Buscar

Resumo do filme enjaulados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme enjaulados inicia-se com a contratação do professor Walmsley no Colégio Donner, uma escola publica dos Estados Unidos. Logo em seu primeiro dia lecionando, percebeu que o local era bastante desorganizado e que os alunos faziam o que queriam, e não eram punidos.
 De acordo com a teoria comportamentalista nosso desenvolvimento e aprendizagem sofre influencia do ambiente, ou seja, é preciso que sejamos estimulados positivamente para que isso ocorra. Porem no colégio Donner os alunos se quer possuíam livros para estudar. Os professores já estavam tão acostumados com a agressividade dos alunos, que estavam acomodados com a situação.
 Como foi dito anteriormente o ambiente é fundamental para que ocorra aprendizagem, e outro fator importante é que conforme o behaviorismo ele determina nosso comportamento. Fica bem nítido no filme que os pais daqueles alunos não estavam preocupados e nem se importavam com seus filhos, pois não estavam presentes nas reuniões escolares, ou seja, o ambiente em casa provavelmente não estava sendo adequado para disciplinar os jovens.
 Depois de tentar melhorar o ambiente escolar e não obter sucesso por ser impedido pelo diretor, o professor selecionou os alunos mais rebeldes e os prenderam em uma jaula durante todo o verão. Para que aprendessem que toda ação possui uma consequência, utilizou o condicionamento operante, utilizado por skinner, para ensina-los conteúdos distintos e modificar os comportamentos que ele considerava inaceitável.
 Presos, os estudantes tinham que ler livros, responder questões relacionadas ao que estavam estudando e ajudar um ao outro para obter sucesso. Se obedecessem o professor recebiam alimento. Aos poucos foi condicionando-os por meio de um estimulo aversivo, o choque, que era acionado quando um aluno tinha um mal comportamento, como falar palavrões.
 Segundo os Behavioristas o comportamento pode ser modificado, e foi exatamente isso que o professor fez, com o tempo involuntariamente os alunos começaram a mudar desde o modo de pensar até mesmo nas próprias ações.
 Por fim, o verão acabou e o objetivo de Walmsley foi alcançado, então ele, uma professora e Joe, pessoas que o ajudaram em tudo, forjem suas mortes, e vão seguir suas vidas em outro lugar. Enquanto os alunos voltam para suas casas totalmente diferentes de como eram antes.

Continue navegando