Buscar

A2 Prova Sistema de Informação Gerenciais UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial
Sistema de Informações Gerenciais
 
Questão 1
Nas organizações modernas a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Segundo os estudos de Nonaka e Takeuchi (1997, apud Penteado et. al, 2008) o modelo conhecimento como "espiral do conhecimento" propõe explicar o processo de transformação do conhecimento dentro das organizações. Segundo os autores, este processo se divide em quatro etapas. Refletindo esses estudos, analise as proposições abaixo identificando com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
 
(_) Socialização corresponde ao compartilhamento de experiencias.
(_) Internalização corresponde a comunicação do conhecimento ao grupo através do uso de conceitos, analogias, metáforas ou modelos (tácito para explícito)
(_) Combinação utiliza-se de uma linguagem formal para registrar e difundir o conhecimento, como por exemplo, a criação de manuais (explícito para explicito)
(_) Externalização compreende o processo de aprendizagem, quando novos conhecimentos começam a ser assimilados pelos indivíduos e são utilizados para agregar ou modificar o conhecimento já existente (explícito para tácito).
 
Depois de analisar as proposições, identifique a chave correta que registra a sequência dos valores lógicos das proposições.
V V V V
V V V F
V V F F
V F V V
V F V F
 
Questão 2
Nos últimos anos as tecnologias da informação e comunicação têm evoluído de forma rápida, fazendo com o que as organizações tenham maior eficiência e rapidez nas tomadas de decisão. Nesse cenário, como possibilidade de estratégia organizacional, a internet é utilizada pelas empresas para fazer negócios e nessa perspectiva aparecem os processos de e-commerce e e-business que agregam conceitos distintos que por fim podem se complementar. Refletindo as teorias discutidas na disciplina SIG, analise as proposições abaixo, identificando as proposições verdadeiras:
O e-commerce trabalha diretamente com as vendas no ambiente virtual.
O e-commerce e o e-business possuem os mesmos significados e remetem aos mesmos conceitos de fazer negócio.
O e-business trata apenas de processo de negociação da empresa na rede. Esse modelo de negócio não permite a integração com fornecedores, clientes ou até outras empresas e governo.
O e-commerce está inserido no modelo de negócios e-business.
 
Depois de analisar as proposições, identifique a chave correta que registra esses modelos com sua respectiva característica.
Apenas a proposição I é verdadeira.
Apenas a proposição II é verdadeira.
Apenas a proposição III é verdadeira.
Apenas a proposição I, III e IV são verdadeiras.
Apenas a proposições I e II são verdadeiras.
 
Questão 3
Um dos grandes requisitos do marketing One-to-One é possuir alguma ou bastante informação sobre os clientes da organização. Assim, coletar de informação é uma das prioridades para o sucesso do marketing One-to-One.
Resgatando as teorias estudadas nas disciplinas, identifique quais das proposições abaixo trazem as principais vantagens da utilização das técnicas de marketing One-to-One.
 
Maior facilidade de identificação da informação registrada relativa ao cliente e histórico dos contatos realizados.
Relacionamento empresa-cliente mais duradouro.
Facilidade em explorar com eficiência o potencial do cliente.
Os clientes tornam-se agora, parte integral do processo de desenvolvimento do produto ou serviço.
Adequar o marketing da empresa com precisão trabalhando às características de cada cliente
 
Depois de analisar as proposições, identifique a chave correta:
Apenas as proposições I, II e IV.
Apenas a proposições I, II e III.
Apenas a proposições II, III e V
Apenas a proposições I, III e IV
Todas as proposições.
 
