mini - rádios e até mini - televisões. Os telefones celulares são outro exemplo; com eles já é possível acessar Internet, ou tê-lo funcionando como pager, etc.
 
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	As asserções I e II estão corretas e as III e IV estão incorretas
	
	B
	As asserções I, II e IV estão corretas e a asserção III está incorreta
	
	C
	As asserções II, III estão corretas e as asserções I e IV estão incorretas
	
	D
	Todas as asserções estão corretas
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois apresentam os objetivos segundo o autor Marcos Cobra (1992).
	
	E
	
Questão 3/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Em relação à perspectiva financeira nos processos de estratégicos organizacionais, conforme descreveram Kaplan e Norton (1997) podemos afirmar corretamente que:
Nota: 20.0
	
	A
	Toda organização focada no mercado tem, como principal objetivo, o lucro financeiro. Contudo, nem sempre uma operação gera lucro ou ganhos imediatos.
Você acertou!
Alternativa correta: A
A resposta correta está na primeira frase do texto do tema 2 -Perspectiva financeira.
	
	B
	A perspectiva
financeira é irrelevante em organizações não governamentais
	
	C
	A perspectiva financeira é aquela que atende exclusivamente bancos, operadores de crédito e casas de câmbio.
	
	D
	Estratégias financeiras destinam-se exclusivamente ao aumento da receita organizacional.
 
	
	E
	
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	Você acertou!
Esse produto é uma “vaca leiteira”, pois produtos caracterizados dessa forma são aqueles que possuem baixo crescimento de mercado, porém a sua participação é alta. Rota da aula 03.
Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito da análise da matriz GE é correto afirmar a respeito dos quadrantes estabelecidos na matriz:
Nota: 20.0
	
	A
	em relação ao investimento Seguro e Crescimento - Caso as unidades de negócio estejam presentes no canto superior direito desta matriz (espaço verde) significa que devemos priorizar essas unidades de negócio e investir nas mesmas com o objetivo de as fazer crescer ao máximo possível. Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde).
	
	B
	em relação ao Investimento Seletivo/Cauteloso - Neste caso, as unidades encontram-se na zona amarela da matriz, ou seja, existe um risco inerente moderado quanto ao sucesso destes negócios. Desta forma a empresa deverá colher o máximo de benefícios restantes do negócio tendo em vista o desinvestimento do mesmo.
	
	C
	em relação a Zona de Perigo – Colher e/ou Desinvestimentos - Tal como o título indica, estamos perante uma situação em que nem as unidades de negócio nem o mercado em questão têm qualquer tipo de sucesso (zona vermelha). Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde)
	
	D
	em relação à zona de perigo - Neste caso, as unidades encontram-se na zona amarela da matriz, ou seja, existe um risco inerente moderado quanto ao sucesso destes negócios. Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde).
	
	E
	Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois a respeito destes quadrantes, o editorial do mesmo site da fonte da figura apresentada, ensina que: (1) Investimento Seguro e Crescimento: Caso as unidades de negócio estejam presentes no canto superior direito desta matriz (espaço verde) significa que devemos priorizar essas unidades de negócio e investir nas mesmas com o objetivo de as fazer crescer ao máximo possível. (2) Investimento Seletivo/Cauteloso: Neste caso, as unidades encontram-se na zona amarela da matriz, ou seja, existe um risco inerente moderado quanto ao sucesso destes negócios. Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde). (3) Zona de Perigo – Colher e/ou Desinvestimento: Tal como o título indica, estamos perante uma situação em que nem as unidades de negócio nem o mercado em questão têm qualquer tipo de sucesso (zona vermelha). Desta forma a empresa deverá colher o máximo de benefícios restantes do negócio tendo em vista o desinvestimento do mesmo.
Questão 1/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
A Santos & Santos Ltda é uma indústria de velas que atua na região de São Paulo produzindo uma grande linha produtos derivados de parafina, mas especialmente velas. Ela ocupa um barracão de 150 metros quadrados e tem 15 funcionários incluindo a produção e o pessoal administrativo. Em sua visão estratégica, a diretoria estabeleceu que essa indústria seria a maior empresa de velas do Brasil em um prazo de três anos. Durante uma reunião de feedback com consultores, após a implantação de um programa estratégico baseado no BSC, foram repassados relatórios que comunicavam a seguinte situação:
 
