Buscar

educação especial nclusiva;aspectos historico legais e filodoficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo da Integração Escolar mostra que os problemas estavam com e na criança deficiente. Assim, deixava nas mãos dela, da família e dos profissionais que a atendiam a responsabilidade de adequá-la para que a sociedade pudesse recebê-la, já que a função da escola era reconhecidamente educar bem os alunos considerados normais. Quanto ao processo de integração dos alunos deficientes, analise as afirmativas a seguir:
I- Os alunos deficientes deveriam ficar em salas especiais separados dos normais e se submeterem a acompanhamentos clínicos e educacionais realizados fora da escola.
II- Uma das mais importantes opções da normalização escolar é representada por um canal educacional em cujo curso são levados todos os alunos, com ou sem deficiências. 
III- O aluno com deficiência deveria ser munido de aptidões acadêmicas e sociais que o levassem a se comportar, o mais rapidamente possível, como alunos normais.
IV- Também chamada de Sistema em Cascata, cujo pressuposto é oportunizar ao aluno o livre trânsito no sistema escolar, desde que cumprido o princípio da segregação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	2.
	Os desdobramentos da teoria de Rousseau atingiram os pressupostos da educação destinada aos deficientes e que Etiologia é o estudo da determinação da causa de um fenômeno, principalmente das doenças. Sobre esse processo, ordene os itens a seguir:
I- Além das preocupações em diagnosticar e localizar a etiologia das deficiências, os médicos criaram escolas vinculadas e anexas a hospitais psiquiátricos, destinados ao atendimento de crianças com comprometimentos graves.
II- O otimismo no potencial do deficiente levou alguns educadores como Decroly, Pestalozzi e Montessori a realizarem um trabalho educacional sistematizado na área de Educação Especial.
III- O interesse dos médicos pela Educação Especial se deu, inicialmente, pela preocupação em encontrar perspectivas educacionais para os casos de deficiências severas. 
IV- Ao preconizar o respeito e favorecimento das tendências naturais da criança, a obra de Rousseau serviu de inspiração e marco teórico dos movimentos educacionais do final do século XIX e início do século XX. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processo histórico decorrente dos estudos de Rousseau:
	 a)
	IV - II - III - I.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	I - IV - III - II.
	3.
	Durante os séculos XVI e XVII, com o Renascimento, houve uma gradativa melhora das concepções das causas e dos tratamentos destinados às deficiências e, por consequência, uma separação entre questões espirituais e fisiológicas. Quanto ao desenvolvimento do estudo sobre pessoas com deficiências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O interesse dos biólogos pela Educação Especial se deu, inicialmente, pela preocupação em encontrar perspectivas educacionais para os casos de deficiências severas.
	 b)
	Os educadores perceberam a importância da intervenção pedagógica nos casos e criaram escolas vinculadas e anexas a hospitais psiquiátricos, destinados ao atendimento de crianças com comprometimentos graves.
	 c)
	Ao preconizar o respeito e o favorecimento das tendências naturais da criança, Rousseau serviu com sua obra, para inspiração e marco teórico dos movimentos educacionais do final do século XIX e início do século XX.
	 d)
	Alguns educadores, como Piaget, Decroly, Pestalozzi e Montessori realizaram um trabalho educacional sistematizado na área de Educação Especial.
	4.
	O papel da escola era de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual. A escola tinha como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais resguardados apenas à própria sociedade. A figura mostra os estudantes em uma sala de aula no início do século XX. As crianças estão sentadas com as mãos para trás. Sobre o objetivo dessa configuração, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <https://blogpaulorios.wordpress.com/2011/06/29/dante-alighieri-tradicao-e-modernidade-em-100-anos-de-ensino/>. Acesso em: 28 jul. 2018.
	
	 a)
	As crianças estarem em posição ereta ao sentar.
	 b)
	As crianças serem pensativas e imóveis.
	 c)
	As crianças terem corpos dóceis e obedientes.
	 d)
	As crianças serem tímidas e observadoras
	5.
	A integração escolar pode ser representada por um canal educacional em que se encontram diferentes serviços disponibilizados aos alunos, desde a escolarização em classes regulares até a segregação em escolas especiais. Essa visão da integração é também chamada de Sistema em Cascata, cujo pressuposto é oportunizar ao aluno o livre trânsito no sistema escolar, desde que cumprido o princípio da normalização, porque:
	 a)
	Os conceitos de normalização e integração não refletiam um conhecimento das potencialidades dos portadores de deficiências, pois a sociedade não intencionava oferecer a essas pessoas condições para que elas pudessem frequentar o espaço comum aos normais.
	 b)
	A exigência de que a pessoa com deficiência fosse modificada para conviver com os demais resultou numa concepção segundo a qual ela era um ser diferente e defasado que viveria dentro das salas regulares, entre outros supostamente iguais.
	 c)
	Na prática, o que aconteceu é que os alunos que estavam em escolas especiais, conseguiam se transferir normalmente para as escolas regulares, como também às classes regulares.
	 d)
	Este processo, denominado sistema cascata, foi muito criticado pelos que afirmam que a escola esconde seu fracasso ao segregar os alunos com deficiências mais severas e aceitar apenas os alunos que não põem à prova a sua competência.
	6.
	A educação inclusiva não se vincula à uniformização dos sujeitos, ao contrário, as diferenças são valorizadas e o processo e as estratégias de ensino e aprendizagem devem ser levados em consideração. Sobre um dos pilares fundamentais da educação inclusiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pertencimento.
	 b)
	Humildade.
	 c)
	Fraternidade.
	 d)
	Igualdade.
	7.
	A necessidade em encontrar perspectivas educacionais para casos de deficiências severas, levou os médicos ao interesse pela educação. No entanto, mostram a preocupação com o estudo e a divulgação de ideias de regeneração física e psíquica visando à homogeneização e à uniformização da população. A figura mostra cada criança olhando um espelho. Sobre o motivo dessa atividade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <http://psisurdos.blogspot.com/2012/11/historia-da-surdez-registros.html>. Acesso em: 30 ago. 2018.
	
