Buscar

Pvl - A Oliva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
VERIFICAÇÃO DE LEITURA
	Nome:	 
	Isabela Navacinsk Marchetti
	TIA:
	31680798
	Texto: 
	Filosofia da Ciência - Alberto Oliva
Instruções:
- Preencha o cabeçalho acima, tomando o cuidado de indicar corretamente o nome do texto que está sendo analisado por você. Você deverá postar, no Moodle, um arquivo para cada texto lido.
- Não altere a configuração do arquivo, apenas preencha os espaços reservados para a execução da atividade.
- Salve o seu arquivo assim: TIA_Autor do texto_Turma.pdf. Exemplo: 1234567_Corção_2J.pdf. Salve um arquivo para cada texto lido, portanto. Atenção para enviar o arquivo no formato PDF.
- Faça o upload do arquivo no Moodle, na aba do PVL1.
- Certifique-se de que o arquivo foi enviado, clicando em todos os botões de envio que se seguirão.
- Não delete o seu arquivo, guarde-o como registro seu (em pdf), para casos de problemas com o Moodle. A informação sobre data de conversão do arquivo para o formato PDF será documento suficiente para comprovar sua execução no prazo estipulado.
1) Tendo lido o texto, escolha um NOVO TÍTULO para ele, justificando tal opção.
Dica: no momento de justificar, procure apontar as razões que o levaram a pensar nessa proposta. Seja preciso! Seja objetivo! Não enrole! Por exemplo: pense em, pelo menos, três razões para propor o novo título. Argumente!
	Um novo título seria “O maravilhamento e a fuga do vazio”. Pois para não nos tornarmos seres rasos e vazios, temos de nos maravilhar com o mundo no qual nos cerca, pois isso é a base de toda nossa essência.
2) Identifique a IDEIA ou TESE PRINCIPAL e as SECUNDÁRIAS do texto, anotando as páginas ou parágrafos do texto onde se encontram tais IDEIAS/TESES. Seja objetivo!
Dica: a "ideia" ou "tese principal" será aquilo em torno do quê o autor se debruça, em torno do quê circulam as "ideias secundárias". Para chegar a identificar bem essa ideia ou tese, vale a pena que você, antes de vir ao PVL, tenha feito um mapa conceitual. Para fazer um bom "mapa conceitual", você terá que ter lido bem o texto. Quer saber como se faz um mapa conceitual? Leia esse artigo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewFile/548/343.
	A tese principal apresenta-se no terceiro capitulo, no qual é relatado a questão do que é empírico e razão. Neste capitulo, ele cita diversos autores, para então, tirar uma conclusão se eles devem ser postos em primeiro lugar ou não.
A tese secundaria apresenta-se no primeiro capítulo. Aquele no qual diz que o maravilhamento é o maior argumento para o homem querer alcançar o conhecimento. Quando não há esse maravilhamento, ele não teria interesse no que está ao seu redor.
3) Defina o QUADRO DE REFERÊNCIA DO AUTOR do texto: quem é o autor? Que influências teóricas, filosóficas, científicas sofreu? Qual é a história desse autor? Essa história se reflete no texto lido? Como?
Dica: sei que você irá buscar na Wikipedia, não tem problema! Mas, não se dê por satisfeito com tão pouco: procure cruzar dados, busque em outros sites... experimente, por exemplo, fuçar nas referências do artigo na Wikipedia; ou buscar em outras línguas. Mesmo que você não domine bem uma segunda língua. Afinal, hoje em dia, isso não é mais um impedimento real: valha-se das inúmeras ferramentas de tradução mecânica que há na internet (não são perfeitas, mas funcionam minimamente). O importante é buscar conhecer um pouco o autor... pesquisar sobre ele. Isso vai mudar muito a sua maneira de compreender o texto.
	Nome completo, data e local de Nascimento: Alberto Oliva, 10 de fevereiro de 1950 no Rio de Janeiro. Oliva se graduou em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no mesmo local onde é professor hoje. Coordena o Centro de Epistemologia e História da Ciência além de ministrar cursos de filosofia da ciência e teoria do conhecimento e ser consultor da capes e membro do conselho editorial de revistas e editoras. Oliva usa como base filosóficas Aristóteles, Platão, Locke, Descartes, Kant, Hume, Leibniz, São Tomás de Aquino e outros, pois pensa que cada um desses filósofos tem muito a ensinar com suas teorias bem consolidadas, e que devemos utilizar de diversas correntes de pensamentos.
