Buscar

1ª AVALIAÇÃO- História Medieval - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História Medieval (HIS27) Avaliação: Avaliação I
Parte superior do formulário
	1.
	Servo é um conceito de origem latina que pertence à categoria de trabalho e é fundamentalmente usado para explicar as relações que se caracterizavam entre a terra, os proprietários e os trabalhadores da terra ao longo da Idade Média. Sobre as denominação e a aplicabilidade deste conceito, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Os trabalhadores da terra encontravam-se numa relação de escravidão para com o senhor, proprietário das terras.
	b)Os trabalhadores da terra encontravam-se completamente dependentes da terra em que viviam.
	c)Os trabalhadores eram ao mesmo tempo proprietários das terras e não podiam se desfazer delas.
	d)Os senhores feudais empregavam ampla mão de obra escrava nos trabalhados da terra.
	2.
	Os estudiosos das mais diferentes épocas dedicaram-se a estudar e explicar os motivos pelos quais a sociedade deslocou-se para o interior agrícola e como o Império Romano entrou em declínio. Na tentativa de dar conta destas questões, existem as teorias que atribuem importância às ondas de migrações bárbaras, da decadência moral e a perda da virtude cívica da população, dos ciclos normais de desenvolvimento dos sistemas civilizadores e a dos múltiplos fatores. Trata-se de um tema que é bastante pesquisado e refletido por pesquisadores e estudiosos de diversas áreas. Com relação às teorias que atestam o colapso ambiental como fator principal da decadência do Império Romano e a instalação da Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Erosão e salinização de regiões cultiváveis ao norte da Africa, colônias romanas de onde eram obtidos alimentos. 
(  V  ) Vulnerabilidade na resistência imunológica da população e predisposição a epidemias e doenças infectocontagiosas. 
(  V  ) Grande presença de chumbo e metais pesados nas tubulações de água, causando o armazenamento no organismo e o comprometimento de diversos sistemas, tais como o circulatório e o nervoso.
(  F ) Longos períodos de estiagens que foram responsáveis pela diminuição significativa do nível das águas dos principais rios da Europa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)F - F - V - V.
	b)V - V - V - F.
	c)V - V - F - F.
	d)V - V - F - V.
	3.
	O movimento cultural denominado Romantismo, que surgiu no final do século XVIII, reabilitou o período histórico conhecido como Idade Média. Neste sentido, os românticos passaram a perceber a Idade Média como o momento de formação de uma cultura nacional burguesa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o movimento sociocultural combatido pelo Romantismo e que considerava a Idade Média como a "Idade da Fé":
	a)Contrarreforma.
	b)Renascimento.
	c)Clericalismo.
	d)Iluminismo.
	4.
	Durante os reinados de Carlos Magno e de seu filho, Luis, o Piedoso, foram fomentadas as condições necessárias ao surgimento do Renascimento Cultural e Intelectual, que ficou conhecido como Renascimento Carolíngio e foi indicado como o período de grande refinamento e aprimoramento artístico da época. Com relação ao perfil destes governos, analise as seguintes sentenças:
I- No interior da corte de Carlos Magno, vários estudiosos trabalhavam com a produção de cópias dos documentos antigos (clássicos greco-romanos).
II- No período do Renascimento Carolíngio, foi criada uma nova escrita: a magna caligrafia, que substituiu inclusive o grego.
III- Foram feitas encadernações sofisticadas que passaram a ser utilizadas na elaboração dos livros.
IV- Nos espaços de educação e letramento, os currículos foram divididos em "trivium" (gramática, lógica e retórica) e o "quadrivium" (aritmética, geometria, música e astronomia).
	a)As sentenças I, III e IV corretas.
	b)As sentenças I e II corretas.
	c)As sentenças II e IV corretas.
	d)As sentenças II, III e IV corretas.
	5.
	O Islamismo é uma das tradições religiosas que mais possui integrantes e isso se deve aos altos números de natalidade que existem no interior de cada família. Trata-se de uma tradição monoteísta e abraâmica, princípios que são comuns nas tradições do Cristianismo e do Judaísmo. Ela difere destas com relação à ideia de messias e o salvador. Com relação às previsões de cada tradição religiosa sobre a noção de messias, analise as sentenças a seguir:
I- Na concepção dos adeptos do Islamismo, Maomé foi o messias salvador e libertador do povo.
II- Na concepção judaica, Deus ainda enviará um messias para libertar todo o povo. 
III- Para os cristãos, o messias, salvador e libertador do povo foi Jesus Cristo.
IV- Na concepção dos islâmicos, não existe um messias salvador e libertador do povo.
	a)As sentenças II, III e IV corretas.
	b)As sentenças I e III corretas.
	c)As sentenças I, II e IV corretas.
	d) sentenças I, III e IV corretas.
	6.
	A Igreja, criada como uma espécie de analogia ao Império, tinha uma estrutura rígida e se fundava na ideia de que o bispo de Roma representava o sucessor do apóstolo São Pedro. Logo, a Igreja começou a combater as práticas de heresias, dentre elas o Arianismo, que eram identificadas como tradições divergentes e contrárias à cultura católica. Neste contexto de problemas e impasses religiosos, analise as seguintes sentenças:
I- Era necessário combater as dissidências (heresias), a fim de preservar a unidade e os acordos diplomáticos entre a religião e a política.
II- O ponto mais controverso da teologia ariana e católica residia na definição sobre a origem e a relação existente entre Jesus Cristo e o Espírito Santo. 
III- Constantino convocou o primeiro Concílio Ecumênico da história do Cristianismo, que ocorreu em Niceia, no ano de 325, na Turquia. 
IV- Apesar do combate ao Arianismo, a Igreja não conseguiu detê-lo e deste surgiu a Igreja Ortodoxa do Oriente.
	a)As sentenças III e IV corretas.
	b)As sentença II e IV corretas.
	c)As sentenças I, II e III corretas.
	d)As sentenças I e IV corretas.
	7.
	Com o fim das ondas migracionais das populações do norte ao centro da Europa e a respectiva sedentarização, agora na forma de reinos fundiários, entre as populações de bárbaros e romanos passa a ocorrer problemas com relação às questões políticas e do campo das tradições religiosas. Com relação às dificuldades que os povos bárbaros apresentavam em meio à hegemonia do poder de governo e autoridade, analise as sentenças a seguir:
I- A existência da figura do líder em meio aos reinos bárbaros significava uma afronta ao governo centralizado dos romanos.
II- Entre os católicos, o Arianismo constituía uma dissidência, e os católicos romanos o consideravam uma heresia. 
III- Entre os bárbaros existia a lei que proibia o casamento com estrangeiros, somente poderiam ocorrer casamentos entre membros de um mesmo reino.
IV- Devido às leis que restringiam os casamentos entre romanos e bárbaros, determinadas regiões levaram mais de três gerações para se miscigenar. 
	a)As sentenças I e III corretas.
	b)As sentenças II, III e IV corretas.
	c)As sentenças I, II e IV corretas.
	d)As sentenças I, III e IV corretas.
	8.
	Atente ao trecho V do Sermão XIII de São Cesário de Arles (470-543), proferido à uma paróquia rural:
"[...] Ouvi dizer que ainda há certos homens e mulheres tão assolados pelo diabo que, às quintas-feiras, não fazem eles seus trabalhos nem elas fiam. Diante de Deus e de seus anjos, nós os admoestamos: todo aquele que persistir nessas observâncias, e não expiar por dura e longa penitência esse grave sacrilégio, será condenado ao fogo em que arde o demônio. Esses infelizes e miseráveis que não trabalham às quintas-feiras, em honra de Júpiter, são os mesmos, não duvido, que não temem nem se envergonham de trabalhar aos domingos. Se conhecerdes algum desses tais, repreendei-o duramente e, se ele não quiser se emendar, não o admitais em vossa mesa nem em vosso trato. Se são vossos escravos, castigai-os com o açoite: que temama chaga do corpo, já que não se preocupam com a salvação de sua alma". Trata-se de um sermão proferido em um período de transição entre a Antiguidade Clássica e a Idade Média, que expressa a preocupação de um sacerdote diante do fato de que os povos do norte da Europa, que ocupavam as regiões mais centrais do continente, mantinham hábitos e costumes religiosos que conflituavam com os das populações católicas daquelas regiões. Com relação aos conteúdos do sermão de São Cesário de Arles (470-543), assinale a alternativa CORRETA:.
	a)Crítica aos costumes, às tradições e aos aspectos morais dos povos pagãos.
	b)Crítica aos costumes, às tradições e aos aspectos morais dos povos muçulmanos.
	c)Crítica aos costumes, às tradições e aos aspectos morais dos povos mongóis.
	d)Crítica aos costumes, às tradições e aos aspectos morais dos povos cristãos.
	9.
	O livro "Declínio e queda do Império Romano", de Edward Gibbon, foi escrito no século XVIII, e representa um obra fundamental aos estudos sobre o surgimento da Idade Média. Constitui um documento histórico importantíssimo, pois mostra como o estudioso interpretou este processo há duzentos anos. Com relação às explicações elaboradas por Edward Gibbon sobre a queda de Roma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Na obra "Declínio do Império Romano", Gibbon apresentou que a perda da virtude cívica e moral dos cidadãos romanos é um dos fatores responsáveis pela queda do Império Romano.
(  V  ) Gibbon explicou que o Cristianismo provocou um impacto devastador sobre o Império Romano, em especial por defender a busca da salvação e de uma vida melhor após a morte.
(  F  ) Para Gibbon, a queda do Império Romano esteve relacionada, exclusivamente, a questões políticas que devastaram o Império ao longo dos séculos.
(  F  ) Para Gibbon, a entrada dos germânicos (bárbaros) no exército romano, foi responsável por enfraquecer o Império e a noção de cidadania da população.
	a)F - V - V - V.
	b)F - V - V - F.
	c)V - F - V - F.
	d)V - V - F - F.
	10.
	A Idade Média, período oficialmente transcorrido entre os séculos V e XV da história da humanidade, é um momento histórico que, segundo estudiosos e pesquisadores, reúne inúmeras complexidades. Por outro lado, desperta facilmente o fascínio e a curiosidade entre leitores e leigos pelas narrativas de romances de amor difícil e expedições de cavaleiros em busca de honra e aventuras. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as personagens e os elementos que compõem o cenário, as narrativas e o imaginário deste momento histórico:
	a)Reis, rainhas, príncipes, princesas, senhores feudais, cavaleiros, artesãos, bruxas, madrastas, dragões, cavaleiros, padres, servos, camponeses, vilões, entre outros.
	b)Operários, capitalistas, burgueses, camponeses, sindicalistas, empresários, banqueiros, sociólogos, maníacos, serial killers, entre outros.
	c)Navegadores, marujos, marinheiros, reinos africanos, tribos indígenas, monstros marinhos, rituais de antropofagia, feitiçaria, produtos tropicais, entre outros.
	d)Imperadores, rainhas, guerreiros, cidadãos, cônsul, escravos, comerciantes, mensageiros, deuses, semideuses, quimeras, górgonas, entre outros.
Parte inferior do formulário

Continue navegando