	Não está havendo esforço para o atingimento das metas estratégicas 
	As pessoas alegam ser impossível atingir os objetivos 
	As pessoas não veem relação entre seus trabalhos e o objetivo principal da empresa 
Do ponto de vista do gerenciamento da estratégia, pode-se afirmar corretamente que a causa provável desse processo é:
Nota: 20.0
	
	A
	Ausência de feedback;
	
	B
	Alocação inadequada de recursos;
	
	C
	Falta de ligação entre os objetivos organizacionais e objetivos operacionais;
	
	D
	Visão estratégica não exequível;
Você acertou!
Resposta correta: D
Esse tema é discutido no subtema “Visão estratégica não exequíveis”.  Segundo parágrafo do tema 2 da rota 4.
 A visão estratégica precisa ser coerente, clara e ser bem comunicada de modo que possa fazer sentido para que as pessoas acreditem no que estão fazendo em consigam estabelecer ligação entre os seus trabalhos e o objetivo da organização. O estabelecimento de metas irreais poder fazer com que as pessoas se desmotivem antes mesmo de tentar atingi-las. Quando a visão estratégica não faz sentido, ou é irreal, o resultado provável é o não comprometimento das pessoas.
	
	E
	
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Uma empresa que pretende se diferenciar no mercado deve se conhecer bem, conhecer seus concorrentes, e por fim, conhecer o mercado em que atua. A matriz SWOT é uma ferramenta de análise e obtenção de diagnostico estratégico, e que vem a ser uma forma de integrar os aspectos obtidos nas análises dos ambientes internos e externos da organização e que que identificam. Por exemplo, ao realizar uma análise de SWOT, a uma empresa pode chegar à conclusão de que deve seguir a política de ação ofensiva.
Nesse caso, os fatores de maior destaque na análise foram:
Nota: 20.0
	
	A
	Ponto forte e Ameaça.
	
	B
	Ponto fraco e Ameaça.
	
	C
	Ameaça e Oportunidade.
	
	D
	Ponto forte e Oportunidade.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois (i) ponto forte + oportunidade (política de ação ofensiva) temos uma situação propicia para desenvolvimento, assim, a intenção é agir, ser mais ofensivo; (ii) ponto fraco + oportunidade (política de crescimento estrutural) temos uma situação que bem trabalhada pode se transformar em crescimento, por exemplo, de mercado; (iii) ponto forte + ameaça (política de ação defensiva) temos uma situação onde a empresa possui meios para se manter competitiva (manutenção), e tentar se proteger das ameaças; e a pior situação (iv) ponto fraco + ameaça (política de saída ou desativação) temos uma situação que a empresa estará lutando para a sua sobrevivência (mudança organizacional).
	
	E
	
Questão 3/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Considerando as possiblidades de aplicação do Balanced Scorecard, podemos afirmar corretamente que:
Nota: 20.0
	
	A
	A implantação de um BSC deve necessariamente começar com uma análise de marketing
	
	B
	O BSC destina-se exclusivamente a grandes corporações divisionadas
	
	C
	O BSC é destinado exclusivamente à pequenas organizações;
	
	D
	O BSC poderá abranger tanto uma unidade de negócio, quanto à organização com um todo;
Você acertou!
Resposta correta: D
Resposta no 3º parágrafo da rota 4
 
Como consta na rota:
 
A implantação de um BSC poderá se dar em nível corporativo, abrangendo toda a organização ou se limitar à uma ou mais unidades de negócio. No primeiro caso, poderá ser algo bastante complexo em grandes corporações diversificadas. A construção do primeiro BSC funcionará melhor quando aplicada à uma unidade estratégica de negócio quando se tratar de uma grande e complexa corporação.
As demais alternativas estão incorretas.
	
	E
	O BSC é uma ferramenta de controle de RH
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Uma empresa que pretende se diferenciar no mercado deve se conhecer bem, conhecer seus concorrentes, e por fim, conhecer o mercado em que atua. A matriz SWOT é uma ferramenta de análise e obtenção de diagnostico estratégico, e que vem a ser uma forma de integrar os aspectos obtidos nas análises dos ambientes internos e externos da organização e que que identificam. Por exemplo, ao realizar uma análise de SWOT, a uma empresa pode chegar à conclusão de que deve seguir uma estratégia de internacionalização.
Nesse caso, essa é uma situação característica de:
Nota: 20.0
	
	A
	Manutenção.
	