Um episódio de sua vida o qual o fez refletir e observar o mundo e a visão na qual foi ao lecionar na escola de Guerra Naval e ECEME (Escola de Comando e do Estado-maior do Exército).
4) Faça uma SINOPSE do texto... Atenção, não é um resumo do texto! É uma sinopse: uma condensação de pensamentos, resultado de uma síntese a que o leitor chegou a partir da leitura.
Dica: uma sinopse é um texto que tem uma função muito própria: servirá para convencer o seu leitor a ler o texto lido por você ou até mesmo o restante da obra onde se insere o texto lido... Em geral, as sinopses são elaboradas pelo próprio autor do texto. Sabemos que este não é o caso, certo? No entanto, o que eu quero é justamente que você se aproprie de tal forma do texto - a partir da leitura - que se comporte como quem o tivesse escrito. Aliás, não é à toa que o primeiro tópico dessa verificação de leitura é um "novo título" para o texto.
	O objetivo principal da obra de Alberto de Oliva é ressaltar a diferença entre a ciência e a filosofia, analisando os métodos utilizados para explicar a natureza. A ciência é capaz de propor uma nova explicação para eventos no mundo por meio de teorias que podem ser comprovadas ou não, além de mais para a frente, serem desmentidas. Nessa obra, Oliva ressalta a importância do maravilhamento para o homem, para que assim, este alcance o conhecimento por meio do interesse e vontade. Para isso, o homem deverá abandonar o misticismo e adotar a lógica, razão e racionalidade.
5) Faça uma CONCLUSÃO PESSOAL CRÍTICA acerca do texto lido e do trabalho de verificação de leitura realizado. Aqui, é o momento de uma manifestação sua, do que você aprendeu da leitura e do trabalho de leitura.
Dica: é muito importante que você se lembre de que, nesse momento, não é hora de dizer o que você acha, qual é a sua opinião sobre o assunto tratado pelo texto... A bem da verdade, não estou nem um pouco interessado nas suas opiniões! O que espero, aqui, é justamente um trabalho de crítica. Lembre-se de que crítica pressupõe critérios. Então, se vai se manifestar, se vai falar do que aprendeu, se vai apontar uma discussão, comece falando dos seus critérios: por que vou dizer o que quero dizer? por que essa coisa me marcou mais do que as outras? Imagine-se conversando com o autor... aquele mesmo autor que você conheceu no tópico 4.
	Oliva aborda um tema muito interessante para mim, a ciência e como devemos abandonar o misticismo/subjetividade e buscar a verdade no mundo que nos cerca. Não há dúvidas de que o maravilhamento por alguma coisa nos traga interesse e até mesmo paixão e sede de saber mais sobre aquilo e querer comprovar os fatos e não se limitar à tudo que for empírico. Utilizando, obviamente, a ciência para que algo seja comprovado ou desmentido. Basicamente, é um texto que nos faz refletir sobre nossa essência como ser.
6) Explicite as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS utilizadas para a execução do trabalho de verificação de leitura.
Dica: para que você consiga fazer bem essa última parte do PVL, é muito importante que tenha tomado nota de todos os textos lidos para conseguir fazer essa verificação de leitura. Tente colocar essas referências no formato da ABNT. Quer uma ajuda para colocar no formato da ABNT? Acesse o seguinte site: http://www.more.ufsc.br/. Chegando lá, clique na aba "criar referências", selecione o tipo de texto lido (monografia, artigo, capítulo de livro, tese, página da internet), daí é só inserir os dados solicitados. Ao final, você terá a referência prontinha, segundo as normas da ABNT. Há, na internet, outras ferramentas como essa: http://facilis.uesb.br/, http://citationmachine.net/, http://www.easybib.com/ e http://workscited.tripod.com/.
	AURÉLIO, Daniel Rodrigues. Obsessão pelo conhecimento: Professor da UFRJ, o filósofo AlbertoOliva disserta sobre teoria do conhecimento, pensadores fundamentais, educação, política e, claro, sua trajetória. Disponível em: <http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/43/artigo293551-1.asp>. Acesso em: 02 nov. 2016.
 FREDERICO, Guilherme. Alberto Oliva: quando a ideologia mata a filosofia. 2013. Disponível em: <https://direitasja.com.br/2013/09/14/alberto-oliva-quando-a-ideologia-mata-a-filosofia/>. Acesso em: 02 nov. 2016.
OLIVA, Alberto. Filosofia da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Outros materiais