Buscar

comparações entre idade média e rnascentismo fundamentos

Prévia do material em texto

MODELOS SOCIOECONÔMICO E CULTURAIS ENTRE A IDADE MEDIA E O RENASCIMENTO
Escolhi fazer as comparações de modelos socioeconômicos e culturais,sobre idade média e renascimento. A idade média é marcada pelo dominio feudal que regulava as relações sociais apartir das condições do individuo. O papa concedia poder ao rei,que seria considerado como a voz de Deus. A sociedade era totalmente fiel e dependente a essa situação.A produção econômica vinha diretamente da terra,ou seja rural.As pessoas produziam para seu próprio sustento.
O acumulo de riquezas não era permitido, pois era considerado crime, O comércio quase não existia, seria basicamente troca de mercadorias. As grandes cruzadas ( MOVIMENTOS MILITARES),eram as maiores fontes de acumulo de riquezas,e a envagelização era usada como desculpa para saquear,com isso aumentava o dominio da igreja,e os povos considerados pagãos ou bárbaros eram escravizados. também existiam os burgos,que eram donos de seu instrumento de trabalho,cultivavam a terra,e a maior parte do que produziam eram dos senhores feudais. Muitos servos eram humilhados. Essa época foi marcada pelo dominio da igreja, e era chamada de alta idade média. 
Na idade média ,na revoluçaõ francesa ,foram criados hospitais para ajudar pessoas pobres,funcionava como uma instituição de caridade,que foram criadas por entidades religiosas, seria mais como uma hospedajem e fornecia comida para mendigos e miseravéis,pois também não deixavam de estar doentes. Ao longo dos anos o hospital foi se transformando em uma instituição médica,claro não da noite para o dia, até o momento dessa transformação a loucura e os loucos tinham multiplos significados,de demônios a endeusados, de comédia a trajédia de erro ou verdade. Em 1656 foi criado o hospital geral,que foi de grande importância para definição de um novo lugar social. Nesse hospital algumas pessoas em mantidas em um grande enclausuramento, mais ainda mantimha-se destinados aos pobres. Tanto as cidades como os hospitais eram comandados pos diretores durante toda uma vida.
Já no renascimento,existia uma forte influência sobre idéias humanistas,o Renascimento floresceu na europa ocidental.Porém esse desenvolvimento não foi homogênio em todas as regiões.Variou de um lugar para outro, mais o seu maior explendor aconteceu na italia,em especial na cidade de florença, mas também na região de Flandres e na Alemanha,nessas localidades o comercio fez surgir uma burguesia rica,disposta a financiar produções artisticas e intelectual da época.A igreja ,banqueiros e reis financiavam edificios,palacios e estatuas pinturas até mesmo feitas dentro de suas casas. Existia uma grande proteçaõ em torno da produção cultural.Pode-se se dizer que o renascimento contribuiu e muito para evolução de artistas,pensadores e cientistas cujo os trabalhos influenciaram toda a produção intelectual do século seguinte.
O renascentismo com seu poder renovador,buscou romper todos os conceitos doutrinados em beneficio da ciência, baseada na realidade.Os três principais marcos nesse periodo foram,A nova anatomia (onde se estudava a estrutura fisica dos seres vivos,funcionamento e localização), a obra de parcelso ( Ele surgiu como o médico que iria revolucionar a história da medicina, é dele a frase:" Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno,somente a dose correta diferencia o veneno do remédio." ) Apartir dai já se nota a habilidade do médico, em indicar doses precisas de medicamentos para a cura. E a elevação da cirurgia.
No século XV também ouve a criação da imprensa,por Johann Gutemberg,onde revolucionou a produção de livros,que não precisaram ser mais manuscritos por copistas.
Nesta época também tivemos Nicolau Copérnico ,foi o primeiro astronomo a afirmar que oterra girava em torno do sol, Leonardo Da Vinci também foi muito importante para o renascimento,sendo ele um grande engenheiro fisico muito a frente do seu tempo,desenvolveu grandes projetos como uma maquina equipada com hélice,que futuramente manteria um homen no ar. foram idéias que se tornaram simbolo de um gênio pensador.
2) Porque a psicologia do século XIX tinha tanta preocupação em adequar-se ao método positivista? que método era esse? descreva-o.
O positivismo nasceu na frança no inicio do século XIX ,e seus principais idealizadores positivistas eram Auguste comte e Jhon Stuart Mill, seus conceitos eram pesperctivas filosóficas e ciêntificas, para Comte o positivismo era uma doutrina que surgiu em meio as crises social e moral no final da idade média, e do nascimento da sociedade industrial, o positivismo defende unicamente a idéia do conhecimento ciêntifico,de acordo com os positivistas só podemos confirmar únicamente uma idéia se ela for realmente comprovada, através de métodos válidos os positivistas não acreditam em comhecimentos ligados a crenças,supertição ou qualquer outro conhecimento que não possa ser comprovado,para eles a humanidade só evoluia em bases ciêntificas. A verdadeira ciência segundo Auguste comte consistia na observação de fenomênos,tendo apenas como base o mundo fisico ou material,o psitivismo nega a ciência qualquer possibilidade de investigar causas naturais e sociais. não entendia nenhuma forma de conhecimento humano, Nessa época as idéias eram completamente ignoradas limitando a experiência humana ao mundo sensivel.
3) Monte um quadro comparativo entre o Assciacismo, Estruturalismo e Funcionalismo:
Associacismo: Movimento formado apartis do iluminismo= Razão
Experiência= J. Locke
Objetivo do estudo= Seria a ruptura entre filosofia e psicologia .
Pensador= John stuart mill
Idéias= Como as idéias eram associadas a mente:
semelhança,contiguidade,causa e efeito.
4) Estruturalismo: Wundt (precursor)= Fundador da psicologia como ciência.
Bases= Positivismo, experimental
pensador= Paul Benacerraf
Objetivo do estudo= objeto de estudo era a estrutura consciente da mente, as sensações.
Idéias= Qual a estrutura da mente? 
Transformando a psique numa ciência experimental.
Preocupação metodológica= introspecção.
Foco em adultos normais.
Estudo sobre sensações.
5) Funcionalismo: w.james (precursor)
Bases: Positivismo,Pragmatismo,Associacismo.
Pensador: J.Dewey
Objetivo do estudo: Estudou a conciência,pesquisou hábitos e emoções.
Idéias: Como a mente funcionava? 
Como adaptar o homen ao ambiente.
 
 Sinara regina da silva lopes.....

Continue navegando