Buscar

Pvl - Alan Sokal e Jean Bricmont

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
VERIFICAÇÃO DE LEITURA
	Nome:	 
	Isabela Navacinsk Marchetti
	TIA:
	31680798
	Texto: 
	“O relativismo epistêmico na filosofia da ciência” de Alan Sokal e Jean Bricmont
Instruções:
- Preencha o cabeçalho acima, tomando o cuidado de indicar corretamente o nome do texto que está sendo analisado por você. Você deverá postar, no Moodle, um arquivo para cada texto lido.
- Não altere a configuração do arquivo, apenas preencha os espaços reservados para a execução da atividade.
- Salve o seu arquivo assim: TIA_Autor do texto_Turma.pdf. Exemplo: 1234567_Corção_2J.pdf. Salve um arquivo para cada texto lido, portanto. Atenção para enviar o arquivo no formato PDF.
- Faça o upload do arquivo no Moodle, na aba do PVL1.
- Certifique-se de que o arquivo foi enviado, clicando em todos os botões de envio que se seguirão.
- Não delete o seu arquivo, guarde-o como registro seu (em pdf), para casos de problemas com o Moodle. A informação sobre data de conversão do arquivo para o formato PDF será documento suficiente para comprovar sua execução no prazo estipulado.
1) Tendo lido o texto, escolha um NOVO TÍTULO para ele, justificando tal opção.
Dica: no momento de justificar, procure apontar as razões que o levaram a pensar nessa proposta. Seja preciso! Seja objetivo! Não enrole! Por exemplo: pense em, pelo menos, três razões para propor o novo título. Argumente!
	Um novo título seria “O relativismo como um desvio grave”, pois os autores do texto relatam o relativismo como ambíguo e, consequentemente, falso. Não há esperança nenhuma de alcançar o conhecimento objetivo do mundo, se não através da ciência.
2) Identifique a IDEIA ou TESE PRINCIPAL e as SECUNDÁRIAS do texto, anotando as páginas ou parágrafos do texto onde se encontram tais IDEIAS/TESES. Seja objetivo!
Dica: a "ideia" ou "tese principal" será aquilo em torno do quê o autor se debruça, em torno do quê circulam as "ideias secundárias". Para chegar a identificar bem essa ideia ou tese, vale a pena que você, antes de vir ao PVL, tenha feito um mapa conceitual. Para fazer um bom "mapa conceitual", você terá que ter lido bem o texto. Quer saber como se faz um mapa conceitual? Leia esse artigo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewFile/548/343.
	A tese principal no texto de Alan Sokal e Jean Bricmont este presente nas três primeiras páginas do capítulo e tem a função de definir e criticar o pensamento relativista epistêmico, consequente da Psicologia. Não há como algo ser relativo para pessoas ou grupos sociais diferentes, isso acarreta uma falsidade de valores.
 
