A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM Atividade para avaliação

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM Atividade para avaliação - Semana 5
Pergunta 1
Observar, para Philippe Perrenoud, significa construir uma representação realista das aprendizagens, de suas condições, de suas modalidades, de seus mecanismos e de seus resultados. A observação é formativa quando não se tem a preocupação de:
	
	Classificar, comparar e hierarquizar.
	
	Comparar, hierarquizar e selecionar.
	
	Classificar, certificar e selecionar.
 
Pergunta 2
A regulação interativa é prioritária porque só ela é verdadeiramente capaz de agir sobre o fracasso escolar. Isso ocorre porque ela sobrevém:
	
	ao longo de todo o processo de aprendizagem.
	
	no momento de engajar o aluno em uma atividade ou situação didática nova.
	
	ao termo de uma sequência de aprendizagem mais ou menos longa a partir de uma avaliação pontual.
 
Pergunta 3
“Para que o professor conduza suas intervenções considerando que não se pode aprender sem ser ativo”. Philippe Perrenoud afirma essa ideia e continua dizendo que há uma confusão entre regulação das aprendizagens e regulação das atividades. Para o autor, é importante considerar duas lógicas: levar a atividade a bom termo e contribuir para as aprendizagens previstas. Assim, o professor deve:
	
	Fixar e compreender os conteúdos e saber se comunicar com os alunos.
	
	Fixar e compreender o que o aluno precisa para ser animado e ensinar o conteúdo.
	
	Fixar e compreender o que o ajudará a animar as atividades e o que o ajudará a favorecer a aprendizagem.
 
Pergunta 4
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas, respectivamente:
 
Um professor universitário que se dirige a várias centenas de estudantes, rostos anônimos em um imenso anfiteatro, pode praticar ___________ caso se dê ao trabalho de ______________ às reações ou aos conhecimentos parciais de seu público. Portanto, a ______________ é apenas uma expressão científica para caracterizar o fato de que nenhuma ________, por mais coletiva que seja, é totalmente___________.
	
	uma parte de avaliação formativa - ajustar o conteúdo e o ritmo de seu ensino - avaliação formativa - pedagogia - insensível às reações dos destinatários
	
	uma parte de avaliação somativa - ajustar o conteúdo e o ritmo de seu ensino - avaliação somativa - pedagogia - sensível às reações dos destinatários
	
	uma parte de avaliação somativa - ajustar o conteúdo e não o ritmo de seu ensino - avaliação somativa - pedagogia - insensível às reações dos destinatários
 
Pergunta 5
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) sobre a avaliação formativa e escolha a alternativa correta:
(    ) Ela visa dar ao professor, nem mais nem menos, informações de que ele necessita para intervir eficazmente na regulação das aprendizagens do seus alunos.
(    ) Enquanto a escola der tanta importância às notas e à avaliação formal, os professores ficarão tentados a fazer avaliação formativa “suplementarmente” e a utilizar informações e procedimentos que lhes são impostos pelo boletim escolar.
(    ) A avaliação absorve tempo e energia do professor, nem sempre serve para saber como o professor ensinou e normalmente ela não serve para saber o que o aluno aprendeu.
	
	V – V – F
	
	V – V – V
	
	F – F – V