	B
	Crescimento.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois (i) Manutenção é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e ameaças; (ii) Crescimento é quando a empresa tem predominância de pontos fracos e oportunidades; (iii) Sobrevivência e Mudança organizacional é quando a empresa tem predominância de pontos fracos e ameaças; e (iv) Desenvolvimento é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e oportunidades.
	
	C
	Sobrevivência.
	
	D
	Desenvolvimento.
	
	E
	
Questão 5/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Contundo, antes de implantar um BSC é necessário que haja a definição de algumas questões básicas como, missão, visão, valores e o diagnóstico do ambiente externo e interno da organização. Isso ocorre por que:
Nota: 20.0
	
	A
	Antes de estabelecer metas ou acompanhar o desempenho de áreas específicas, é necessário determinar a meta organizacional e se posicionar diante das variáveis ambientais;
Você acertou!
Resposta correta: A
 
Conforme consta no segundo parágrafo do tema 1 da rota 4.
 
	
	B
	Basta traçar objetivos que estes automaticamente serão alcançados pelo engajamento dos funcionários, mas antes é preciso que os valores estejam bem sedimentados;
	
	C
	Com pouco esforço é possível atingir níveis excepcionais de desempenha organizacional se tivermos certeza que os indicadores possuem qualidade;
	
	D
	Não basta um bom bsc, é necessário que a organização tenha uma atuação política, social, ambiental e humanitária diante das crises econômicas mundiais;
	
	E
	Se destina à verificação de acertos e erros durante o processo facilitando o aprendizado e as ações que favoreçam novas iniciativas mais eficientes e eficazes.
 
Questão 1/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Leia o fragmento de texto a seguir:
As pessoas deixam de serem apenas recursos e passam a ser vistas como seres vivos, com sentimentos, inteligência e aspirações, e, cada vez mais, se voltam para o desenvolvimento de suas competências. Um sistema de gestão de pessoas deve, portanto, ter como objetivo desenvolver e estimular as competências individuais necessárias para que as estratégias organizacionais se viabilizem.
Fonte: file:///C:/Users/Ademir/Downloads/22432-74216-1-PB%20(1).pdf acesso em 10/10/2015 as 19h49min
Diante do exposto assinale com V(verdadeiro) e F(falso) em relação às afirmações abaixo:
(   ) Competências Essenciais e Básicas devem ser definidas e promovidas em sua plenitude pela área de Gestão de Pessoas;
(  ) Competências individuais estão vinculadas ao conceito de CHA, Conhecimento, Habilidade e Atitude;
(   ) As competências individuais não necessariamente colaboram para o alcance da Core Competence.
(   ) Sem o envolvimento dos colaboradores para se alcançar a plenitude das Core Competences nenhuma empresa consegue ter sucesso em seu planejamento estratégico.
(   ) As estratégias organizacionais devem ser alcançadas somente por meio das Core Competences, as competências individuais só se relacionam ao desenvolvimento da carreira do colaborador dentro da empresa.
 
Assinale abaixo, a sequencia correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, V, V, F.
	
	B
	V, V, F, V, V.
	
	C
	F, V, F, V, F.
Você acertou!
	A área de Gestão de Pessoas participa ativamente na definição e promoção das competências, porém, não é de sua responsabilidade exclusiva, e sim de todas as áreas e gestores da empresa.
	As competências individuais estão de fato vinculadas ao conceito de CHA.
	As core compenteces são resultados também das competências individuais, uma não existe sem a outra.
	Claro q a participação e envolvimento de todos possibilita o alcance do que foi planejado.
	Há sim um forte vinculo entre ambas, as competências individuais se liga à carreira do profissional, mas não só, se vincula também as core competences.
	
	D
	F, V, V, V, F.
	
