Buscar

Práticas de Gestão em Indústria Farmacêutica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3. MATEMÁTICA FINANCEIRA
	
	
 
 
 NOME DO ALUNO 
PRÁTICAS DE GESTÃO ADOTADAS POR UMA INDÚSTRIA DE FARMACOS DE MANIPULAÇÃO 
 
 LEME 
 
 2019 
Trabalho apresentado em requisito a produção textual ao segundo semestre, portfólio das matérias de:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
 
 METODOLOGIA CIENTÍFICA 
 MATEMÁTICA FINANCEIRA 
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL (ONLINE) 
GESTÃO DE PESSOAS 
SEMINÁRIO DE PROJETOS INTEGRADOS 
Ao meus queridos Professores e Mestres que muito contribuirão para o meu conhecimento e prática que levarei ao longo da vida.
NATÁLIA MARTINEZ A. WOITAS; 
 
REGINA CELIA ADAMUZ;
MARCELO SILVA DE JESUS;
LUISA MARIA S. CAVENAGHI;
MÔNICA MARIA SILVA;
HENRY TETSUJI NONAKA. 
 
 SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO................................................................................................................ 2.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO...................................................................................... 2.1. METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO....................................................
2.2. GRÁFICO DO PRODUTO NO NICHO DE MERCADO......................................................
2.3. RESUMO....................................................................................................................
3. MATEMÁTICA FINANCEIRA........................................................................................... 
3.1. JUROS SIMPLES.......................................................................................................... 3.2. PORCENTAGEM NA COMPRA DE MEDICAMENTOS..................................................... 
3.3. LUCRO........................................................................................................................
4. METODOLOGIA CIENTÍFICA............................................................................................
5. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL.....................................................................
5.1. A GERAÇÃO DOS RESÍDUOS DE LIXO............................................................................
6. GESTÃO DE PESSOAS......................................................................................................
7.CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................. 
8. REFERÊNCIAS..................................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
 DAREMOS INÍCIO AO SEGUNDO PORTFÓLIO REFERENTE AS COMPETÊNCIAS DE CADA DISCIPLINA DEIXANDO CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DE NOSSA ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.
 A PESQUISA É SOBRE ABERTURA DE UMA EMPRESA DE MEDICAMENTOS É ASSIM COM A MAIOR SATISFAÇÃO ESTE CONJUNTO DE PESQUISAS PROPICIA UMA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DAS DICIPLINAS.
 ASSIM OFERECER UM ENTENDIMENTO E APRENDIZADO POR MEIO DE RECURSOS MULTIDISCIPLINARES, COMO CHAT, FÓRUNS, WEBAULAS, MATERIAL DE APOIO E e-mail.
 PARA ENRIQUECER O APRENDIZADO ESTE TRABALHO TEXTUAL INDIVIDUAL FOI NECESSÁRIO O APOIO DA BIBLIOTECA VIRTUAL PARA OFERTAR E TORNAR OS ESTUDOS AINDA MAIS EFICIENTE E PRAZEROSO, CONCORRENDO PARA UMA FORMAÇÃO COMPLETA, NA QUAL O CONTEÚDO APRENDIDO INFLUENCIA NA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL.
 O OBJETIVO GERAL É O DE OFERECER ESTUDOS IMPACTANTES E AO MESMO TEMPO ABRANGENTE DAS INTERFACES, NECESSIDADE DE EQUALIZAÇÃO ENVOLVENDO O MERCADO E O CLIENTE COMO TAMBÉM O FORNECEDOR DE SERVIÇOS PONTOS RESULTANTE DE UMA POSTURA EMPRESÁRIAL TEMOS UMA TÉCNICA E ESTRATÉGIA DE MANUFATURA E SERVIÇOS. 
 
 
 
