Buscar

Santo Agostinho e São Tomás de Aquino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram os maiores pensadores da Patrística e da Escolástica. Enquanto Santo Agostinho baseou-se na filosofia de Platão, o outro se baseava pela filosofia de Aristóteles. Devido a isso, eles influenciaram não só a religião católica, mas também muitos pensadores cristãos de suas respectivas épocas.
 Uma similaridade entre os dois é que eles afirmam que Deus, com toda sua sabedoria e bondade, criou a matéria do nada e também tudo o que há nela. Para Santo Agostinho, as ideias ou formas estavam no Espírito Santo de Deus; Para Santo Tomás de Aquino, além disso, ele ainda acrescenta a noção dos Universais em suas ideias. Eles diziam que Deus é a causa de tudo o que há no Universo.
 Eles não duvidavam da imortalidade da alma e, além disso, Santo Agostinho falava também que existem distinções entre a alma e o corpo, porém, não sabia dar explicações de como a alma se ligava ao corpo. Para São Tomás de Aquino, a alma humana foi criada por Deus; ele acreditava que a alma espiritual é agregada ao corpo a partir do nascimento e também permanece depois da morte, formando, portanto, por si mesma, um novo corpo, espiritual para toda a eternidade.

Continue navegando