Buscar

Governança Corporativa e Gestão Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Gestão Orçamentária
Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.
A respeito da Governança Corporativa, podemos afirmar que a preocupação deste procedimento é criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que os comportamentos dos profissionais de finanças estejam sempre alinhados com o interesse de todas as partes interessadas direta e indiretamente no negócio.
Aponte benefícios sob o ponto de vista dos negócios especificamente para o orçamento empresarial. 
Nota: 25.0
	O aluno descreve que melhora a reputação da empresa e permite acesso a melhores fornecedores e recursos, possibilitando um planejamento mais assertivo. Ainda melhora a eficiência operacional e o gerenciamento de riscos.
O aluno ainda descreve que a adoção de boas práticas de governança melhora o acesso e reduz os custos de capital junto aos agentes de crédito, melhorando o planejamento de capital através.
Justificativa Rota 4. Tema 5. Página 20.
Resposta: Sob o ponto de vista dos negócios, os benefícios para o orçamento empresarial são: Melhora a reputação da empresa. Permite acesso a melhores fornecedores e recursos e melhora a eficiência operacional.
Questão 2/4 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Muitos administradores financeiros se sentem impelidos a reduzir custos no curto prazo para melhorar os resultados da empresa e isto pode trazer sérias consequências para a empresa.
Cite alguns recursos da empresa que, quando cortados, podem comprometer a qualidade ou mesmo o resultado da empresa no médio e longo prazo.
Nota: 25.0
	São os recursos que envolvem diretamente e a qualidade do produto final ou a qualidade do atendimento aos clientes da empresa, por isso se recursos forem cortados, o mal atendimentos de clientes ou a baixa qualidade de produtos podem trazer resultados negativos no médio e longo prazo, são investimentos como: treinamento de funcionários, manutenção de ativos essenciais à produção, pesquisa de novos produtos e gastos com consultoria e assessoria. Base teórica: cap 1, pág. 149
Resposta: São recursos que envolvem diretamente a qualidade do produto final ou a qualidade do atendimento aos clientes da empresa, por isso se os recursos forem cortados, o mal atendimento de clientes ou a baixa qualidade de produtos podem trazer resultados negativos no médio e longo prazo. São recursos como: Treinamento de funcionários, manutenção de ativos essenciais a produção e gastos com consultoria.
Questão 3/4 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A política de capital de giro é afetada pelo ciclo operacional da empresa e pelo fato de que os recebimentos e desembolsos de caixa raramente são sincronizados... quanto menos sincronizados forem os recebimentos e desembolsos, maior será a necessidade de capital de giro. (MAYO, 2008,p.396)
 O administrador financeiro da empresa passa grande parte do seu tempo analisando o capital de giro da empresa, que é afetado diretamente por alguns elementos, entre eles o ciclo operacional. Escreva o que é o ciclo operacional em uma empresa?
Nota: 7.5
	O ciclo operacional representa o período de tempo que decorre entre a aquisição da matéria-prima e o recebimento dos recursos financeiros obtidos da venda dos produtos da empresa, no caso de empresas varejistas (comerciais), é o período entre a aquisição dos produtos dos fornecedores e o recebimento do dinheiro da venda destes produtos para o consumidor final. Base teórica: cap 5, pág. 109
Resposta: O capital de giro é o montante de recursos que a empresa necessita para fazer frente aos seus compromissos, é o financiamento necessário para dar continuidade nas operações da empresa, como folha de pagamento, fornecedores, etc... 
Questão 4/4 - Gestão Orçamentária
O objetivo do gestor financeiro referente aos estoques é otimizar as movimentações operacionais com os fluxos financeiros. A área financeira de uma empresa, preocupa-se com os fluxos de pagamentos e também com os custos adicionais para a manutenção dos estoques podendo ser destacados os custos de capital, instalações e serviços.
Sobre os custos com estoques, além dos mencionados acima, quais outros riscos ao procedimento de se estocar as empresas estão sujeitas?
Nota: 25.0
	Gabarito: Além dos custos mencionados acima, também se pode apontar alguns riscos ao procedimento de se estocar como deterioração, furtos e em alguns casos obsolescência do produto. Rota da aula 04, página 04.
Resposta: Entre os custos com estoque, estão : fluxos de pagamento e custos adicionais para a manutenção dos estoques, além dos custos de instalações, serviços e capital.

Outros materiais