2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
 A MAIORIA DAS DECISÕES EMPRESARIAIS SÃO TOMADAS DENTRO DE UM CONTEXTO MUITO CONTURBADO E DE INFORMAÇÕES NÃO REAIS IMPRECISAS.NA MAIORIA DAS VEZES TAIS DECISÕES REQUEREM UM GRAU DE JULGAMENTO CARREGADO DE SUBJETIVIDADEE PODEM MUDAR SIGNIFICAMENTE AS TÁTICAS E AS ESTRATÉGIAS E RESULTADOS DE UMA EMPRESA. O MAIOR SUCESSO QUE AS METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOS (PE) TEM ALCANÇADO NO MEIO EMPRESARIAL\INDUSTRUAL ESTÁ JUSTAMENTE RELACIONADO AO MESMO TEMPO LIGADO A REDUÇÃO DESTE GRAU DE INCERTEZAS. MESMO NÃO SENDO GARANTIA ABSOLUTA DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS, O PE, QUANDO BEM APLICADO, AUMENTA O GRAU DE ACERTOS E RESPOSTAS POSITIVAS DA EMPRESA NO QUE TANGE AS ESTRATÉGIAS A SEREM POR ELA ADOTADAS, DOS PLANOS DE AÇÃO QUE DECORREM DESTAS ESTRATÉGIAS E, FINALMENTE DOS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS POR ESTAS ESTRATÉGIAS.
 TODA ORGANIZAÇÃO OU INDÚSTRIA POSSUI UMA ESTRATÉGIA, MESMO QUE NÃO EXPLÍCITA, PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS. O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TEM COMO META DE DISCIPLINAR O “PENSAMENTO ESTRATÉGICO” BUSCANDO TRANSFORMÁ-LO EM ATIVIDADES CONCRETAS PARA ATINGIR, DE MANEIRA CONVENIENTE, OS OBJETIVOS TRAÇADOS E PREESTABELECIDOS (SPROESSER E BATALHA).
2.1. METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 
 ETAPA 1- SENSIBILIZAÇÃO. A ETAPA DE SENSIBILIÇÃO ENVOLVE A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA A SER ADOTADA NO CONJUNTO DO EXERCÍCIO DO TRABALHO.NESTE CASO ELA FOI DEFINIDA COMO SENDO “UM CONJUNTO DE DECISÕES E AÇÕES RELATIVAS Á ESCOLHA DOS MEIOS E ARTICULAÇÃO DOS RECURSOS PARA SE ATINGIR UM DETERMINADO OBJETIVO”. O CONCEITO DE ESTRATÉGIA NÃO DEVE SER CONFUNDIDO COM O DE (PE). O PE PODE SER VISTO COMO SENDO O PROCESSO METODOLÓGICO QUE VISA DETERMINAR ESTRATÉGIAS, FORMAS DE IMPLEMENTÁ-LA E MECAMISMOS DE CONTROLE PARA AÇÕES DECORRENTE DESTA IMPLEMENTAÇÃO.
 ETAPA 2- DEFINIÇÃO DA MISSÃO. A DEFINIÇÃO DA MISSÃO TEM POR FUNÇÃO JUSTIFICAR A EXISTÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO OU INDÚSTRIA, BUSCANDO DEFINIR ONDE SE QUER CHEGAR, QUAL O SEU “NEGÓCIO” E NO QUE ELA DEVERA FOCAR, DEVENDO SER A MAIS ABRANGENTE POSSÍVE, SEM, ENTRETANTO, TORNAR-SE TÃO AMPLA QUE INVIABILIZE SUA FUNÇÃO.
 ETAPA 3- DEFINIÇÃO DAS METAS GERAIS. OS OBJETIVOS REPRESENTAM OS FINS QUE A INDÚSTRIA PRETENDE ATINGIR, SENDO INFLUENCIADA BASICAMENTE PELAS FORÇAS INTERNAS E PELA CULTURA DOS ESTRATEGÍSTAS (DIRETORES E GESTORES).
 ETAPA 4- SEGMENTAÇÃO ESTRATÉGICA. A SEGMENTAÇÃO ESTRATÉGICA SE APLICA EM INDÚSTRIAS QUE FABRICAM DIFERENTES PRODUTOS COMO OS DE MEDICAMENTOS QUE POR SUA VEZ, PODEM POSSUIR FATORES-CHAVES DE SUCESSO DIFERENCIADOS.OS MÉTODOS DE SEGUIMENTO DE ESTRATÉGIA UTILIZAM TRÊS DIMENSÕES BÁSICAS: A CARACTERÍSTICAS DO COMPRADOR, AS APLICAÇÕES DO PRODUTO E AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS.
2.2. GRÁFICO DO PRODUTO NO NICHO DE MERCADO 
 
