Buscar

DISCURSIVA ANALISE ECONOMICA E ADM ESTRATEGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Análise Econômica
Leia o texto a seguir:
“Desde que o principal reservatório de água da Grande São Paulo começou a operar no limite de sua reserva (volume morto), a população teve que lidar com a indisponibilidade de água e, consequentemente, mudar o seu padrão de consumo. Com o sistema Cantareira no vermelho, e ainda responsável pelo abastecimento de mais de 8,1 milhões de pessoas, os relatos da falta de água foram intensificados pelo país. O risco de escassez total fez 7 em cada 10 brasileiros ajustarem o seu consumo diário. Em suma, os brasileiros diminuíram a duração e a quantidade de banhos na semana”.
Fonte: Revista EXAME. Como a vida do brasileiro mudou após a crise da falta d’água. 26/03/2016. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/como-a-vida-do-brasileiro-mudou-apos-a-crise-da-falta-d-agua> Acesso em 10/04/2016
 
Com base nas informações apresentadas, identifica-se que por conta da escassez de água houveram mudanças no comportamento do consumidor. Cite os possíveis motivos que os levaram a adotar tais mudanças no consumo em diversas regiões brasileiras.
Nota: 25.0
	Espera-se que o aluno consiga examinar que a escassez de recursos, o principal problema econômico, pode ocorrer até para recursos abundantes como a água. Esta escassez leva a mudanças no consumo seja por atitude de preservação ambiental, mas principalmente, porque com o aumento do preço da água, as pessoas respondem à incentivos.
Outro fator que pode ser considerado são as campanhas de economias de água que levam para o lado subjetivo ao mostrar a situação de quem está há meses sem água, aumentando a conscientização da população. Além disso, as pessoas enfrentam trades-off: pagar mais pela água sem mudar o padrão de consumo ou economizar e preservar o meio ambiente mesmo que isso mude o hábito de tomar banho mais demorado, tão comum entre os brasileiros.
Resposta: Devido ao risco de escassez de água, a população teve que aprender a lidar com a indisponibilidade de água, tiveram que se conscientizar sobre os riscos de ficar sem o abastecimento, esses foram os motivos que os levaram a mudar seus hábitos diários, como por exemplo a quantidade de banhos na semana. 
Questão 2/4 - Análise Econômica
Leia o texto a seguir:
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) afirmou, em nota, que "a proteção dos serviços sujeitos ao privilégio postal se constitui obrigação legal imposta aos Correios, procedimento que a empresa vem realizando nos estritos termos da legislação vigente".
A afirmação é uma resposta à decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que instaurou nesta quarta-feira, 6, processo administrativo contra os Correios para investigar suposta conduta anticompetitiva nos mercados nacionais de recebimento, transporte e entrega de correspondências e encomendas expressas.
Entre as práticas anticoncorrenciais supostamente cometidas pelos Correios que serão investigadas pelo Cade estão litigância unilateral abusiva, restrição pura à concorrência e discriminação de preços e condições de contratação.
Ao final da instrução, a Superintendência emitirá parecer opinando pela condenação ou pelo arquivamento do processo, e enviará o caso para julgamento final pelo Tribunal do Cade.
Fonte: < http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/ect-diz-que-protecao-a-monopolio-postal-e-obrigacao-legal> Acesso em 16 abr. 2016
 
Caso o monopólio dos correios deixe de existir, esta medida será benéfica ou maléfica aos consumidores?
Nota: 25.0
	Em relação à segunda pergunta, qualquer mercado competitivo é sempre mais benéfico aos consumidores do que em monopólios. O aluno deverá saber aplicar este conceito a este exemplo dos Correios já que os consumidores procurarão as empresas que ofertem os mesmos serviços a preços menores.
Resposta: Caso o monopólio dos correios deixe de existir, será benéfica, pois qualquer vantagem competitiva é sempre mais benéfica aos consumidores.
Questão 3/4 - Administração Estratégica
No que se refere à mentalidade estratégica, Costa (2007) coloca que conforme a extensão do tempo futuro e o espectro da abrangência a ser alcançada, a mentalidade em relação ao futuro pode ser classificada em três níveis. 
De acordo com o que estudamos, temos três níveis de mentalidade estratégica, o IMEDIATISTA, o OPERACIONAL e a ESTRATÉGICA, escolha dois deles e os explique:
Nota: 25.0
	IMEDIATISTA: O profissional consegue visualizar somente o que vai acontecer no próximo mês dentro do seu setor de atuação na organização. Não tem a menor ideia do que pode acontecer a médio e longo prazo.
OPERACIONAL: O profissional baseia-se nos fatos do cotidiano e nas demandas do que pode acontecer no prazo de 12 meses futuros.
ESTRATÉGICA: O profissional baseia-se em projetar e construir a visão do futuro, abstraindo-se mentalmente do presente, a fim de se colocar em uma posição adequada, transportando a visão para cinco, dez ou mais anos à frente e posrc1onando-se em uma perspectiva global a partir do futuro desejado.
Resposta: A mentalidade em relação ao futuro pode ser classificada em três níveis: IMEDIATISTA: O profissional consegue visualizar o que vai acontecer dentro do próximo mês, dentro do seu setor. OPERACIONAL: O profissional baseia-se no que pode acontecer no próximo mês dentro da organização. ESTRATÉGICA: O profissional baseia-se em projetar a visão do futuro.
Questão 4/4 - Administração Estratégica
O método BSC foi inicialmente divulgado em 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P. Norton e se trata de uma ferramenta de controle estratégico quando a organização tem claramente definidas suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial e a geração de valor superior utilizando indicadores quantificáveis e verificáveis.
 
Indique quando a gestão estratégica com base no BSC gera valor de forma superior:
Nota: 12.5
	O BSC gera valor superior quando:
Torna a formulação e a implementação da estratégia com um processo contínuo de aprendizagem;
Coloca a estratégia no centro do negócio e no interior do processo gerencial;
Integra a estratégia ao dia-a-dia operacional das pessoas;
Assegura a compreensão da estratégia por todos os colaboradores;
Descreve a estratégia em uma linguagem de fácil entendimento e expressão;
Traduz a estratégia em um conjunto de indicadores qualitativos e quantitativos;
Mede a eficiência e a eficácia da estratégia organizacional, no uso dos ativos tangíveis e intangíveis da organização
Gera valor para o cliente, o mercado e a organização culminando em vantagens competitivas sustentáveis.
Resposta: O método BSC trata de uma ferramenta de controle estratégico quando a empresa possui suas metas e estratégias definidas, ela visa medir o desempenho empresarial e a geração de valor superior, utiliza-se para isso indicadores quantificáveis e verificáveis, o método foi divulgado inicialmente em 1992 por Robert S. Kaplan.

Outros materiais