Buscar

A importância do planejamento nas organizações

Prévia do material em texto

����
� PAGE \* MERGEFORMAT �8�
 Acadêmico: ¹Marilany Naval do Nascimento
Tutor Externo:²Dalianne Maciel Batista
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do planejamento, capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial, em um nível de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer. O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração. A importância de planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa. Não adianta querer abrir um negócio se o objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se sabe apenas por onde começar, mas nem imagina os próximos passos da empresa. O planejamento pode e deve ser mudado, afinal, o mundo está em constantes mudanças e nós temos obrigação de segui-lo, pois agindo de outra maneira, estaremos colocando nossa vida profissional em jogo. A maneira de atingir objetivos vai se adequar a cada época, por isso é importante estar bem informado e fazer o planejamento caminhar junto à atualidade. Com a competitividade e as mudanças que as organizações enfrentam, elas precisam se adequar, criar estratégias e realizar um planejamento de longo prazo para que possam ter mais lucros e destaque no mercado. O planejamento permite preparar a organização para as mudanças que ela pode enfrentar, sejam mudanças relacionada às pessoas, à tecnologia ou sistemas. Trata-se de uma importante ferramenta que norteia a tomada de decisão. 
Palavras-chave: Planejamento, processos e organizações.
1. INTRODUCÃO
Planejamento organizacional é um processo que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas, necessárias e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente e dar suporte as ações e atividades durante o percurso para o objetivo proposto. O planejamento é a função administrativa que determina o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. O mesmo é responsável por definir objetivos, metas e planos para a organização.
 Seria muito conveniente se o planejamento não precisasse ser mudado, uma vez que ele foi definido. Mas, em virtude das condições externas sempre multáveis, o planejamento deve ser um processo contínuo. Por essa razão flexibilidade é um fator importante no processo de planejamento e auxilia determinar onde a empresa terá sucesso. O planejamento não elimina os riscos, isso é evidente, mas ajuda os gestores a identificar e lidar com problemas antes deles causarem transtornos organizacionais e causarem sérios danos à empresa, mais ainda, com a possibilidade de evitá-los. Sendo o planejamento uma função gerencial básica que compõe o processo administrativo, ele procede e orienta as demais definindo objetivos, e decidindo quais recursos e tarefas são necessários para alcançá-los da melhor maneira possível.
A importância deste trabalho está em mostrar que o planejamento é muito vantajoso para uma organização. E tem como objetivo expandir o conhecimento sobre como fazer um planejamento adequado com o intuito de mostrar a sua importância em apresentar as ações das quais as empresas podem se beneficiar, e alcançar os objetivos na prática do planejamento. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
 O planejamento é o pilar do sucesso de toda empresa, não importando se for uma pequena, média ou grande organização, é preciso saber exatamente onde, como, porque, quando e quanto, os objetivos estabelecidos serão alcançados, otimizando os recursos e tornando as ações mais eficientes e eficazes quanto a sua aplicabilidade.
 
Quando a quantidade exceder a três linhas, tem-se uma citação diretdevsrefere exem seguir.
2.1. Planejamento organizacional e estabelecimento de metas 
Atualmente o mundo passa por um período econômico instável, onde o mercado vive uma incerteza e enfrenta desafios em se organizar, como por exemplo, o avanço da tecnologia, o que se faz necessário a incorporação da internet nas suas estratégias e modelos comerciais, sem deixar de ser competitiva no mercado global, que enfrenta vários problemas sociais, como corte de funcionários e recursos, mudanças políticas e econômicas, que interferem no planejamento e futuro econômico da empresa. A globalização trouxe mudanças importantes no mundo atual, tanto dentro como fora das organizações. As empresas devem se manter organizada e atualizadas no mercado mundial para se manter competitivas, e a globalização auxilia a comunicação com o mundo.
	
