Buscar

Educação profissional prova 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504052481)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell´s, de 1962. www.moma.org. O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em: 
 
		
	
	taylorismo - produção flexível
	
	toyotismo - fragmentação da produção.
	
	neofordismo - terceirização da produção.
	 
	fordismo - produção em série.
	
	Volvismo - Estoque limitado.
	Respondido em 17/09/2019 10:20:27
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503750761)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ford amplia a lógica taylorista, aplicando os princípios tayloristas nas produções em larga escala, instituindo as linhas de montagem. No fordismo, a obrigação de respeitar os tempos determinados não está mais ligada a esquemas de recompensa e prescrição, nem à adoção dos movimentos ¿adequados¿. Isso porque Ford introduz a seguinte forma de controle da produtividade operária, que elimina os tempos mortos e intensifica o trabalho:
		
	
	o kanban
	
	a polivalência operária
	 
	a esteira rolante
	
	o just in time
	
	o controle de tempos e movimentos dos trabalhadores
	Respondido em 17/09/2019 10:24:12
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504080783)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	NASCIMENTO, Lilliane de Lima Andrade do. Educação profissional e emancipatória: proposta para a formação crítica de trabalhadores menciona  em seu artigo, a seguinte citação de autores, portanto, insira na coluna abaixo a melhor opção de resposta.A perspectiva de Educação Emancipatória assume especial relevância quando direcionada à________________________. Isso porque lida diretamente com a formação de trabalhadores e seu encaminhamento para o mundo do trabalho. A esse público faz-se necessário, em virtude da precarização e desarticulação ocorrida nas últimas décadas, proporcionar espaços de discussão capazes de construir e fortalecer sua unidade e o pensamento de classe para si (Gramsci apud Montaño, 2011).
		
	
	Educação Infantil;
	
	Educação Inclusiva;
	
	Educação Fundamental;
	
	Educação do Ensino Superior.
	 
	Educação Profissional.
	Respondido em 17/09/2019 10:27:24
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503302339)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o texto de Altamiro Borges apresentado a seguir: (...) "as ´ilhas´ dão maior mobilidade à mão-de-obra, que desta forma pode ser deslocada através de vários processos fabris de acordo com a conveniência da empresa num dado momento. O just-in-time também estimula a chamada polivalência, o que não significa o fim do trabalho rotineiro e embrutecedor. Ao contrário. Ela se dá com base em operações simples sem qualquer exigência de especialização no serviço. Por último, esse sistema eleva a concorrência entre os próprios trabalhadores, forçando que os próprios se fiscalizem e controlem o trabalho em ´equipe´ nas ilhas de produção" Que paradigma produtivo o autor está descrevendo?
		
	
	mercantilismo
	
	socialismo
	
	fordismo
	 
	toyotismo
	
	taylorismo
	Respondido em 17/09/2019 10:28:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504222044)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população
		
	
	gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.
	 
	vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
	
	garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
	
	está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.
	
	proporciona acesso ao mercado de trabalho devido à diminuição da competitividade.
	Respondido em 17/09/2019 10:30:24
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201506198265)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(UTFPR - Adaptada)
Faça a leitura do texto e responda à questão:
"Os movimentos que vêm modificando as relações de trabalho guardam relação com a implantação de um novo padrão de acumulação (com raízes no chamado toyotismo), que teve lugar no Brasil especialmente a partir dos anos 90, em paralelo com a intensificação da abertura comercial e financeira. A exposição da economia à competição internacional contribuiu para a incorporação de processos de reestruturação produtiva, os quais flexibilizaram o mercado de trabalho - aumentando a liberdade dos empregadores na contratação e demissão de mão de obra - e introduziram novas tecnologias que tornaram obsoletos certos postos de trabalho."
(PINHEIRO, Alessandro Maia; ÁLVARO, Maria Angela Gemaque. Informalidade na região metropolitana de Belém. um retrato por gênero)
Em relação às consequências do processo descrito no texto, assinale a única alternativa INCORRETA.
		
	
	A flexibilização do mercado de trabalho obriga a PEA a ter maior nível de especialização, exigência dos melhores empregos no setor terciário.
	
	Nos países desenvolvidos promoveu a migração da População Ativa para o setor terciário, que hoje emprega a maior parte da população adulta.
	
	Em países emergentes à liberação da mão de obra da indústria somou-se a PEA que vem do campo em função da crescente mecanização rural.
	
	Os cargos industriais para a automação não têm signifcado com a criação postos de trabalho.
	 
	A perda dos cargos industriais para a automação sempre resultou na criação de um número maior de postos de trabalho que o de desempregados.
	Respondido em 17/09/2019 10:31:24
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503174387)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre as opções abaixo relacionadas, assinale aquela que NÃO indica um traço distintivo das propostas de educação profissional emancipatórias:
		
	
	domínio das bases técnico-científicas que fundamentam a vida laboral e social
	
	elevação da escolaridade dos trabalhadores
	
	formação para a cidadania
	 
	fragmentação da formação
	
	formação integral e humana
	Respondido em 17/09/2019 10:32:45
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503775303)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A racionalidade emancipatória tem como princípio a compreensão de que emancipação deve envolver o processo de libertar o indivíduo das condições que limitam o uso da razão crítica, relativa a seu agir social e profissional. A emancipação, assim, envolve os diferentes espaços: social, cultural, político, econômico e subjetivo do sujeito. Por conseqüência, a prática pedagógica da educação profissional é vista como uma atividade que deve propiciar ao aluno: I. o conhecimento da prática social ¿ histórica e o saber científico universal e historicamente acumulado, visando uma avaliação crítica da realidade e das relações sociais. II. a preparação para um único posto de trabalho III. uma formação de acordo com os interesses da produção capitalista. IV. uma formação integral:para o domínio da ciência, da técnica, da tecnologia, integrando saber geral e profissional Assinale a opção correta:
		
	 
	apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	Respondido em 17/09/2019 10:34:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504160829)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É característica do ¿Modelo Japonês¿:
		
	
	Baseia-se em controlede tempos e movimentos, para eliminar o tempo dedicado às tarefas não produtivas.
	 
	Requer a participação do cérebro do trabalhador, que passa a ter mais participação em todo o processo de trabalho, com tarefas diversificadas.
	
	Tem como princípios básicos a separação da execução da concepção.
	
	Tem como objetivo eliminar os movimentos inúteis.
	
	Caracteriza-se pela intensificação do trabalho através da sua racionalização cientifica.
	Respondido em 17/09/2019 10:35:45
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201504222611)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FGV-2015) - Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:
		
	
	Habilidade = ser / Atitude = saber fazer.
	
	Conhecimento = saber fazer / Habilidade = ser;
	
	Conhecimento = saber / Atitude = saber fazer
	
	Atitude = saber / Conhecimento = saber fazer
	 
	Habilidade = saber fazer / Atitude = ser.

Continue navegando