	 a)
	Ao serem observadas, as crianças que tinham deficiências, faziam uma autoavaliação e por consequência de questões físicas ou mentais, deveriam ser curadas ou reabilitadas com o objetivo de lhes devolver as condições de normalidade.
	 b)
	Evidencia um grupo de crianças surdas do Colégio Anatólia em 1900, que era a única escola para crianças surdas do Império Otomano e que tinham lições de discurso. As crianças aperfeiçoavam a articulação da fala, com a ajuda de um espelho e de uma professora.
	 c)
	Mostra a metodologia pedagógica empregada nesta época conhecida como ortopedia mental, cujo nome já remete ao vocabulário médico, e que tinha como principal objetivo a correção das faculdades intelectuais como a atenção, memória, percepção, juízo e vontade.
	 d)
	Retrata o processo de Eugenia, que é um termo criado em 1883 por Francis Galton, que significa a pessoa bem-nascida com qualidades físicas e mentais, visando ao controle social das qualidades raciais das futuras gerações.
	8.
	O número de instituições destinadas ao atendimento de deficientes começoua crescer a partir da década de 1920. Este crescimento teve um caráter positivo, pois antes da criação dessas entidades os deficientes eram colocados em instituições psiquiátricas. Sobre vivenciar este crescimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Influência dos filósofos na educação e atuação direta nas instituições, tanto no contato com os alunos quanto na orientação aos educadores, e com a produção de tratados teóricos e pedagógicos que forneciam as diretrizes para a abordagem destes alunos.
	 b)
	Abertura de Classes Especiais Públicas na década de 1930,  destinadas a separar os alunos normais dos anormais. Na década de 1940, ocorreu a criação do primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi.
	 c)
	Difusão e implantação das medidas eugênicas que relacionavam a deficiência física, com problema básico de saúde e como causa de doenças a sífilis, a tuberculose e as doenças venéreas.
	 d)
	Segregação dos deficientes, esterilização de anormais e criminosos, educação eugênica obrigatória nas escolas, testes mentais em crianças de oito a 14 anos e seleção racial de pessoas da Região Nordeste.
	9.
	Entre 1950 e 1970 debateu-se o isolamento dos deficientes em instituições, passando a vigorar a normalização, que pressupõe que os deficientes podem frequentar os espaços sociais regulares desde que sejam reabilitados e curados a ponto de desenvolverem condições de normalidade. Sobre esse processo, ordene os itens a seguir:
I- Concentrava os deficientes em classes especiais nas escolas regulares. Foi apenas no final do século XX que a inclusão passou a ser recomendada.
II- O conceito de integração permaneceu em vigência entre as décadas de 1950 a 1980 e conviveu com o ideal da normalização. Teve como principal vantagem a substituição da segregação. 
III- Os deficientes muito isolados raramente conseguiram se transferir para locais da sociedade comum. 
IV- O ideal inclusivista é muito mais do que uma visão educacional, ele também engloba as esferas social e política, para que o direito da participação de todos os indivíduos na sociedade a que pertencem seja assegurado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processo histórico da inclusão:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	IV - II - III - I.
	10.
	O conceito para as pessoas que possuam alguma deficiência sofreu algumas modificações, pois em qualquer situação deve-se exaltar a pessoa antes de suas particularidades físicas, intelectuais, emocionais ou sensoriais. A linguagem que utilizamos revela, explícita ou implicitamente, o preconceito ou o respeito que nós e a sociedade temos pelas pessoas com deficiência. Por volta da metade da década de 1980 até hoje 2018, ocorreram muitas alterações sequenciais para os termos para designar as pessoas que apresentam alguma deficiência. Sobre essas alterações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pessoa portadora de deficiência; portador de necessidades especiais; pessoa com deficiência; portador de deficiência.
	 b)
	Pessoa portadora de deficiência; portador de necessidades especiais; portador de deficiência; pessoa com deficiência.
	 c)
	Pessoa com deficiência; pessoa portadora de deficiência; portador de deficiência; portador de necessidades especiais.
	 d)
	Portador de necessidades especiais; pessoa portadora de deficiência; portador de deficiência; pessoa com deficiência.

Continue navegando