Buscar

Caso concreto 3 - Redação Instrumental.

Prévia do material em texto

Resposta do caso concreto: 3 
 
O quem? O branco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) que é o sujeito ativo do conflito, 
e a senhora Iolanda de Araújo que é o sujeito passivo do conflito. O que? Acusado de causar constrangimento e humilhação . 
Quando? No dia 09 de fevereiro de 2015. 
Onde? Em uma agência do Banrisul, na cidade de Pelotas, RJ. 
Como? Ao sentir‐se mal enquanto aguardava na fila de atendimento do banco, dona Iolanda não teve o auxílio necessário. 
Por que? Dona Iolanda precisou expor seu problema á várias pessoas e só depois de muito esperar, alguém resolveu. 
 
Iolanda de Araújo Nogueira, 72 anos, aposentada, dirigiu‐se no dia 09 de fevereiro de 2015 á agência do Bando do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) na cidade de Pelotas, com propósito de sacar dinheiro para custear seu tratamento médico em Porto Alegre. Portadora de uma doença degenerativa, enfrentou duas filas por uma hora e trinta e um minutos, neste intervalo foi acometida por uma forte diarreia. Pediu então a uma estagiária do banco, acesso ao banheiro, mas foi informada que o banheiro destinado aos clientes estava passando por reformas e não poderia utilizar o destinado aos funcionários. 
Sentindo fortes dores abdominais, Iolanda explicou a situação a gerente, que prometeu ceder o banheiro privativo assim que dispusesse de um funcionário para acompanha‐la. 
Após uma longa espera, Iolanda pediu a um dos vigilantes da agencia, o telefone da prefeitura e o número da Lei de Filas. Como o vigilante não lhe deu atenção, ela resolveu ligar para Brigada Militar. O atendente após ouvir o relato desligou o telefone sem nenhuma explicação. 
Só depois de uma hora a aposentada foi conduzida ao banheiro por uma estagiaria chamada Helena Miranda. 
Ao sair da agência acompanhada por Hilda Thomas dos Santos, cliente do Banco, que também se encontrou no interior da agência e que prontificou a servir de testemunha do constrangimento, a aposentada registrou um Boletim de Ocorrência no qual informou que se sentiu constrangida ao expor o problema físico que a acometia, sem que nenhuma providência fosse tomada. 
Matilde Correia, gerente da agência bancária, ao ser interrogada alegou que o ocorrido foi fruto da impaciência da aposentada, em um dia de pagamento de benefícios no qual a agência se encontrava cheia. Alegou também que a presença de um funcionário para acompanha‐la se fazia indispensável, pois o trajeto até o banheiro privativo dos funcionários passava pelo cofre do Banco. 
 Questão 2: 
 (2) 
(6) (1) (7) (4) (5) 
(3) 
Questão 3.1: (B) Questão 3.2: (B)

Continue navegando