Questão 4
Os sistemas ERP apresentam diferenças em seu ciclo de vida em relação aos pacotes comerciais tradicionais, principalmente no que se refere a sua abrangência funcional e a visão de processos que se reflete na integração entre seus diversos módulos. Refletindo essa teoria, identifique das proposições abaixo, que trazem argumentações sobre as etapas do ciclo da vida de sistema ERP, a(s) proposição(ões) verdadeira(s):
A etapa de decisão e seleção ocorre uma única vez, pois geralmente decide-se utilizar um único sistema ERP de maneira completa. Nessa etapa, a empresa deve considerar todos os fatores envolvidos na utilização de sistema ERP, analisando suas vantagens e desvantagens. Ainda fazem parte dessa etapa a tomada de decisão pela utilização de sistema ERP, a escolha do fornecedor e o planejamento da implementação.
A implementação é apenas uma das etapas do ciclo de vida de sistema ERP, embora o termo seja normalmente utilizado para representar o ciclo completo. A implementação de um sistema ERP pode ser definida como o processo pelo qual modelos do sistema são colocados em funcionamento em uma empresa.
A etapa de atualização realimenta a etapas de implementação com novas necessidades que possivelmente serão atendidas por outros módulos e com 'condições de contorno', isto é, parâmetros de sistema já estabelecidos e em uso que só poderão ser alternados mediante nova mudança em procedimentos operacionais.
 
Depois de analisar as proposições, identifique a chave correta que registra essas proposições verdadeiras.
Apenas a proposições I e II.
Apenas a proposições I e III.
Apenas a proposições II e III.
Apenas a proposição I.
Todas as proposições são verdadeiras.
 
5. A Nike disponibilizou no seu site um novo serviço: o NikeID, em que é possível aos seus clientes modificarem, dentro de um conjunto de sapatos pré-selecionados, as características que compõem o sapato. Por exemplo, é possível alterar as cores do sapato standard nas suas várias partes (lateral, sola etc...) e inclusive é possível escolher um conjunto de características (3 na parte superior e 10 na parte lateral) para serem afixados nos sapatos. Refletindo as teorias de Peppers e Rogers (2004) sobre o marketing one-to-one e analisando o caso da Nike é correto afirmar:
 
A Nike não utilizou uma estratégia de marketing one-to-one. Utilizando apenas uma estratégia de CRM, gerindo os recursos internos de uma forma integrada, como meio de reter os clientes na empresa.
A Nike utilizou uma estratégica de marketing one-to-one. Nesse processo ela identifica o cliente, cria um processo de diferenciação entre eles, interage com o cliente e consegue entregar um produto personalizado.
A Nike utilizou uma estratégia de marketing one-to-one. Porém, não utilizou as tecnologias de informação como ferramenta estratégica de agregação de valor e consequentemente de maiores índices de competitividade para as empresas.
A Nike não utilizou uma estratégica de marketing one-to-one. Utilizou apenas uma estratégica de marketing de relacionamento utilizando os 4Ps de marketing
A Nike utilizou uma estratégica de marketing one-to-one. Apesar de não identificar o cliente, ela interage com o mesmo e consegue entregar um produto personalizado.
Questão 6
Drucker (1999) já alertava para o fato de que o trabalho se tornava cada vez mais baseado no conhecimento. Esse teórico já teorizava que somente a organização pode oferecer a continuidade básica de que os trabalhadores de conhecimento precisam para serem eficazes. Apenas a organização pode transforma o conhecimento especializado do trabalhador em desempenho. Nessa perspectiva apresentada e refletindo as teorias estudadas na disciplina sobre a Gestão de Conhecimento, argumente as diferentes entras entre o conhecimento tácito e o explicito.
 
Questão 7
O Comitê Gestor da internet no Brasil divulgou que em 2014 mais de 42 milhões de brasileiros acessam internet no celular e mais da metade dos brasileiros foram classificados como usuários de internet. Outro dado importante divulgado indica que acessar redes sociais é uma atividade feita por 30% dos donos de celulares. Navegar em sites é algo feito por 23% deles. Esse cenário é um indicativo da força da internet para fortalecero e-commerce. De acordo com Catalani et al. (2004), o crescimento dos negócios realizados via on-line exigiu a criação de novos conceitos e siglas, que correspondem aos denominados modelos de negócios B2C, B2B, C2C, B2E e G2B.
Segundo as terias estudadas nas disciplinas sobre os negócios na internet, conceitue e caracterize os modelos de negócios B2B, B2B, C2C, B2E E G2B, ressaltando as diferenças entre eles.
 
Gabarito: 
1E, 2E, 3E, 4E 5B

Outros materiais