Tese secundaria:
A tese secundaria se dá a partir do último parágrafo da página 61, onde os autores apresentam a sua área de trabalho, a ciência. Para eles, o método cientifico não é diferente da atitude racional, pois também utiliza a indução, dedução e avaliação dos dados, ou seja, nossos sentidos também correspondem à realidade. Porém, a ciência se adequa a testes estatísticos e insiste na repetição de experimentos. Logo, propõem que resultados científicos são muito mais precisos que observações do cotidiano/ senso-comum (Página 65). Além disso, devemos comparar nossas impressões sensoriais e estabelecer um método, organizando sistematicamente para que haja ciência.
3) Defina o QUADRO DE REFERÊNCIA DO AUTOR do texto: quem é o autor? Que influências teóricas, filosóficas, científicas sofreu? Qual é a história desse autor? Essa história se reflete no texto lido? Como?
Dica: sei que você irá buscar na Wikipedia, não tem problema! Mas, não se dê por satisfeito com tão pouco: procure cruzar dados, busque em outros sites... experimente, por exemplo, fuçar nas referências do artigo na Wikipedia; ou buscar em outras línguas. Mesmo que você não domine bem uma segunda língua. Afinal, hoje em dia, isso não é mais um impedimento real: valha-se das inúmeras ferramentas de tradução mecânica que há na internet (não são perfeitas, mas funcionam minimamente). O importante é buscar conhecer um pouco o autor... pesquisar sobre ele. Isso vai mudar muito a sua maneira de compreender o texto.
	Jean Bricmont é físico e filósofo da ciência, além de professor da Universidade Católica de Louvrain. É autor de um livro conhecido dos anos noventa chamados “Imposturas Intelectuais” no qual também foi escrito por Alan Sokal, autor no qual é professor de duas Universidades renomadas tanto em Nova Iorque como em Londres. Este livro foi escrito no intuito de mostrar para as pessoas que muitos livros são difíceis de serem lidos, mas apresentam ideias erradas sobre determinado assunto. Ou seja, há uma crítica ao relativismo, assunto no qual foi estudado durante suas formações.
4) Faça uma SINOPSE do texto... Atenção, não é um resumo do texto! É uma sinopse: uma condensação de pensamentos, resultado de uma síntese a que o leitor chegou a partir da leitura.
Dica: uma sinopse é um texto que tem uma função muito própria: servirá para convencer o seu leitor a ler o texto lido por você ou até mesmo o restante da obra onde se insere o texto lido... Em geral, as sinopses são elaboradas pelo próprio autor do texto. Sabemos que este não é o caso, certo? No entanto, o que eu quero é justamente que você se aproprie de tal forma do texto - a partir da leitura - que se comporte como quem o tivesse escrito. Aliás, não é à toa que o primeiro tópico dessa verificação de leitura é um "novo título" para o texto.
	“Imposturas intelectuais” é um texto crítico no qual defende que o conhecimento se da através de experiências cientificamente comprovadas. Esse conhecimento vem primeiro dos nossos sentidos (indução, dedução e avaliação dos dados), mas posteriormente se utiliza do método cientifico, pois possuem uma estreita relação. Apresenta o relativismo, criticando-o, porque não há como algo ser reproduzido diversas vezes se ele pode ser relativo para pessoas ou grupos sociais diferentes. O texto ainda apresenta representantes da epistemologia, alguns erros ocorridos devido à falsidade do relativismo, teorias sociológicas da ciência e efeitos práticos dos efeitos do relativismo contemporâneo.
5) Faça uma CONCLUSÃO PESSOAL CRÍTICA acerca do texto lido e do trabalho de verificação de leitura realizado. Aqui, é o momento de uma manifestação sua, do que você aprendeu da leitura e do trabalho de leitura.
Dica: é muito importante que você se lembre de que, nesse momento, não é hora de dizer o que você acha, qual é a sua opinião sobre o assunto tratado pelo texto... A bem da verdade, não estou nem um pouco interessado nas suas opiniões! O que espero, aqui, é justamente um trabalho de crítica. Lembre-se de que crítica pressupõe critérios. Então, se vai se manifestar, se vai falar do que aprendeu, se vai apontar uma discussão, comece falando dos seus critérios: por que vou dizer o que quero dizer? por que essa coisa me marcou mais do que as outras? Imagine-se conversando com o autor... aquele mesmo autor que você conheceu no tópico 4.
	Os autores do texto apresentam argumentos firmes e historicamente concretizados para explicar a tese principal e secundaria, na qual se baseiam em uma explicação mais racional do pensamento e conhecimento (utilizando a cientificidade), pois só ela explica a coerência de tudo que nós observamos. A crítica ao relativismo epistêmico vai do começo ao final no capítulo, no qual ainda retrata exemplos dos efeitos causados por esse tipo de pensamento falso.
6) Explicite as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS utilizadas para a execução do trabalho de verificação de leitura.
Dica: para que você consiga fazer bem essa última parte do PVL, é muito importante que tenha tomado nota de todos os textos lidos para conseguir fazer essa verificação de leitura. Tente colocar essas referências no formato da ABNT. Quer uma ajuda para colocar no formato da ABNT? Acesse o seguinte site: http://www.more.ufsc.br/. Chegando lá, clique na aba "criar referências", selecione o tipo de texto lido (monografia, artigo, capítulo de livro, tese, página da internet),daí é só inserir os dados solicitados. Ao final, você terá a referência prontinha, segundo as normas da ABNT. Há, na internet, outras ferramentas como essa: http://facilis.uesb.br/, http://citationmachine.net/, http://www.easybib.com/ e http://workscited.tripod.com/.
	http://www.physics.nyu.edu/sokal/folha.html
SOKAL, Alan e BRICMONT, Jean. Imposturas intelectuais: o abuso da Ciência pelos filósofos pós-modernos. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2001.
https://prezi.com/plfoiisynccp/feps09-a-sokal-e-j-bricmont/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Outros materiais