Buscar

exemplo de portfólio inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome: . RU:
Polo:
	Ano/Série e idade do aluno: 
6 Ano - 12 anos 
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
Um menino de 12 anos que possui hemiparesia, que é a perda parcial das funções motoras, ocasionada por lesão de um dos hemisférios cerebrais, no caso dele a lesão foi no hemisfério esquerdo que afetou, o olho esquerdo pois ficou com baixa visão, paralisou a mão esquerda e ela acabou se atrofiando, a perna não possui muita força, mais com a fisioterapia e consultas regulares em especialistas, o menino está conseguindo evoluir consegue mexer a mão e anda sem auxílio de muleta. Ele foi transferido de outra escola, já frequentava a escola regular, e já sabe ler e escrever, é um menino inteligente e esforçado, possuem algumas dificuldades como: na escrita, pois tem debilidade na força motora, falta de atenção, é tímido não consegue interagir muito com os outros colegas.
	Atividade escolhida (marque um X):
( ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( x ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
È o início do ano letivo, já tivemos três semanas de aula, e há uma semana entrou um aluno novo com hemiparesia, este aluno será acompanhado por um tutor e participará da sala de recursos do colégio, antes do aluno entrar em sala, conversei com a turma e falei sobre inclusão, sobre a hemiparesia e sobre respeitar as diferenças. A atividade que será desenvolvida é relacionada a interpretação de texto, o texto escolhido foi “Boi na linha” de Erika Sallum. Primeiramente será feita a leitura do Artigo, por se tratar de um texto pequeno irei ler em voz alta o texto (quando são textos maiores, cada aluno lê um parágrafo, é uma maneira de incentivá-los a leitura) em seguida os alunos deverão responder três questões, a questão um, e questão dois são de marcar x, a terceira questão é para achar as palavras-chaves do texto em um caça palavras. Para o aluno especial a atividade foi adaptada da seguinte forma: as linhas do cabeçario, possuem um espaço maior, para escrever o cabeçario será entregue uma caneta com uma bolinha de isopor, para as questões de marcar x ele usará um giz de cera jumbo, e para o caça palavras usará canetinhas enroladas em EVA. Uns vinte minutos antes de acabar a aula, em dupla os alunos irão brincar de jogo da velha, as duplas irão sendo mudadas conforme for indo o jogo, os que ganharam na primeira partida jogaram entre si, e os que perderam também. Toda semana terá um jogo educativo, jogo da velha seria o primeiro, na outra aula seria feito o bingo de letras.
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
A caneta com uma bolinha de isopor, giz de cera jumbo e a canetinha com EVA: São para ajudá-lo a ter firmeza, ao escrever, pintar etc.
Escolhi três tipos de materiais, para poder chamar a atenção dele, como o material diferenciado acaba atraindo mais o interesse do aluno.
Por ser começo de ano letivo ,a turma ainda não se conhece bem, e por termos um aluno novo, tímido e especial, resolvi fazer alguns jogos para eles interagirem entre eles e se conhecerem, pois assim eles se tornaram uma turma mais unida.
	Resultados esperados (até 10 linhas):
Após um mês utilizando diversos atividades e materiais adaptados, o aluno terá progresso, pois com o manuseio do giz, das canetas e dos lápis, adaptados conseguiria escrever mais declaradamente, além destes materiais traria outros como o borrachão, lápis de cor jumbo, entre outros materiais. Com os jogos e atividades dinâmicas conseguiria unir a turma, e assim a turma iria ter um bom convívio, e o aluno deficiente iria se adaptar bem. Assim eu continuaria fazendo atividades dinâmicas, e incentivando a leitura, buscando fazer leituras orais de contos, onde todos participaram. E mesmo alcançando o resultado esperado não poderia esquecer de sempre lembrá-los do respeito que deveriam ter entre eles.
PAGE \* MERGEFORMAT1