	E
	
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Para definir sua estratégia, com base em suas core competences, uma empresa realiza uma análise da matriz de Ansoff e chega à conclusão de que deve seguir a estratégia de diversificação.
Nesse caso, a estratégia é de:
Nota: 20.0
	
	A
	Ofertar um novo produto em um novo mercado.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois (i) penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente; (ii) Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo; (iii) Desenvolvimento de mercado é a utilização de produto existe em mercado novo; e (iv) Desenvolvimento de produto é quando se usa de produtos novos em mercado existentes;
	
	B
	Ofertar um novo produto em um mercado existente.
	
	C
	Vender um produto novo em um mercado já existente.
	
	D
	Desenvolver um novo mercado com um produto já existente.
	
	E
	
Questão 3/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A empresa APOL S/A, produtora de massa de pizza, realizou uma análise de Ansoff, chegando à conclusão de que deve seguir uma estratégia de penetração de mercado.
 
Nesse caso, qual a melhor opção adotar?
 
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	Você acertou!
A melhor dessas opções seria se aprofundar em um mercado existente com um produto que já existe, pois (i) penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente; (ii) Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo; (iii) Desenvolvimento de mercado é a utilização de um produto que já existe em mercado novo; e (iv) Desenvolvimento de produto é quando se usa produtos novos em um mercado existente.
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Para definir sua estratégia, com base em suas core competences, uma empresa realiza uma análise da matriz de Ansoff e chega à conclusão de que deve seguir a estratégia de lançar um novo produto em seu mercado de atuação.
Nesse caso, a estratégia é de:
Nota: 20.0
	
	A
	Diversificação.
	
	B
	Penetração de mercado.
	
	C
	Ampliação organizacional.
	
	D
	Desenvolvimento de produto.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois (i) penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente; (ii) Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo; (iii) Desenvolvimento de mercado é a utilização de produto existe em mercado novo; (iv) Desenvolvimento de produto é quando se usa de produtos novos em mercado existentes; e (v) Ampliação organizacional é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e oportunidades.
	
	E
	
Questão 5/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Para alcançar a vantagem competitiva, a empresa necessita identificar o que sabe fazer melhor, aquilo que não é facilmente imitado, algo que pertença ao conhecimento implícito da organização e que aumente com a aplicação e o compartilhamento. As competências devem ser desenvolvidas ao longo dos anos, isto é, ao longo da trajetória, de forma orientada, por meio de um arranjo que permita ampliar e integrar os recursos internos, a fim de acumular um amplo conjunto de competências que formem a competência ______________________.
Fonte: file:///C:/Users/Ademir/Downloads/Froehlich_Bitencourt_2009_A-consolidacao-das-competencia_484.pdf acesso em 12/10/2015 as 11h57min
Marque a
opção que complementa adequadamente a lacuna acima:
Nota: 20.0
	
	A
	(  ) essencial;
	
	B
	(  ) distintiva;
Você acertou!
está correta a opção B, pois é aquela competência que faz o cliente reconhecer aquela empresa, seja pelo produto que oferece, seja pelo serviço que presta, seja pelo atendimento que realiza em todas essas situações o faz de forma distinta que seus concorrentes, configurando-se uma característica que a distingue de seus concorrentes.
 
	
	C
	(  ) básica;
	
	D
	(  ) funcional;
	
	E
	
Questão 1/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Leia o fragmento de texto a seguir:
Robbins (2002, p. 538) apresenta a metodologia da pesquisa-ação para implementação de mudanças, essa metodologia “se refere a um processo de mudança baseado na coleta sistemática de dados, seguida da seleção de uma ação de mudança com base no indicam os dados analisados. ”  Também compreender que ao superar tais limitações pode liberar na plenitude o seu próprio potencial e o de seus subordinados.
Assinale abaixo a opção que contemple as etapas sugeridas pelo autor para colocar em prática essa metodologia:
Nota: 20.0
	
	A
	(   ) Análise, ação e avaliação
	
	B
	(   ) Levantamento de dados, análise e ação.
	
	C
	(   ) Diagnóstico, análise, feedback, ação e avaliação
Você acertou!
A opção correta segundo o texto é a alternativa C. Conforme segue abaixo:
Essa metodologia consiste em cinco etapas:
	Diagnóstico: levantamento de informações sobre os problemas que a empresa está passando, as preocupações e a necessidade de mudança junto aos colaboradores da organização. Esse levantamento pode ocorrer por meio de entrevistas, questionários, observação ou por meio de análise de dados e informações da própria empresa através de relatórios gerenciais.
	Análise: essa é a etapa que vem logo após o diagnóstico para entender a abrangência da situação, pontos críticos, fatores de relevância, o que se repete em uma ou mais áreas, entende nesta etapa, o origem do problema, os envolvidos e as consequências que estão causando.
	Feedback: é o momento de dar retorno a todos que estejam envolvidos direta e indiretamente nos problemas levantados/identificados, com isso espera-se que se sensibilizem para contribuírem na estruturação do projeto de mudança, da metodologia a ser usada, das pessoas e áreas que serão envolvidas, dando sugestões, fazendo críticas, levantando custos e os resultados que se pretendem alcançar.
	Ação: é o momento do responsável pelo processo de mudança e todos os envolvidos colocarem a mão na massa, de agirem, de executarem aquilo que foi planejado seguindo as etapas previamente estabelecidas para que o processo consiga alcançar êxito.
	Avaliação: é a fase de verificar se o que foi planejado foi executado, se tudo saiu como se programou, quais foram os resultados alcançados em cada área ou na empresa como um todo. Neste momento se averigua se os resultados estão dentro, abaixo ou acima do esperado. E mais que isso, é hora de pensar quais ações precisam ser continuar sendo executadas para que a mudança alcançada permaneça, ou seja, que não haja retrocesso.
 
	
	D
	(   ) Diagnóstico, análise, execução da mudança, avaliação
	
	E
	
Questão 2/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Segundo Renilda Ouro em seu livro Mudança Organizacional, existem várias características que diferenciam as empresas no tocante às mudanças. Leia as afirmações abaixo e coloque V (Verdadeiro) e F (Falso) em relação ao tipo e suas características.
( ) Organizações Prospectivas: são criativas, dentro dos parâmetros tradicionais do setor, também tem a mudança como um valor.
(   ) Organizações Proativas: são inovadoras, influenciam o setor e tem a mudança como um valor.
(   ) Organizações reativas: tem potencial sub-utilizado, à espera que ao ambiente lhe “dê ordens”. Apresentam dificuldades para aceitação de mudanças, mas são sensíveis às suas estratégias.
(   ) Organizações defensivas: sobrevivem, apesar dos poucos ganhos. São totalmente reativas às mudanças e fazê-las requer muito esforço.
(   ) Organizações apáticas: não sustentam a pressão do mercado e sucumbem em pouco tempo. Não admitem agregar novos conhecimentos ou mudanças
Agora assinale a opção que contenha as alternativas adequadas:
Nota: 20.0
	
	A
	(  ) F, V, F, V, V
	
	B
	(   ) F, F, V, V, V
Você acertou!
A  opção correta é a opção B, pois os conceitos das opções I e II estão trocados. As demais estão corretas pois correspondem ao que se encontra na Rota.
	
	C
	(   ) V, V, V, V, V
	
	D
	(   ) V, F, F, V, V
	
	E
	
Questão 3/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Segundo Robbins (2002) existem dois tipos de resistência à mudança, os individuais e os organizacionais. Coloque 1 quando tratar de um aspecto individual e 2 quando fizer referência a um aspecto organizacional.
(   ) Fatores econômicos
(   ) Inércia estrutural
(   ) Hábitos
(   ) Processamento seletivo de informações
(   ) Ameaça às relações de poder estabelecidas
Agora assinale a alternativa que contenha a opção correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1, 2, 1, 1, 2
Abaixo a descrição de cada tipo e sua respectiva explicação, baseado em Robbins (2002). A alternativa correta é a A.
	Fatores econômicos: pensar que teremos nossos ganhos diminuídos ou mesmo que cessem causam resistência e mesmo ações defensivas para manter-se empregado, no mesmo cargo, fazendo as mesmas coisas. Esses fatores influenciam diretamente nas mudanças.
	Inércia estrutural: a empresa está organizada, seja em seus processos de recrutamento, seleção e treinamento para manter as coisas como estão, para não haver grandes e repentinas mudanças. Qualquer ação que vise mudar esses padrões obterão resistências.
	Hábitos: tem a ver com as rotinas que estamos acostumados a seguir, desde a forma como tomamos banho, o caminho que usamos para chegar ao trabalho, o local que sentamos na sala de aula, a maneira como organizamos nossos pertences, etc. Assim, tudo que for mexer com aquilo que está em nossa rotina, em nossos hábitos, nos faz resistir.
	Processamento seletivo de informações: ouvimos e entendemos aquilo que queremos em muitas situações, isso é uma defesa natural para nos preservar e manter nosso status quo, e os indivíduos processam por vezes informações que lhe são favoráveis e ignoram àquelas que podem lhe trazer algum prejuízo, ainda que seja imaginário.
	Ameaça às relações de poder estabelecidas: as alterações de processos, tecnologias, estruturas organizacionais podem afetar o poder que algumas pessoas detém numa determinada empresa e isso as fazem resistir ao novo.
 
