Buscar

avaliação discursiva teoria econômica

Prévia do material em texto

Questão A:
Na vida real, mercados em concorrência perfeita são raríssimos, o que acaba originando as falhas de mercado e externalidades que afetam o equilíbrio competitivo de mercado e alocações ineficientes dos fatores de produção. Isso justifica a intervenção do poder público como, por exemplo, na definição dos direitos de propriedades e na regulamentação do processo produtivo.
Os agentes econômicos respondem a incentivos e são motivados a atender exclusivamente seus próprios interesses, ou seja, a maximização das suas satisfações. No caso das empresas, a maximização do lucro; e os cidadãos, a melhoria do seu bem-estar social. No entanto você já deve ter percebido na pratica que ações realizadas por empresas ou pessoas afetam outras, positiva ou negativamente e, muitas vezes, negligenciam os impactos das suas ações sobre os outros agentes econômicos. Quando isso acontecer, o estado intervém ofertando bens públicos e regulando a atividade, buscando assim o equilíbrio competitivo e a melhoria do bem-estar social. O fornecimento eficiente de bens públicos exige frequentemente ação do governo, enquanto que os bens privados podem ser eficientemente distribuídos pelo mercado. No estudo da Teoria Econômica as categorias de Bens são classificadas em três: Bens públicos, Bens semipúblicos e Bens privados.
Descreva quais são as principais características dos: Bens Públicos, dos Bens Semipúblicos e dos Bens Privados.
Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina. Não é aceito cópias, nem do livro, nem da internet.
Baseando-se na teoria econômica e as categorias de Bens, entendemos que: Bens Públicos são de livre consumo público sem exclusão de pessoas e livre de qualquer remuneração para o uso do mesmo. Isso torna o Bem Público algo insuficiente para a oferta de mercado já que o uso é de todos e sem nenhum tipo de pagamento. 
Bens semipúblicos tratam-se de bens ofertados pelo governo ou mercado e podem ser usados como forma de melhorar seu bem-estar como por exemplo: educação, saúde, assistência social e saneamento básico. Os bens semipúblicos geram benefícios individualizáveis para aqueles que utilizam tais bens.
Bens privados são de uso individual, o consumo de uma pessoa exclui o consumo da outra, sendo assim causa exclusão e rivalidade entre os indivíduos.
 
Questão B:
A economia brasileira voltou ao normal, após desabastecimentos e perdas causadas pela paralisação de caminhoneiros, retomando a trajetória de crescimento, mas precisa que as reformas continuem para atingir um desempenho sustentável, disse nesta segunda-feira (11) o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. Após greve dos caminhoneiros, mercado projeta PIB abaixo de 2% em 2018. Falando a jornalistas em São Paulo, o ministro avaliou como "descabido" discutir mudanças na meta de inflação antes da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), prevista para a última semana do mês. A recuperação da economia brasileira vinha ocorrendo em escala crescente no primeiro trimestre, mas o ritmo perdeu força e não se repetirá nos próximos trimestres, segundo o ministro do Planejamento. Na avaliação de economistas do mercado consultados pelo Banco Central todas as semanas no boletim Focus, a expansão da economia será inferior a 2% neste ano.  O CMN decidirá a meta de inflação de 2021 na reunião deste mês.
Por Reuters - 11/06/2018 19h26.  Atualizado 11/06/2018 19h33
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/economia-retomou-trajetoria-de-crescimento-e-inflacao-esta-sob-controle-diz-guardia.ghtml
Conforme o texto, o Ministro da Fazenda não quis falar sobre mudanças nas metas da inflação antes da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Explique quem faz parte do Conselho Monetário Nacional (CMN), qual as funções básicas do Conselho Monetário Nacional (CMN), e quais são as funções clássicas do Banco Central do Brasil (Bacen).
Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina. Não é aceito cópias, nem do livro, nem da internet.
O CMN é responsável por expedir normas e diretrizes gerais para o bom funcionamento do Brasil é integrado pelo Ministro da fazenda (presidente), o Ministro do planejamento, orçamento e gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil. O Conselho Monetário Nacional adapta os volumes dos meios de pagamentos ás necessidades reais da economia. 
O Banco Central do Brasil encarrega-se de garantir o equilíbrio econômico cuidando das taxas de juros e créditos, através dele o país assegura a estabilidade da moeda e o controle de credito. 
O Banco do Brasil executa as orientações do Conselho Monetário Nacional (CMN) e é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional.

Continue navegando