Buscar

resenha intervenções clinicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: INTERVENÇÕES CLÍNICAS BREVES (SUPERV.)
PROFESSOR: 
ALUNA: R.A.: 
TURMA: PERÍODO: MATUTINO
DATA: 
RESENHA DE ARTIGO
CARVALHO, S. G. O lugar dos sentimentos na ciência do comportamento e na psicoterapia comportamental. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, 33-36, 1999.	
O artigo faz uma reflexão a respeito de como os sentimentos e pensamentos são avaliados segundo a perspectiva comportamental, afirmando inicialmente que é de opinião comum dizer que sentimentos e emoções não são considerados pelos comportamentalistas, Skinner traz a visão de que o sentimento é um tipo de ação sensorial, que discriminar o que se sente e falar sobre isso são comportamentos aprendidos. Skinner não critica a existência dos sentimentos declarando que tais não existem e nem devem ser trabalhados na área comportamental, ele valida a existência deles e eles recebem um enfoque dentro da abordagem comportamental.
A crítica de Skinner se deve ao fato de que os considerados "mentalistas" não aprofundavam nos sentimentos a partir do momento que colocavam ele como causa para um comportamento acontecer, os estados subjetivos não têm status causal dentro do behaviorismo radical, o sentimento não é explicação para uma pergunta, o uso de constructos hipotéticos prejudica o aprofundamento sobre o comportamento propriamente dito. A observação sistemática das contingências ambientais é importante para perceber a função de um sentimento - que também é comportamento, e explorar ele a fundo descobrindo as contingências que o regem. 
Os sentimentos e pensamentos são denominados por Skinner comportamentos encobertos, são aqueles que muitas vezes não são diretamente observáveis, esses comportamentos podem ser analisados através da análise da contingência de três termos (Tríplice Contingência) que é dividida em: situação que a resposta (sentimento/pensamento/comportamento) ocorreu; a própria resposta; as consequências daquela resposta que foi emitida. Através da análise dessas contingências se torna possível criar condições de discriminação, aprendizagem e ampliação de repertório. Para Skinner, os relatos do mundo interior são pistas para o comportamento passado e a condições que o afetaram, para o comportamento atual e a condições que o afetam, e para as condições relacionadas com o comportamento futuro. 
A maioria dos relatos dos clientes dentro da psicoterapia envolvem comportamentos encobertos, onde o clientes afirmam com frequência que seus problemas são causados por sentimentos/pensamentos, uma das principais metas do terapeuta comportamental é tornar possível que o paciente perceba e identifique esses comportamentos como apenas um elo da contingência tríplice a ser analisada e como eles se relacionam a outros eventos do mundo interno e do externo.

Continue navegando