2.2. Planejamento Estratégico
Como o próprio nome sugere, o planejamento estratégico é aquele que estabelece as estratégias de longo prazo da empresa. É através dele que gestores podem saber exatamente o que se quer e qual direção a ser seguida. O planejamento estratégico leva em consideração três itens importantes.
Missão: qual o propósito da empresa;
Visão: o que se deseja atingir;
Valores: qual o comportamento esperado e desejado pelos envolvidos na execução das atividades.
No processo de elaboração do planejamento estratégico, os gestores participam, dando o nível de decisões que é necessário tomar. Sendo um planejamento que visa ações a longo prazo, é preciso que as estratégias estejam sendo monitoradas e acompanhadas, de forma que os recursos envolvidos sejam utilizados da melhor forma possível.
2.3. Planejamento Tático
O planejamento tático é algo mais direcionado e geralmente é projetado a curto prazo. De forma geral é ele que viabiliza que as ações do planejamento estratégico sejam executadas dentro de cada setor da empresa. Ao contrário do planejamento estratégico que visa a organização como um todo, o planejamento tático oferece para cada setor específico seus próprios objetivos, que pode variar desde otimizar determinado resultado até utilizar de forma mais eficiente os recursos disponíveis. Via de regra, ao direcionar ações específicas, uma vez que desdobra os objetivos departamentais, o planejamento tático possibilita conhecer aqueles setores que apresentam melhores desempenho ou mesmo aqueles que não atingem as metas estabelecidas, o que facilita no estabelecimento de estratégias e propostas de melhorias específicas, mas que o alcance dos melhores resultados como um todo.
2.4. Planejamento Operacional
 Geralmente são elaborados para períodos mais curtos, de três a seis meses, e são bem mais específicos que os outros tipos de planejamento anterior. De maneira geral, o planejamento operacional detalha métodos, processos e sistemas especificando as pessoas envolvidas cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e a das tarefas, além dos recursos necessários para serem colocados em prática. O produto final de um bom planejamento operacional são cronogramas de atividades e planos de ação que precisam ser executadas dentro de um período pré-estabelecido.
 
2.5. Evolução do Planejamento nas Organizações
Evolução do Planejamento nas Organizações Segundo PORTO & BELFORT (2001), antes da Segunda Guerra Mundial, o planejamento que ocorria na maioria das organizações estava voltado basicamente para as operações físicas de fabricação. Tratava-se essencialmente de um processo bastante fragmentado e desarticulado, desenvolvido em segmentos isolados da instituição.
 O planejamento verdadeiramente institucional começou, de fato, com a introdução de previsões gerais das condições econômicas e a preparação do orçamento de capital e despesa. Seu principal propósito, contudo, não era ampliar a capacidade gerencial para promover o sucesso futuro da organização, mas sim o controle das despesas. O horizonte de planejamento raramente era maior que um ano. Até a década de 50, o ritmo de transformações, tanto na sociedade em geral como no mundo de negócios, era relativamente lento euniforme. 
A partir desse período, porém, os critérios de administração científica e do profissionalismo nos negócios superam, em importância, uma visão empírica e romântica de gestão (LOBATO, 2000). Depois da Segunda Guerra Mundial, três tendências básicas começaram a transformar as organizações e a maneira de gerenciá-las, segundo PORTO & BELFORT (2001):
 • O marketing começava a surgir como um elemento cada vez mais importante na conquista dos mercados; 
• O impacto de novas tecnologias ampliava-se a uma velocidade acelerada especialmente nos domínios da eletrônica, informação e comunicação e materiais;
 • Tudo isso ocorria em um mundo submetido a um processo de elevada expansão e diversificação dos negócios, mercados e produtos. 
Nesse contexto, o planejamento orçamentário começou a dar demonstração de insuficiência como instrumento para enfrentar os novos desafios e tendências.
 
