Buscar

ANÁLISE DO FILME Guerra do fogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO FILME: A GUERRA DO FOGO
Na pré-história, a tribo de Ulam acredita que o fogo é sobrenatural. Quando um ataque apaga sua única fonte de calor, três guerreiros saem em busca de outra chama. Nessa jornada, eles conhecem os Ivakas, que são mais avançados e dominam o fogo. Mas adquirir o conhecimento desta ”riqueza” mística, não será fácil e trará outras descobertas.
A análise do filme, a partir da concepção teórica, o ato de matar se apresenta como uma atuação, em que o sujeito que o praticou está sujeito ao gozo( gozo esteve presente em todos os atores, em todos os momentos ) A pulsão de morte neste filme é apresentada como uma violência latente, instintiva , tal como uma capacidade de destruição que poderá ser posta em cena de várias maneiras e em vários momentos. Percebemos como eram as coisas há 80.000 anos
 A violência, desde sempre, acompanhou o desenvolvimento da humanidade e, assim, tem sido uma marca histórica. Quando levada ao extremo, a agressividade humana chega à aniquilação do outro a agressividade contra o outro é nada mais que uma forma de fugir da nossa própria agressividade e que a colocamos em cena através da violência como uma maneira de manter a salvo a nossa integridade, e isto fica claro no filme, toda vez que os homens se sentiam ameaçados a reação era agressiva, chegando inclusive ao canibalismo.
 
 A Guerra do Fogo é um filme peculiar, quase um documentário de antropologia, que mostra o comportamento humano pré-histórico desde a origem da linguagem, o desenvolvimento da espécie humana e o florescer da razão que mostra ao longo da disputa pela chama do fogo e que termina com a divisão do conhecimento de como produzi-la, algumas passagens da evolução da humanidade são mostradas como a do prazer sexual, original, instintivo e animalesco, chegam a sensação do riso, a demonstração de solidariedade, egoísmo, hierarquia e a afetividade e a paixão.
Onde se percebe a pulsão de vida e o surgimento das relações externas de afeto, pela primeira vez, demonstrada pela mulher grávida, e ambos o homem e a mulher observando o por do sol. 
Pulsão de Morte presente no filme:
- luta com animais
- a permanência na arvóre ate que acabasse a ultima folha 
- a permanência na ilhota do grupo esperando o fogo
- a busca pelo fogo, onde a exposição e o risco era uma constância.
A pulsão de Morte os empurrava para o movimento de viver e buscar a sobrevivência para não morrer.
Monica Prisco
Turma X

Outros materiais