Buscar

Portfolio 1 - Administração e Marketing Aplicado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GUILHERME FERNANDES DE SOUZA CRUZ – R.A. 8019473
GESTÃO DE PROJETOS E EVENTOS EM ESPORTE E LAZER
Trabalho apresentado  ao   Claretiano - Centro Universitário, para a disciplina de Gestão de Projetos e Eventos e Lazer, como requisito parcial para obtenção de nota, ministrado pelo Profº. Esp. Júlio César Amorim Santos. 
FLORIANÓPOLIS
2019
ADMINISTRAÇÃO E MARKETING APLICADOS AOS EMPREENDIMENTOS FÍSICO-DESPORTIVOS
Organização visitada: Inter Academy Rede Brasil Balneário Camboriú;
Localização: Avenida Santa Catarina, 1978 – Tabuleiro – Camboriú;
Ramo de atividade: Escola de esportes (futebol). 
A organização visitada preocupa-se com os aspectos da gestão, no que se refere as funções administrativas básicas (planejamento, organização, direção e controle), habilidades básicas e papéis dos administradores?
R: Segundo o que foi perguntando a respeito, a organização da empresa é feita de forma simples, porém eficaz ao ponto de atender as expectativas dos donos. Como por exemplo a questão organizacional financeira. Eles possuem um sistema para fazer o cadastro dos alunos, com endereço, telefone de responsáveis, enfim, dados de forma geral e também um controle financeiro, como valores dos planos e mensalidades. Além disto, pra segundo eles facilitar no dia a dia, existe uma planilha que é acessada pelo celular de um dos gestores que de forma básica controla cada centavo que sai e que entra, como mensalidades, arrecadação com eventos, vendas de uniformes e a saída dos gastos. Sendo que também há um planejamento para capitação de novos alunos, impõem metas mensais para trabalhar. 
2) 	Tendo como referência os estudos do Capítulo III da obra recomendada "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos" (p. 70-71), verifique e descreva se, na organização visitada, há propostas ou programas de Gestão de Pessoas, que contemplem o levantamento de necessidades de treinamento, ações de treinamento e avaliação dos resultados de treinamento.
R: A empresa foi recém criada, então ainda está em fase de desenvolvimento. A equipe é composta por apenas os dois gestores e sócios, onde receberam um treinamento especifico dos franqueadores antes de inaugurar. Não algum tipo de programa de identificação de treinamentos ou resultados, apenas há um levantamento de forma particular dos dois gestores, em analisar a evolução da empresa, ver pontos negativos e positivos e assim conseguir capitar novos alunos e manter os que já estão lá dentro. 	
Fundamentado nos estudos de marketing sugeridos, descreva sobre a segmentação de mercado da organização visitada frente a seus clientes: quais as principais concorrências, a diferenciação e o posicionamento da instituição?
R: Os gestores acreditam muito no nome que carregam, pois é uma franquia de respeito e que chama a atenção, e confiam muito em sua forma de trabalhar. Analisando seus concorrentes ao longo dos primeiros 30 dias pós-inauguração, puderam reparar que existe uma forma muito singular de treinamento na região, onde todos as escolas de futebol se assemelham muito, e que na visão deles, pecam em alguns pontos. Feito isso, buscam implementar uma forma de trabalhar única e diferenciada, buscando uma qualidade técnica e física de seus alunos que nem mesmo os mais experientes conheciam. Além disso, existe uma questão humanitária por trás, os gestores fazem questão de “pegar o aluno e os pais no colo” como mesmo citaram, ou seja, o trato diferenciado, a simpatia, o sorriso no rosto na hora de conversar, vendo sem pontos muito positivos, diferenciam um pouco o trabalho comparado a seus concorrentes. 
De acordo com as três questões anteriores, quais os principais problemas encontrados e quais os aspectos positivos verificados no contexto da administração, levando-se em conta a gestão de pessoas e marketing? Justifique sua resposta.
R: Não somente pelas questões, mas também pelas conversas com os gestores, um dos principais problemas encontrados de inicio é a verba curta, precisam trabalhar agora de inicio com o menor gasto possível, e com isso vem a falta de tempo, porque tudo que puderem fazer sem a necessidade de pagar alguém, eles irão fazer. Não que seja um gasto muito exorbitante, porém seria interessante talvez contratar um serviço de marketing empresarial, já que os dois gestores não tempo pra divulgação a não ser pelas mídias sociais. Seria esse o principal problema. Quanto a gestão de pessoas, talvez seja cedo ainda, já que passaram recentemente por um treinamento envolvendo parte técnica e administrativa. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, I. Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos – 2. ed. Barueri: Manole, 2011.

Outros materiais