Buscar

AULA 1 - EVOLUÇÃO HISTORICA E RITO SUMARISSIMO

Prévia do material em texto

PROCESSO DO TRABALHO I
EVOLUÇÃO HISTORICA
Quando surgem as normas, surgem os conflitos. Se surgem os conflitos é necessário que sejam criados mecanismo para solucionar esses conflitos.
A doutrina aponta que nas três primeiras décadas 1910, 1920 e 1930 do século passado, as formas de solução de conflitos trabalhistas tinham feição administrativa. Como não existia o poder judiciário quem buscava solucionar esses conflitos eram os órgãos do poder executivo da administração pública.
Naquela época foram criados mecanismos chamados de TRIPARTITE onde existia um julgador ou conciliador vinculado ao poder executivo e os outros dois desse colegiado representavam 1 a classe patronal e o outro a classe dos trabalhadores.
A primeira constituição a tratar da solução dos conflitos trabalhistas foi a de 1934 e 1937 que ainda eram vinculadas ao poder executivo.
Somente na década de 40 com a constituição de 1946 foi criada a justiça do trabalho que onde os conflitos eram julgados através do poder judiciário trabalhista.
ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO NO BRASIL
Existiam três órgãos.
1º GRAU – Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) – Órgão colegiado – ATUALMENTE – VARAS DE TRABALHOS (V.T) – Órgão singular
A junta surgiu por meio das características da feição administrativa de 1946. Formado por um juiz togado que ingressava por meio de concurso, e os outros dois juízes chamados de juízes classistas ou vogais, que não precisavam ter formação superior e nem jurídica, um representava a classe trabalhadora e o outro representava a classe patronal, ingressavam através de indicação política.
Com a EC 24/99 a representação classista foi excluída. Com isso o 1º GRAU deixa de ser um órgão colegiado e passa a ser um órgão singular com apenas um juiz titular das varas de trabalho.
2º GRAU – Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – Órgão colegiado
3º GRAU/ÚLTIMO – Tribunal Superior do Trabalho (TST) – Órgão colegiado
ERA MODERNA DO PROCESSO TRABALHISTA
Em 1999/2000 a doutrina já trata da era moderna do processo trabalhista.
A era moderna do processo trabalhista se dá com três situações:
1º - O fim da representação classista
2º - Com o advento da lei 9957/00 que instituiu o procedimento sumaríssimo no processo do trabalho e acrescentou os artigos 852-A até o 852-I da CLT.
A finalidade do rito sumaríssimo foi dar uma maior celeridade ao processo trabalhista
RITO SUMARISSIMO
O processo trabalhista começou a ficar lento, por conta da sistemática do rito ordinário. O legislador então decidiu criar o rito sumaríssimo para dar maior celeridade as causas de menor valor.
A finalidade ao criar o procedimento sumaríssimo foi trazer maior celeridade ao processo de trabalho.
Para dar uma maior celeridade ao processo trabalhista o rito sumaríssimo foi criado para julgar as causas cujo valor seja de 2 até 40 salários mínimos, tendo audiência “UNA" no seu processo.
De acordo com a lei, no processo de rito sumaríssimo o processo deve ser julgado dentro de 15 dias, podendo dar a sentença na audiência.
3º - Com o advento da lei 9958/00 que criou as comissões de conciliação previa (CCP) e acrescentou na CLT os artigos 625-A até o 625-H.
As CCP tem como finalidade desafogar a justiça do trabalho (diminuir a quantidade de ações).
A CCP é um órgão extrajudicial de solução de conflitos, ou seja, não pertence da justiça do trabalho.
A CCP não possuem poder decisório, não julga, em um órgão de mediação. Os mediadores que compõem as CCP vão apenas para persuadir as partes para chegarem a uma solução.
Os empregados nas categorias onde existiam as CCP, antes de ajuizar a ação deveriam submeter seu problema obrigatoriamente as CCP.
Pela lei as CCP eram criadas através de acordo ou convenção coletiva de trabalho.
As empresas não estavam obrigadas a comparecerem a audiência de conciliação. Caso a empresa não comparecesse ou não tivesse havido acordo entre as partes, seria emitido uma certidão de malogro. Com a certidão de malogro o empregado poderia entrar com a ação na justiça do trabalho.
Por ferir a Constituição Federal que dá direito de amplo acesso à justiça a todas as pessoas, a lei 9958/00 foi declarada inconstitucional por obrigar os empregados a submeterem seu problema obrigatoriamente a um órgão extrajudicial.
FASE CONTÊMPORANEA
LEI 13467/2017 REFORMA TRABALHISTA, modificando o direito material e processual do direito do trabalho. 
SUBSIDIARIEDADE DO PROCESSO COMUM - Art. 769 da CLT.
Havendo omissão e lacuna no direito processual do trabalho e não havendo incompatibilidade aplica-se ao processo de trabalho o código de processo civil.

Continue navegando