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Esta pesquisa foi realizada para que se possa ter maior conhecimento sobre planejamento organizacional através de pesquisa bibliográfica, com o intuito de mostrar a importância do mesmo. Segundo SILVA (2001, p.42) o planejamento é a parte fundamental da administração, e tem sua origem nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos. 
Foi usado como materiais revistas e livros, onde se buscou enfatizar que o planejamento é um processo contínuo de pensar sobre o futuro, com base no que se almeja como estado futuro, avaliando as opções de ações que devem ser seguidas para que estes estados sejam alcançados. O método utilizado está em mostrar o estudo do planejamento organizacional juntamente com citações de alguns autores embasado no conhecimento dos mesmos. 	
,K
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
roduzir a conclusão, deve-se retomar os objetivos elencados no início do trabalho, pois é 
5. CONCLUSÃO
ja aqui duas formas para compor a conclusão de seu traba
 
REFERÊNCIAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus 1999.
DRUCKER, P. F. Fator humano e desempenho: o melhor de Peter F. Pioneira Thomson Learning,2002
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
HAMMER, M; CHAMPY, J. Reengenharia: revolucionando a empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
MAXIMIANO, A. C. Introdução á administração, 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1995.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Não há uma organização que atinja a prosperidade financeira e mercadológica sem ter processos bem definidos. Investir no planejamento de processos gerencias é fundamental para a otimização do trabalho. Atualmente diversas empresas estão se organizando por planejamento em processos, o que requer uma visão horizontal com as pessoas trabalhando não mais em uma função, mas em um processo voltado para o cliente. Existem responsáveis pelos processos e não pelo departamento ou funções. (HAMMER, 1998).
 A organização está relacionada com a estrutura organizacional, ou seja, a forma de fazer o trabalho, quem executará as tarefas, verificar os recursos necessários, organizar o todo para que a organização tenha uma ação empresarial de sucesso e comprometimento.
 O planejamento é uma ferramenta gerencial primordial para as organizações contemporâneas, pois, planejar em uma organização consiste no estudo e na escolha de alternativas para se alcançar um objetivo de forma eficiente e eficaz, a partir da situação atual da organização. Portanto, o processo administrativo deve iniciar-se pelo planejamento, delimitando os objetivos e implantando políticas organizacionais para o seu alcance, num processo sucessivo e ininterrupto, com o monitoramento e avaliação dos mesmos. Para Chiavenato (2004, p. 152) “O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los”. Segundo Kotler e Armstrong (2003, p. 33). O planejamento encoraja a administração a pensar sistematicamente no que está acontecendo e no que acontecerá. Ele força a empresa a definir melhor seus objetivos e políticas, leva a uma melhor coordenação de seus esforços e oferece padrões de desempenho mais claros para o controle. De acordo com Maximiano (2004), entende-se por planejamento a atividade de 
Insira neste local sua citação direta curta devidamente citada com base no material utilizado.
se definir um futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de alternativas. Essa afirmação é reforçada por Certo (2003, p. 103) afirmando que: “Planejamento é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio de análise da avaliação e da seleção das oportunidades previstas”
Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. Planejar, segundo Moraes (2001, p. 13), significa pensar antecipadamente em objetivos, ações e atos, com base em algum método, plano ou lógica (não palpites). O planejamento produz planos, em que se determinam estratégias, diretrizes, táticas ou procedimentos, de forma racional, a fim de que os objetivos sejam alcançados.
Segundo Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”. Esses são os questionamentos básicos para a elaboração e implementação dessa ferramenta. Muitos acreditam que só é necessário em empresas de grande porte, mas ao contrário do que se pensa, planejar e estabelecer metas organizacionais não só é necessário em grandes empresas, se faz também para toda e qualquer organização, seja ela de pequeno, médio, ou grande porte, pois, dificilmente uma organização permanecerá competitiva no mercado se não houver planejamento.
�
Pluga.com 2010