2.3. RESUMO 
 COM ESTE PROCESSO SISTEMÁTICO E LÓGICO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A EMPRESA CONSEGUIRA REUNIR FORÇAS EM TORNO DE UM OBJETIVO OU ALVO COMUM, COM A PERCEPÇÃO DE QUE TODAS AS AÇÕES COTIDIANAS TENHAM UM PROPÓSITO.
 O IMPORTANTE DESTE PROCESSO FOI REUNIR FATO QUE FAZEM PENSAR TODOS JUNTOS NO FUTURO, ELABORANDO ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E PROCEDIMENTOS PARA O PRESENTE COMO FORMA DE FACILITAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS QUE É A VENDA E COMÉRCIO DE UM FÁRMACO NO MERCADO.
3. MATEMÁTICA FINANCEIRA
 MATEMÁTICA FINANCEIRA É UMA ÁREA DE ATUAÇÃO DE PRÁTICAS DA MATEMÁTICA, QUE EM COMUM CONSISTE EM CÁLCULOS DIRECIONADOS À MELHOR ORGANIZAÇÃO E AO MAIOR CONROLE DO DINHEIRO GANHO.
 MAIS DO QUE UMA CIÊNCIA, É UMA FERRAMENTA MUITO ÚTIL NO LABOR DO DIA A DIA, TANTO PARA PRESTAR CONTAS PESSOAIS QUANTO DAQUELAS QUE PERTENCEM A UMA EMPRESA DE MEDICAMENTOS.
 A PARTIR DE DIFERENTES BASES E FÓRMULAS, SOBRE AS QUAIS É POSSÍVEL TER UMA VISÃO SOBRE CÁLCULOS E FINANÇAS OU, SEJA COMO UTILIZAR BEM O DINHEIRO DAS VENDAS.
 FAZ NECESSÁRIO ENTENDER DA IMPORTÂNCIA TAMBÉM A PARTIR DOS INSTRUMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA QUE SONHOS E IDÉIAS SÃO CONCRETIZADOS QUE, SÃO INDISPENSÁVEL CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE PORCENTAGEM, JUROS E FÓRMULAS QUE PERMITEM ENTENDER EXATAMENTE O TAMANHO DA CONTA DENTRO DA EMPRESA.
 ASSIM, IDENTIFICA OS GANHOS REAIS DE VENDAS DOS PRODUTOS EM UM DETERMINADO PERÍODO, ÉPOCA OU ANO LEMBRANDO QUE, A MATEMÁTICA DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL NO BOLSO DE QUEM VAI ADQUIRIR UM PRODUTO DETERMINADO.
3.1. JUROS SIMPLES 
 JUROS SIMPLES SÃO UMA “CORREÇÃO CALCULADA SOBRE UMA VALOR INICIAL’’ EXPRESSO EM PORCENTAGEM.
 TRARA-SE DE UM ACRÉSCIMO QUE, COMO O NOME INDICA, É BASTANTE COMUM DE SER REALIZADO.
 PODE SER UMA TAXA OU RECEBIMENTO EXTRA POR NÃO HAVER O DESEMBOLSO TOTAL NO ATO, PARTINDO DE UM VALOR PRESENTE, SE APLICA UMA ENCARGO DE JUROS EM CIMA DO PRODUTO “MEDICAMENTO” A FÓRMULA DOS JUROS SIMPLES É BASTANTE ENXUTA E CONSIDERA QUATRO VARIÁVEIS:
 1- CAPITAL (C): O VALOR PRESENTE, QUE SE REFERE À QUANTIA TOTAL DA OPERAÇÃO;
 2- JUROS (J): ACRÉSCIMO SOBRE O CAPITAL;
 3- TEMPO (T): A DURAÇÃO DA OPERAÇÃO (GERALMENTE EXPRESSA EM MESES);
 4- TAXA (i): PERCENTUAL QUE DETERMINA A QUANTIDADE DE JUROS QUE INCIDEM NA OPERAÇÃO.
 
