Buscar

ideias principais e secundarias de Gustavo Corsão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2) Identifique a IDEIA ou TESE PRINCIPAL e as SECUNDÁRIAS do texto, anotando as páginas ou parágrafos do texto onde se encontram tais IDEIAS/TESES. Seja objetivo!
Dica: a "ideia" ou "tese principal" será aquilo em torno do quê o autor se debruça, em torno do quê circulam as "ideias secundárias". Para chegar a identificar bem essa ideia ou tese, vale a pena que você, antes de vir ao PVL, tenha feito um mapa conceitual. Para fazer um bom "mapa conceitual", você terá que ter lido bem o texto. Quer saber como se faz um mapa conceitual? Leia esse artigo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewFile/548/343.
O texto do Gustavo Corsão tem como tese principal a ideia dos três sensos que pressentem um objeto. A ideia principal é apresentada na página 89 no segundo parágrafo quando ele começa a apresentar a concepção dos três sensos “Na verdade eu diria que temos três sensos, atrofiados, mas persistentes, e voltados todos para o absoluto(...)”. 
As ideias secundárias de Gustavo Corsão são as explicações dos três sensos, objetividade, ludicidade e altruidade. Ao longo do texto Corsão explica cada senso e como ele se manifesta no sujeito em questão e também na relação que o sujeito tem como objeto. Na página 89 no último parágrafo ele inicia a explicação do senso da objetividade: “O senso da objetividade, a que já me referi nos capítulos anteriores, é aquele pelo qual a inteligência tende para o objeto e tem consciência de sua responsabilidade primeira no juízo(...)”. Ele explica o senso da objetividade até o fim da página 90. 
Na página 91 ele inicia a explicação do senso de ludicidade: “ O senso lúdico, semente de vida eterna, germe de esperança, nos fala duma infância persistente(...)”. Ele persiste na explicação do senso lúdico até a página 95. Então inicia-se a explicação do último senso que é o de altruidade: “O senso de altruidade é aquele que busca o outro(...)”. Ele explica esse último senso até o fim do capitulo. Onde encerra sua tese sobre os três sensos que pressentem um objeto e que se o indivíduo adquirir esses sensos ele chegara ao conhecimento total das coisas sem a interferência da aparência.

Outros materiais