Em todo o momento faz-se necessário o planejamento, pois somente assim a organização poderá se preparar para mudanças e eventuais surpresas. As mudanças são constantes e aceleradas e as empresas que não forem capazes de se planejar, com uma visão muito clara de como diferenciar-se de seus concorrentes, serão facilmente aniquiladas por eles. O planejamento é mais do que necessário para as empresas hoje, mais para colocá-lo em prática de forma efetiva é preciso que o gestor conheça cada um de seus elementos, suas funções e seus limites, sendo flexível o bastante para perceber que planejar nem sempre é o contrário de fazer.
As modificações provocadas quanto à implementação do planejamento organizacional interferem diretamente nos indivíduos que compõem a empresa. Para tanto, faz-se necessária uma mudança de hábitos culturais organizacionais, através de treinamento, substituição, transferências, funções e avaliação. O planejamento prevê uma mudança tecnológica apresentada pela aquisição dos conhecimentos e pela maneira de realizar os trabalhos. Quanto aos sistemas, podem ocorrer alterações nas responsabilidades estabelecidas, nos níveis de autoridade, descentralização, comunicações, procedimentos e instruções. 
O planejamento, quando participativo, inclui todasas áreas da empresa, que são inseridas no projeto e na execução das tarefas. Para que o planejamento seja executado com êxito e que sejam alcançados os resultados esperados, é necessário que a elaboração tenha
objetivos claros e inclua todos os participantes das atividades pertinentes ao projeto. Quando coordenado, o planejamento visa à sequência lógica e ordenada do processo produtivo, à realização das tarefas no intuito de alcançar objetivos e realizar os princípios que regem a empresa. Os aspectos envolvidos são projetados de forma que atuem interdependente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente.
O planejamento é uma ferramenta que tem como finalidade administrar o futuro, um processo de tomada de decisões que de alguma forma busca influenciar o futuro ou aplicá-la futuramente, sendo assim, chamado de decisões de planejamento, que se baseia na definição das metas que a empresa busca alcançar, estabelecendo estratégias para estas e desenvolver planos para integrar e coordenar estas atividades, buscando assim os fins e os meios, ou seja, o que será feito e como será feito.
 Na realização do trabalho, foi analisado que administrar uma empresa é conduzi-la por caminhos cheios de obstáculos e perigos a cada instante. O diferencial entre uma e outra empresa está na forma de como o administrador utiliza as funções e as ferramentas administrativas a seu favor. Diante disto, as estratégias e o planejamento organizacional são de grande importância para todo e qualquer tipo de organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pois, através da implantação dessas ferramentas se reduz as incertezas e torna as organizações cada vez mais competitivas. A importância do planejamento e da estratégia dá-se ao fato de se tentar prever as situações inesperadas e problemáticas com antecedência, e suas eventuais soluções, evitando assim a maior quantidade de imprevistos possíveis.� Esses imprevistos organizacionais ocorrem, e detêm grande peso na administração das empresas, mas, são efeitos de um outro grande problema: a falta de informação e de acesso a ferramentas administrativas dedicadas a sua realidade. Portanto, a aplicação dos mesmos nas organizações tem possibilitado o avanços e desenvolvimento, tornando-se essencial para que os gestores organizacionais usufruam dos benefícios de se planejar antes de agir e pensar antes de executar. Diante disso, o processo de implantação e desenvolvimento do planejamento e das estratégias organizacionais necessitam de muita atenção, colaboração, responsabilidade e participação, pois, serão eles quem definirão quais produtos e tecnologias a organização irá desenvolver, onde e para quem os produtos serão vendidos e como a empresa obterá vantagens sobre seus concorrentes.
 Essas atividades citadas acima poderão ser desenvolvidas em qualquer ordem e servirão de base para se desenvolver o processo de estabelecimento dos objetivos e das estratégias organizacionais, possibilitando o conhecimento das dificuldades e facilidades do ambiente. 
 base para se desenvolver o processo de estabelecimento dos objetivos e das estratégias organizacionais, possibilitando o conhecimento das dificuldades e facilidades do ambiente. 
1 Marilany Naval do Nascimento
2 Dalianne Maciel Batista
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso: Processos Gerenciais- 
Turma: Flex (0225) – Modulo III - Seminário Interdisciplinar III -Data 17/11/2018
����

Continue navegando