	
	B
	2, 2, 1, 1, 1
	
	C
	2,2, 1, 2, 2
	
	D
	1, 1, 1,1, 2
	
	E
	
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Da mesma forma que existem modelos para tomada de decisão, há também tipos de racionalidades: prática, teórica, substantiva e Instrumental/ Formal.
Relacione as colunas abaixo. Em seguida, assinale a alternativa contendo a sequência correta:
1 - Prática
2 - Teórica
3 - Substantiva
4- Instrumental/Formal
( ) Surge na manifestação da capacidade do homem pautar suas ações pela percepção do que lhe é mais valioso, a partir não só de cálculos objetivos, mas também de experiências do passado, do presente ou de valores potenciais.
( ) Envolve um entendimento da realidade pela construção de conceitos abstratos, em vez da observação das ações, sendo-lhe característica a confrontação do já conhecido com outras experiências.
( ) Sugere uma atuação baseada em interesses particulares de cada indivíduo, que desenvolve uma capacidade de lidar com as dificuldades do dia a dia e com elas aprender.
( ) Associa-se ao cálculo e à resolução de problemas por meio de ações fundamentadas em padrões racionais, de meio e fim e em regras, leis e regulamentos com caráter universal.
Nota: 20.0
	
	A
	 2 – 2 – 3 – 1
	
	B
	2 – 1 – 4 – 3
	
	C
	3 – 2 – 4 – 1
	
	D
	3 – 4 – 1 – 2
	
	E
	Você
acertou!
Gabarito: a sequência correta é 3 – 2 – 1 – 4, conforme quadro 2: Tipos de Racionalidade – rota da aula 06.
Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Uma organização que é a soma dos esforços de várias pessoas, desde àquelas que traçam a estratégia, que decidem grande situações até as pessoas que seguem as decisões precisam e devem também com base na razão, na racionalidade.
Analise os tipos de racionalidade, e enumere na ordem sequencial:
I. Prática.
II. Substantiva.
III. Instrumental.
 
( ) Sugere uma atuação baseada em interesses particulares de cada indivíduo, que desenvolve uma capacidade de lidar com as dificuldades do dia-a-dia e com elas aprender.
( ) Se associa ao cálculo e à resolução de problemas por meio de ações fundamentadas em padrões racionais de meio e fim e em regras, leis e regulamentos com caráter universal.
( ) Surge na manifestação da capacidade do homem pautar suas ações pela percepção do que lhe é mais valioso, a partir não só de cálculos objetivos, mas também de experiências do passado, do presente ou de valores potenciais.
 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, III.
	
	B
	I, III, II.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ela apresenta a sequência correta. I. Prática: Sugere uma atuação baseada em interesses particulares de cada indivíduo, que desenvolve uma capacidade de lidar com as dificuldades do dia-a-dia e com elas aprender. / III. Instrumental: Se associa ao cálculo e à resolução de problemas por meio de ações fundamentadas em padrões racionais de meio e fim e em regras, leis e regulamentos com caráter universal. / II – Substantiva: Surge na manifestação da capacidade do homem pautar suas ações pela percepção do que lhe é mais valioso, a partir não só de cálculos objetivos, mas também de experiências do passado, do presente ou de valores potenciais.
	
	C
	II, I, III.
	
	D
	II, III, I.
	
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando