Buscar

Metodologia do Ensino de Artes QUESTAÕ DISCURSIVA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Metodologia do Ensino de Artes
Questão DiscursivA
A resposta correta é:
As artes têm participação importante no desenvolvimento da criança, entretanto sua participação na educação nem sempre acontece em função de suas qualidades e contribuições específicas.
Muitas vezes as artes são utilizadas apenas como reforço para a aprendizagem dos mais variados conteúdos ou como exercícios de coordenação motora para fixação e memorização de letras e números. Nesses casos a arte está contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, mas não de aspectos cognitivos e de [formação de conhecimentos], que são aspectos específicos das artes.
O aspecto significativo da arte como contribuição para o desenvolvimento da criança está na possibilidade de fazer interagir aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e [cognitivos], além de processos de expressão e comunicação.
As crianças constroem significados para suas próprias produções e são capazes de pensar e de compartilhar ideias sobre arte em geral e sobre sua produção especificamente. Em vista disso as Artes Visuais devem ser concebidas na educação como [linguagem], que articula aspectos práticos e reflexivos.
Nesse contexto nascem 3 eixos de ação para o ensino aprendizagem da arte que devem ser usados pelo professor para organizar sua prática, sua pesquisa e sua avaliação:
O [fazer artístico], que está relacionado a exploração dos materiais e ao desenvolvimento do processo de criação.
A [apreciação] da arte por meio, por exemplo, da leitura de imagem, desenvolvendo a observação e a capacidade de análise e de construção de significados.
A [reflexão] como processo de pensar sobre a arte, sobre sua produção pessoal e sobre a produção dos colegas. Esse pensar tanto localiza a arte no tempo e espaço, quanto cria possibilidades para associar esse pensar a arte com sua própria realidade, no tempo presente.