3.2. PORCENTAGEM NA COMPRA DE MEDICAMENTOS 
 O FATURAMENTO BRUTO DE MEDICAMENTOS NO ANO DE 2017 FOI DE 44,4 BILHÕES DE REAIS.ESSES, NUMEROS CRESCEU 9 % EM RELAÇÃO AO ANO DE 2016.AS VENDAS DE MEDICAMENTOS CHEGARAM A 30,32 BILHÕES DE REAIS E TAMBÉM TEVE UM AUMENTO SIMILAR COMPARADO AO ANO ANTERIOR.
 EM RELAÇÃO AOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS, TAMBÉM HOUVE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DE 6,5 % NAS VENDAS, TOTALIZANDO 5,26 BILHÕES DE REAIS.OS PRODUTOS COSMÉTICOS E DE HIGIENE TOTALIZANDO 14,17 BILHÕES NA RENDA DAS FARMÁCIAS NO ANO DE 2017, ISSO REPRESENTA NA PRÁTICA O QUANTO O SETOR TEM CRESCIDO E O QUANTO O LUCRO MÉDIO TEM ATRAÍDO OS NOVOS EMPRESÁRIOS.
3.3. LUCRO 
 LUCRO É O QUE SE GANHA A PARTIR DE ALGO OU SEJA DO PRODUTO OFERECIDO AO CONSUMIDOR O LUCRO É CONSIDERADO TODO O RENDIMENTO POSITIVO OBTIDO ATRAVÉS DE UMA NEGOCIAÇÃO ECONÔMICA OU DE QUALQUER VENDA.NA ECONOMIA, O LUCRO É TUDO O QUE FOI GANHO OU RECEBIDO A PARTIR DE UM ATO DE COMERCIALIZAÇÃO EM UM OUTRO SENTIDO, O LUCRO PODE TAMBÉM SER ENTENDIDO COMO TODO O GANHO QUE SE FAZ OU SEJA, O QUE SE GANHA DO QUE FOI INICIALMENTE INVESTIDO.
 
 
4. METOLOGOLIA CIENTÍFICA
 METODOLOGIA APLICADA À PESQUISA É TUDO QUE SURGE DO ENTENDIMENTO CONHECIMENTO QUE SE TEM E DO DESEJO DE DESVENDAR É PROVAR FATOS NOVOS. É DA SEDE DE CONHECIMENTO QUE NASCEM AS IDÉIAS E PESQUISAS, ESSAS PESQUISAS COMEÇAM COM PENSAMENTOS, OU SEJA, EXPERIÊNCIAS PESSOAIS, TEORIAS, OBSERVAÇÕES DE FATOS, RELATOS, LEITURAS DE ARTIGOS DE JORNAIS OU REVISTAS.
 PESQUISA É UMA AÇÃO VOLTADA PARA A SOLUÇÃO DE UM DETERMINADO PROBLEMA POR MEIOS DOS PROCESSOS DO MÉTODO CIENTÍFICO. PODE SER CONSIDERADA UM PROCEDIMENTO FORMAL COM MÉTODO DE PENSAMENTO REFLEXIVO QUE REQUER UM TRATAMENTO CIENTÍFICO E SE CONSTITUI NO CAMINHO PARA SE CONHECER A VERDADE OU PARA DESCOBRIR REALIDADES PARCIAIS.
 PESQUISA CIENTÍFICA É OUTRO MANEIRA DE PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO E ESCLARECIMENTO HUMANO EM TODAS AS ÁREAS, SENDO SISTEMATICAMENTE PLANEJADA E EXECUTADA SEGUNDO CRITÉRIOS MUITOS RIGOROSOS DE PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES.
 UMA PESQUISA SERÁ CONSIDERADA CIENTÍFICA, SE FOR OBJETO DE INVESTIGAÇÃO PLANEJADA, DESENVOLVIDA E REDIGIDA CONFORME AS NORMAS METODOLÓGICAS CONSAGRADAS PELA CIÊNCIA.
 
4.2. CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA 
 PESQUISA PURA - É AQUELA CONHECIDA TAMBÉM POR BÁSICA OU TEÓRICA, A PESQUISA PURA OBJETIVA GERA NOVOS CONHECIMENTOS ÚTEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, SEM APLICAÇÃO PRÁTICA PREVISTA.
 ENVOLVE VERDADES E INTERESSES UNIVERSAIS.É MOTIVADA BASICAMENTE PELA CURIOSIDDE INTELECTUAL DO ESTUDANTE UM EXEMPLO ‘’A ORIGEM DE OUTROS UNIVERSOS”.
 PESQUISA QUALITATIVA – NESTE ENFOQUE NÃO HÁ MEDIÇÃO NUMÉRICA, COMO NAS DESCRIÇÕES SEU PROPÓSITO ESTÁ EM RECONSIDERAR OU A REALIDADE OBSERVADA.ASSIM CONSIDERA A EXISTÊNCIA DE UMA DINÂMICA ENTRE MUNDO REAL E O SUJEITO.
 QUANTITATIVA – NESTE MODELO DE ANÁLISE TEMOS A COLETA DE DADOS PARA DAR CONTA DAS PERGUNTAS QUE ENVOLVE A PESQUISA ELA, UTILIZA MÉTODOS ESTATÍSTICOS E TRADUZ EM NÚMEROS OPINIÕES E INFORMAÇÕES PARA CLASSIFICÁ-LOS E ORGANIZÁ-LOS.
 UM FATO NA PESQUISA APLICADA É QUE ENVOLVE VERDADES E INTERESSES LOCAIS POR EXEMPLO A BUSCA DE UM NOVO MEDICAMENTO, QUANDO O QUE SE OBJETIVA GERAR UM ENTENDIMENTO PARA A APLICAÇÃO PRÁTICA, DIRIGIDO Á RESPOSTAS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS ESPECÍFICOS.
 
5. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 
 COM O AUMENTO DA POPULAÇÃO E A ENORME EXPOSÃO DAS CIDADES JUNTO VIERAM VÁRIOS PROBLEMAS SOCIAIS.O CRESCIMENTO DO LIXO GERADO ALIADO AO PROFUNDO CENÁRIO SOCIAL FORAM UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA O DSENVOLVIMENTO DE UM PROBLEMA SANITÁRIO NO PAÍS.
 A FALTA DE,ENTENDIMENTO BÁSICO SOBRE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO CRIAM, MAUS COSTUMES TAIS COMO, DESPEJO DE DEJETOS EM LOCAIS NÃO ADEQUADOS COMO RUAS, ESTRADAS, CAMPOS, RIOS E ATÉ MESMO NO SOLO JUNTO COM ESTES APARECEM OS VETORES COMO BARTAS, ESCORPIÃO, RATOS ESTE FATOS DE MAL HÁBITO GERAM UM QUADRO DE ENFERMIDADES PARA A POPULAÇÃO ONDE SE ENCONTRAM, PODENDO AFETAR A SAÚDE, DE TODOS DEVE SE LEMBRAR QUE, DEPENDENDO DO LUGAR CAUSA ENCHENTES PARA A POPULAÇÃO LOCAL ISSO PDE ALASTRAR E TORNAR-SE UMA EPIDEMIA.
 TENDO ESTE PONTO DE VISTA COMO PROBLEMA É NECESSÁRIO QUE O ESTADO JUNTO AS DIVERSAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE, COLABOREM COM INICIATIVAS PARA GERENCIAMENTO DE DEJETOS.AÇÕES COM O RECOLHIMENTO SELETIVO, RECICLAGEM DO MATERIAL DESCALTÁVEL SÃO ALTERNATIVAS EFETIVAS QUE, ALÉM DA DIMINUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE, GERAM EMPREGOS E SUSTENTABILIDADE A SOCIEDADE ALÉM DE CRIAR EMPREGOS ASSIM SURGE TAMBÉM UM INCENTIVO A UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL. 
5.1. A GERAÇÃO DOS RESÍDUOS DE LIXO 
 PORTANTO, MEDIDAS SÃO INDISPESAVEIS PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO LIXO TAIS COMO LOCAIS APROPRIADOS PARA DESCARTE DE MATERIAL NÃO REUTILIZAVEL.PARA ESSE AUMENTO OCORRER, O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE COM PARCERIA DE INDUSTRIAS QUE PRODUZEM LIXO, PODEM CRIAR PROGRAMAS QUE PROCUREM REUTILIZAR OS MATERIAIS QUE PRODUZEM, ALÉM DO MAIS, O PODER PUBLICO DE CADA MUNICÍPIO DEVE OU DEVERIA PREZAR PELA COLETA NORMAL E REGULAR DO LIXO E REALIZAR PALESTRAS OU CURSOS NAS REDES DE ENSINO ENSINANDO E MOSTRANDO O TANTO DE LIXO QUE SE PRODUZ E ACUMULA DIARIAMENTE PARA QUE DESDE MODO CADA UM FIQUE ATENTO DA SUA RESPONSABILIDADE. 
 
6. GESTÃO DE PESSOAS
 BASICAMENTE GESTÃO DE PESSOAS É UM CONJUNTO DE TÁTICAS EMPREGADAS POR EMPRESAS PARA DESENVOLVER SEU CAPITAL HUMANO.AS ATIVIDADES DE RECURSOS HUMANOS SÃO EXERCIDAS DESDE A ATRAÇÃO DOS MELHORES TRABALHADORES ESPECIALIZADOS POSSÍVEL E TAMBÉM INCLUEM EVOLUÇÃO, RETENÇÃO E SATISFAÇÃO PARA ATUAR EM SUAS FUNÇÕES NESSE CONTEXTO, A GESTÃO DE PESSOAS E DOS RECURSOS HUMANOS NÃO SE TRATA APENAS DE ENCONTRAR OU DEIXAR SEUS COLABORADORES
SATISFEITOS E MOTIVADOS.
 MAS QUE CRIAR UMA ESTRATÉGIA OU MESMO UMA TÁTICA COMPLETA ENVOLVE TODA UMA EQUIPE EM BUSCA DE EVOLUÇÃO, ADEQUAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DE QUEM FAZ PARTE DELA ASSIM ELA ESTÁ APOIADA EM CINCO 5 PILARES VITAL
 
