Buscar

Alfabetização e Letramento na Sala de Aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2019/2
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno(a):Ieda Alves da Silva		RGM:05316796 
ATIVIDADE 1 - Vale 1 ponto
É hora de darmos início às atividades?! 
Você encontrará aqui modelos de questões baseadas no Enem, no Enade e em provas de concursos. Algumas questões são adaptações de questões de provas anteriores desses exames. Não tenha pressa em responder. Leia as questões e o material de estudo com calma antes de responder as atividades. 
Você precisa ficar atento porque não é permitido reenviar atividades depois de corrigidas. 
Não faça cópia da internet ou qualquer outra fonte. Em caso de consultas indique sempre as referências! Bons Estudos! 
Exercício 1
1) Pensar na alfabetização e letramento no contexto da sala de aula, na atualidade, requer o entendimento de que ambos os processos devem se desenvolver simultaneamente ultrapassando a visão fragmentada entre leitura e escrita e a compreensão de que ao ler e escrever nos apropriamos e deixamos de ser somente consumidores do que está posto, passamos a ser, também, autores das nossas produções. 
Assim de acordo com Lemos (1988, 10): 
Nas situações em que crianças tem acesso a textos – ou aos dispositivos portadores de textos – em que ela não participa das situações em que os textos são produzidos, a criança é identificada na posição do espectador.
E ainda, quando se diz que a criança participa dessas atividades ou interage com esses dispositivos, as práticas discursivas orais e escritas, oferecem à ela lugares e modos de criação e protagonismo.
Com base na leitura das aulas 1 e 2 e análise das asserções acima, assinale a opção correta:
A (x) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.
B ( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda contradiz a primeira.
C ( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D ( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E ( ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Exercício 2
2) Analisando o processo evolutivo da educação, podemos ver algumas mudanças dentro da escola. Na aula 1, a escola, tal como foi concebida na época, se revela um excelente instrumento de alfabetização, pois era, ao mesmo tempo, eficaz (além de promover uma técnica rudimentar de leitura, permitia a veiculação de novos valores), rápida (um ano era suficiente), segura (permitia o controle diário de aprendizagem) e, evidentemente, econômica. 
Pensando nesses aspectos (eficaz, rápida e segura) podemos concluir que a proposta de alfabetização da época estava pensada para atender as demandas das fábricas e indústrias. A educação que via o homem como operário e se ocupava de ensinar rapidamente a ler para decifrar os manuais das máquinas e equipamentos e aprender a escrever para poder anotar os procedimentos nas fábricas. 
Pensando no processo de Alfabetização e Letramento que a escola busca praticar hoje, voltada para a aquisição de Habilidades e Competências, mas também ao desenvolvimento do senso crítico, você acredita que conseguimos evoluir em termos emancipatórios dos alunos, desenvolvendo neles o senso crítico e reflexivo? Use argumentos bem fundamentados na sua resposta. 
(x) Sim. Porque... 
se compreendemos que a alfabetização não é só o processo de ler e escrever, mas é saber interpretar o que se leu, é compreender as entrelinhas, é saber expor seus pensamentos. Devemos estudar e nos apropriar do conhecimento, sabendo distinguir o que vai ao encontro da nossa realidade e nos programar para atender nossos alunos levando em consideração o seu conhecimento prévio, o meio onde estão inseridos, para poder dar-lhes a oportunidade de se manifestarem, expressarem suas ideias e ideais. Dar subsídios para que se apropriem do conhecimento historicamente elaborado. E é por isso que devemos estar constantemente em busca do conhecimento, para alcançar, ferramentas capazes de auxiliar nosso fazer pedagógico, mudando nossa prática, pois o nosso papel é ser mediador do processo que fará dos alunos seres reflexivos, críticos, construtores e reconstrutores de seu próprio conhecimento.
Referências: SOUZA,D.C.M.C;FRITZEN,S.D;REYNALDO,M.C.S; FACHINI,M.A.A. Práticas sociais de leitura e escrita e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Instituto de Ensino Superior da Funlec. 
Disponível: Nos arquivos da disciplina.
( ) Não. Porque...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais