Buscar

Questoes fisio cardiaca - P1 medicina puc minas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descreva a linhagem das células tronco pluripotentes hematopoiéticas na constituição das células sanguíneas.
A célula-tronco hematopoética pluripotente dá origem à 3 células principais, que desencadearão uma sequência de reações para formação de todas as células sanguíneas:
Unidade formadora de colônia-baço:
Unidade formadora de colônia-blastos -> Unidade formadora de colônia-eritrócitos -> Hemácias
Unidade formadora de colônia-granulócitos e monócitos -> Granulócitos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) e Monócitos -> Macrócitos
Unidade formadora de colônia-megacariócitos: Megacariócitos -> Plaquetas
Célula-tronco linfoide -> Linfócitos T e Linfócitos B
Explique os tipos de anemia e suas características.
Anemia falciforme: Glóbulos vermelhos, contendo um tipo anormal de hemoglobina (a hemoglobina s.) assumem a forma de foice e não circulam corretamente na microcirculação, resultando tanto em obstrução do fluxo sanguíneo.
Anemia aplásica: caracteriza-se pela não formação dos elementos celulares do sangue. Pode ser congênita ou adquirida, como em uso de drogas ou radioterapia.
Anemia ferropriva: A prevalência de anemia por deficiência de ferro (ADF) aumenta em populações com carências nutricionais; com ingestão ou absorção inadequada de ferro heme, responsável pela formação de hemoglobina.
Anemia hemolítica autoimune: autoanticorpos se ligam à superfície dos eritrócitos, ocasionando sua destruição via sistema complemento ou sistema reticuloendotelial.
Anemia inflamatória: ocorre na presença de doenças infecciosas crônicas, inflamatórias ou neoplásicas. Tem como aspecto peculiar a presença de anemia associada à diminuição da concentração do ferro sérico e da capacidade total de ligação do ferro.
Anemia hipocrômica microcítica: Ocorre após hemorragia rápida. O corpo repõe a fração líquida do sangue rapidamente, mas a produção de hemácias demora algumas semanas. 
Anemia megalobástica: Ocorre quando há deficiência de vitamina B12 ou de fator intrínseco da mucosa gástrica. Assim, a reprodução dos eritroblastos na medula óssea é lentificada, de tal maneira que as hemácias crescem de modo excessivo, assumindo formas anômalas com membranas frágeis. 
Quais as principais estratégias para a imunossupressão?
Utilizando-se fármacos como corticosteroides, imunossupressores que inibem ou matam os linfócitos T, a ciclosporina, ou mecanismos como plasmaferese ou radiação, também podem ser usados.
Corticosteroides: agem de modo a bloquear a síntese e secreção de citocinas como o fator de necrose tumoral (TNF) e a interleucina 1 (IL-1) e de mediadores inflamatórios como as prostaglandinas, diminuindo o recrutamento de leucócitos.
Ciclosporina: exerce efeito inibitório específico sobre a formação das células T auxiliares.
Plasmaferese: transplante de plasma causa resposta de imunossupressão pela reação hemolítica aguda.
Radiação: devido à elevada sensibilidade dos linfócitos aos raios-x, a radiação é utilizada para eliminá-los.
4) Excluindo as anemias, quais os principais tipos de alteração das hemácias?
Talassemia: As talassemias são desordens hereditárias que têm como característica básica uma deficiência na síntese das cadeias de globina, podendo levar a destruição acelerada de células vermelhas.
Policitemia secundária: ocorre quando os tecidos ficam hipóxicos devido à baixa tensão de oxigênio no ar inspirado ou devido ao suprimento deficiente de oxigênio para os tecidos. Nesses casos, os órgãos hemotopoiéticos começam a produzir grande quantidade de hemácias extras.
Policitemia fisiológica: igual à secundária, mas ocorre de modo fisiológico nos nativos que vivem em altitudes elevadas, com baixa tensão de oxigênio. 
Policitemia vera (eritremia): causada por aberração genética nas células hemocitoblásticas que produzem hemácias, fazendo com que essas células não parem de produzir hemácias, mesmo quando já existe um número excessivo de células. 
5) Cite os principais componentes do sangue e suas funções.
Plasma: composto por água, sais minerais, hormônios, proteínas, gorduras, fatores de coagulação e outras substâncias. Funções principais de transporte e osmorregulação.
Elementos celulares:
Glóbulos vermelhos (eritrócitos/hemácias): transporte de gases, hematose.
Glóbulos brancos (leucócitos): defesa.
Plaquetas: coagulação.
6) Quais as principais alterações nas plaquetas e suas características.
Diminuição dos níveis de protrombina, fator VII, fator IX e fator X causada pela deficiência de vitamina K: na ausência de vitamina K ativa, a insuficiência subsequente desses fatores de coagulação no sangue pode levar a tendências hemorrágicas graves. 
Hemofilia: é uma doença hemorrágica que ocorre quase exclusivamente em homens. Em 85% dos casos, é causada por anormalidade ou deficiência do Fator VIII. 
Trombocitopenia: é a presença de concentrações muito baixas de plaquetas no sangue circulante. 
Trombocitopenia idiopática: Por motivos desconhecidos são formados anticorpos específicos que reagem com as plaquetas, destruindo-as. 
Estado de Hipercoagubilidade: O estado de hipercoagubilidade é uma tendência anormal do sangue em coagular, causada por alterações nos fatores de coagulação, que são produzidos pelas plaquetas.
Doença de Von Willebrand: É um distúrbio hemorrágico que ocorre devido à uma disfunção quantitativa e/ou qualitativa do Fator de Von Willebrand (FVW) responsável por estimular a produção de glicoproteínas que atuam no tampão plaquetário.
Trombocitose: é a contagem de plaquetas acima de 450.000/μL como causa secundária, são mais comuns na população pediátrica,
7) Defina leucocitose e leucopenia e suas principais causas.
Leucopenia: ocorre ocasionalmente quando a medula óssea produz poucos leucócitos, deixando o corpo desprotegido contra muitas bactérias e outros agentes que possam vir a invadir os tecidos. Causas fisiológicas ou induzidas, invasão de células cancerígenas; drogas e quimioterapia.
Leucocitose: é o aumento no número de glóbulos brancos, por volume de sangue circulante. Causas comuns são infecções, inflamações, câncer.
8) Quais os parâmetros avaliados em relação às hemácias? Quais suas funções/importância?
Formas e dimensões: esses fatores são importantes, pois influenciam na capacidade de transporte de gases pelas hemácias e na predisposição/impedimento de ruptura da sua membrana;
Concentração de hemácias no sangue: varia conforme a pressão de oxigênio presente na atmosfera em que a pessoa está inserida;
Quantidade de hemoglobina nas células: influencia no tamanho da célula e na capacidade de transporte de gases.
9) Quais os principais hormônios envolvidos na hematopoiese? Quais suas funções?
	Nome
	Influência no crescimento ou diferenciação
	Eritropoetina (EPO)
	Cel. Vermelhas do sangue
	Fator estimulante de colônias de granulócito-macrófago (GM-CSF)
	Megacariócitos, eosinófilos, neutrófilos, monócitos, cél. vermelhas.
	Fator estimulante de colônias de granulócitos (G-CSF)
	Neutrófilos
	Fator estimulante de colônias de macrófagos (M-CSF)
	Monócitos
10) Quais os principais órgãos produtores de células sanguíneas? Como ocorre essa produção?
No desenvolvimento embrionário a produção ocorre no saco embrionário e depois passa para o fígado, baço e medula óssea. Já na vida adulta a produção ocorre nos ossos, da coluna vertebral, costelas, pelve e extremidades de ossos longos. 
A produção de células sanguíneas ocorre por meio de citocinas, fatores de crescimento e interleucinas que estimulam o crescimento e diferenciação de células tronco hematopoéticas pluripotentes em células sanguíneas especializadas.

Mais conteúdos dessa disciplina