 
 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO QUEM FICA PARADO ACABAFICANDO PARA TRÁS, E ISSO CORRESPONDE NÃO SÓ PARA A GESTÃO DE EMPRESA COMO COMO UM TODO, MAS TAMBÉM PARA A EVOLUÇÃO DE CADA PROFISSIONAL OU FUNCIONÁRIO.O APRENDIZADO E A BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO DEVEM SER SEMPRE RECICLADOS APERFEIÇOADOS, PARTINDO DA EMPRESA E DE CADA UM DOS FUNCIONARIOS.
 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NESSE DADO PROCESSO OS ADMINISTRADORES DEVEM INCENTIVAR O DIÁLOGO, QUEBRANDO AS BARREIRAS HIERÁRQUICAS E TRABALHANDO EM EQUIPE COMO TODO O TIME, PARA ASSIM DESDA MANEIRA ACERTAR UM OBJETIVO COMUM.
 MOTIVAÇÃO NORNALMENTE SEMPRE É O PONTO REFERENCIA DE PARTIDA, POIS QUALQUER EMPRESA DEPENDE DO COMPRIMENTO PESSOAL DE CADA PESSOA QUE DELA PARTICIPA PENSANTO NA ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO, O MAIS IMPORTANTE É SABER O QUE MOTIVA UMA PESSOA A FAZER PARTE DELA.
 TRABALHO EM EQUIPE A EMPRESA É UM ORGANISMO SÓ COM UM OBJETIVO COMUM PARATODOS, POR ISSO NÃO FAZ SENTIDO CADA SETOR OU CADA EQUIPE TER OS SEUS PRÓPRIOS OBJETIVOS SE ELES NÃO POSSUEM LIGAÇÃO COM OS DEMAIS.
 CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA POR MELHOR QUE SEJA ARQUITETADO TODO ESSE CONJUNTO O SUSSESO NÃO SERÁ POSSÍVEL CASO OS FUNCIONÁRIOS NÃO, POSSUAM ENTENDIMENTO E COMPETÊNCIA PARA EXECUTAR SUAS ATIVIDADES. 
 
 
 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 AO ELABORAR ESTE TRABALHO FOI PESQUISADO ASSUNTOS ATUAIS DE CADA DICIPLINA RELACIONADAS COM A TEMÁTICA DE UMA FABRICA DE FARMACOS.
 8. REFERÊNCIAS 
 AFONSO, Rita de Cássia M. DIRETRIZES PARA PRÁTICA EM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Rio de Janeiro: SERPRORJ 2009.
 CHIAVENATO, Idalberto. INTRODUÇÃO Á TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: UMA VISÃO ABRANGENTE E MODERNA DA ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES.EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA. Rio de Janeiro. Editora Elsevier,2003.
 KEELLING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. GESTÃO DE PESSOAS: UMA ABORDAGEM GLOBAL. São Paulo: Difusão Editora, 2008.
 MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração Editora Altlas S.A, 2007.
 BARCAUI, A.B; BORBA, D; SILVA,I M.; NEVES, R.B Gerenciamento do tempo em projetos.Editora fvg,2012.
 XAVIER,C. M.; WEIKERSHEIMER, D.; LINHARES JÚNIOR, J G.; DINIZ,L J. Gerenciamento de Aquisição em Projetos.Editora FVG,2013.
 ANVISA AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada- RDC número 17, de 16 de Abril de 2010.Disponível em : < www.anvisa.gov.br\legis
 AKATU. Responsabilidade Social e Empresarial. Disponível em: <http\\www.akatu.org.br\akatu_ acao\publicacoes\responsabilidade-social-empresarial.
 PARENTE,EDUARDO AFONSO DE MEDEIROS, Matemática Comercial e Financeira.ED reform. São Paulo:ftd,1999.
 OIVEIRA, Dajalma de Pinho Rebouças de, Planejamento estratégico; conceito, metodologia e prática 9. ed. São Paulo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando