Avaliando Aprendizado - Aula 1 - Prática de Ensino e Estágio Sup Português I
5 pág.

Avaliando Aprendizado - Aula 1 - Prática de Ensino e Estágio Sup Português I


DisciplinaPrática de Ensino e Estágio Sup. Português. I39 materiais145 seguidores
Pré-visualização2 páginas
PRÁTICA DE ENSINO EM PORTUGUÊS I
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: Aula 1
	17/09/2019
	Aluno(a): DANIEL CASSEMIRO CORBETTA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL1655 - PRÁTICA DE ENSINO EM PORTUGUÊS I 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
Em todo processo de aprendizagem humana, a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância. Na escola, pode-se dizer que a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino aprendizagem. [...] De acordo com as abordagens de Paulo Freire, percebe-se uma vasta demonstração sobre esse tema e uma forte valorização do diálogo como importante instrumento na constituição dos sujeitos. No entanto, esse mesmo autor defende a ideia de que só é possível uma prática educativa dialógica por parte dos educadores, se estes acreditarem no diálogo como um fenômeno humano capaz de mobilizar o refletir e o agir dos homens e mulheres.
Assim, quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços estará conquistando em relação aos alunos, pois desse modo, sentir-se-ão mais curiosos e mobilizados para transformarem a realidade. Quando o professor atua nessa perspectiva, ele não é visto como um mero transmissor de conhecimentos, mas como um mediador, alguém capaz de articular as experiências dos alunos com o mundo, levando-os a refletir sobre seu entorno, assumindo um papel mais humanizador em sua prática docente.
Adaptado de <¿http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf>. Acesso em 09 fev.2019.)
A partir de sua leitura, analise as afirmativas a seguir
 
A interação professor-aluno é muito importante para o processo ensino-aprendizagem.
Ainda que o professor acredite na prática dialógica, será um simples transmissor de conhecimentos.
O professor deve encaminhar suas aulas para que o conhecimento dos alunos seja articulado com o mundo.
 
É correto o que se afirma em
		
	
	II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I, II e III.
	 
	I e III, apenas.
	Respondido em 17/09/2019 13:13:19
	
Explicação:
De acordo com o texto, a afirmativa II está incorreta: &quot;quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços estará conquistando em relação aos alunos [...]. Quando o professor atua nessa perspectiva, ele não é visto como um mero transmissor de conhecimentos, mas como um mediador&quot;
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que o professor é um dos pilares da Educação. Dentre os desafios que esse profissional encontra, no seu dia a dia, temos:
I- fazer com que o aluno aprenda o que foi ensinado;
II- colocar seu trabalho em prática com base no seu instinto;
III- avaliar e reavaliar sua prática em diferentes momentos;
IV- transmitir o conteúdo ao aluno ainda que não o domine.
 
Estão corretas apenas as alternativas:
		
	 
	I e III
	
	III e IV
	
	II e III
	
	I e IV
	
	I, II e III
	Respondido em 17/09/2019 13:13:54
	
Explicação:
O professor, em seu dia a dia, deve estar atento ao processo de aprendizagem do aluno. Além disso, cabe avaliar e reavaliar a sua prática em diferentes momentos para que ajustes necessários sejam feitos.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na relação entre professor e aluno em sala de aula, aprender o que é ensinado pelo professor significa que o aluno precisa aprender a
		
	
	repetir os conteúdos aprendidos em outros contextos.
	
	decorar conceitos e definições apresentados.
	
	memorizar os conteúdos ensinados.
	 
	buscar e a construir seu próprio conhecimento.
	
	reter conteúdos ainda que não os aplique.
	Respondido em 17/09/2019 13:14:31
	
Explicação:
Memorizar, repetir, reter e decorar não são caminhos a serem seguidos pelos alunos no processo ensino-aprendizagem. É importante que o aluno busque e construa o seu próprio conhecimento a partir da mediação do professor.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ser professor é um desafio. A profissão nem sempre é valorizada como deveria, mas o educador que se propõe a executar bem sua função, une teoria e prática, portanto estudos e reflexões são constantes no cotidiano do docente. Em relação ao professor e a sala de aula, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	O papel do professor é ajudar o aluno a buscar o sentido do que lhe é apresentado e explicado em sala de aula e na escola como um todo.
	 
	O professor é um ser extraordinário, detentor de todo o saber da humanidade e sua postura deve ser de distanciamento do aluno.
	
	Um dos maiores desafios do professor é conseguir fazer com que o aluno aprenda o que é ensinado, aprenda a buscar e construir seu próprio conhecimento.
	
	O professor deve ser democrático, ou seja, colocar-se na posição de eterno aprendiz, interagindo de forma positiva com o aluno.
	
	A tarefa de ajudar o aluno a buscar o sentido exige do professor diferentes habilidades e estudo.
	Respondido em 17/09/2019 13:15:13
	
Explicação:
O professor não é um ser extraordinário detentor do saber, mas um ser humano que aprende enquanto ensina. A relação do professor com o aluno deve ser de empatia e humanizada.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Vygotsky, a ideia de interação social e de mediação é ponto central do processo educativo. Pois para o autor, esses dois elementos estão intimamente relacionados ao processo de constituição e desenvolvimento dos sujeitos. A atuação do professor é de suma importância já que ele exerce o papel de mediador da aprendizagem do aluno. Certamente é muito importante para o aluno a qualidade de mediação exercida pelo professor, pois desse processo dependerão os avanços e as conquistas do aluno em relação à aprendizagem na escola. Organizar uma prática escolar, considerando esses pressupostos, é sem dúvida, conceber o aluno um sujeito em constante construção e transformação que, a partir das interações, tornar-se-á capaz de agir e intervir no mundo, conferindo novos significados para a história dos homens. Quando se imagina uma escola baseada no processo de interação, não se está pensando em um lugar onde cada um faz o que quer, mas num espaço de construção, de valorização e respeito, no qual todos se sintam mobilizados a pensarem em conjunto
Adaptado de http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf
 
A partir de sua leitura, qual das alternativas a seguir está INCORRETA?
 
		
	
	O aluno passa por um processo de construção constante.
	
	As interações permitem que o aluno atue no mundo.
	
	A mediação é importante para o desenvolvimento dos alunos.
	 
	Na escola, deve-se permitir que o aluno faça o que desejar.
	
	O desempenho do professor é relevante na formação do aluno.
	Respondido em 17/09/2019 13:12:35
	
Explicação:
A afirmativa a seguir está INCORRETA: Na escola, deve-se permitir que o aluno faça o que desejar.
De acordo com o texto, ¿Quando se imagina uma escola baseada no processo de interação, não se está pensando em um lugar onde cada um faz o que quer, mas num espaço de construção, de valorização e respeito, no qual todos se sintam mobilizados a pensarem em conjunto.¿
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A disciplina Prática de Ensino de Português I tem como objetivo principal adquirir visão crítica sobre a realidade do processo de________________________________.
Assinale a única assertiva que pode entre as várias que fazem parte do processo completar a lacuna acima.
		
	
	Alimentação.
	
	Harmonização.
	
	Estudo.
	 
	Ensino-aprendizagem.
	
	Socialização.
 
	Respondido em 17/09/2019