Buscar

definição de esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentado no material estudado, você deve escrever um texto, com as suas palavras, explicando como podemos definir esporte, isto é, como posso qualificar uma atividade como esporte. Nesse texto você também deve explicar a diferença dos conceitos de “esporte na escola” e “esporte da escola”.
O esporte já existia desde a pré-história, como sobrevivência dos povos nômades. Com o passar dos séculos, foi se tornando mais organizado, com regras e códigos, o único detalhe era que somente a burguesia podia praticar. Mas foi na Inglaterra no século 19, mais exatamente durante a revolução industrial que surgiu o esporte moderno, um modelo difundido na sociedade inglesa. 
Inicialmente o esporte foi visto como competição, buscando o melhor rendimento, o recorde, seja numa partida de futebol que visa um alto rendimento físico, numa partida de xadrez visando um rendimento intelectual ou até mesmo em uma corrida de carros no alto rendimento de uma máquina. 
Com o passar do tempo o esporte passou por uma socialização, de acordo com Tubino (2001) o esporte foi dividido em três dimensões sociais. “O contexto da educação (esporte-educação), da participação ou lazer (esporte-participação ou popular) e rendimento ou performance (esporte-performance ou rendimento)”. 
No modelo esporte-educação, entram os dois modelos de esportes encontrados na escola, o “esporte na escola”, que nada mais é que uma extensão do esporte de rendimento praticado por instituições esportivas e o “esporte da escola”, que é uma adaptação do esporte para a escola conforme o processo educacional de cada instituição de ensino. Dessa forma o professor deve apresentar esses dois modelos e questionar seus alunos quanto ao esporte fora da escola, no âmbito social com caráter de instigá-los a refletir sobre fatos bons e ruins envolvendo o esporte e os esportistas, e dentro da realidade escolar, fazendo com que notem o que fazem de errado, se existem exclusões, ou competitividade levada muito a sério, desenvolvendo uma melhor formação do cidadão, conscientizando o individuo e o preparando para a sociedade.
Já o esporte-participação vem com uma proposta mais lúdica, voltada para a saúde e bem estar dos envolvidos, sem um comprometimento com rendimento e sim com sua diversão. Pode ser praticado por qualquer um, em qualquer lugar.
Quanto ao esporte-performance, busca o alto rendimento, possui uma maior organização, com regras de cada competição, o atleta entra com propósito de ser o melhor, também conta com grandes investimentos financeiros, envolve muito mais variáveis do que apenas uma simples atividade física. O esporte-performance é um dos principais responsáveis pela audiência televisiva. Através desta dimensão que surgem a inspiração para as outras duas dimensões o esporte-educação e o esporte-participação, passando por adaptações de acordo com o ambiente em que é realizado. 
O esporte tornou-se um fenômeno social a partir da iniciativa do comitê olímpico e do Barão de Coubertain nos jogos olímpicos de 1896, tornando o bom desempenho nos jogos olímpicos importantes para o desenvolvimento dos países participantes, com isso desenvolvendo melhor preparação e aperfeiçoamento dos atletas participantes. Incentivou também investimentos no desenvolvimento de áreas como biomecânica e fisiologia, mas também em infraestrutura para o treinamento de seus atletas. 
A influência da mídia é outro elemento responsável pela evolução do esporte, pois transmite ao vivo os eventos esportivos em qualquer lugar do mundo e possui recursos cada vez mais avançados, como a qualidade de som e imagem, estatísticas, replay, etc. Além de criar ídolos do esporte, a mídia trabalha com o consumismo por meio de propagandas de marcas que atletas utilizam e patrocinadores dos eventos esportivos. Todo esse espetáculo que a mídia proporciona, criou o esporte-espetáculo, que se resume na experiência de saber e assistir sobre o esporte antes de praticá-lo, “sabem tudo de futebol, mas nunca vivenciaram”.
O crescimento do esporte em âmbito mundial contribuiu muito no incentivo da prática de atividades físicas, buscando uma saúde melhor, manter a forma, diversão, etc.
O conceito de esporte resume-se em ser uma atividade realizada individualmente ou em equipe da qual dependemos de nossas qualidades físicas e mentais para ter êxito. Possui regras específicas em cada modalidade, tem fins de competição, mas por muitos é praticado de uma forma lúdica, apenas para cuidar da saúde.

Continue navegando