Buscar

avali 1 e 2 flex

Prévia do material em texto

1.
	A governança corporativa busca princípios e procedimentos claros sobre a gestão de negócios. Vários foram os fatores e os eventos que motivaram o seu surgimento e sua adoção pelas organizações e órgãos reguladores. Com relação a alguns desses fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fiscalização, auditoria e responsabilidade.
II- Abuso de poder.
III- Fraudes.
IV- Erros estratégicos.
(    ) Caracteriza-se pela ação de transgredir regulamentações de condutas pautadas pela ética.
(    ) São ações enfatizadas e adotadas no processo de governança corporativa.
(    ) São ações ilícitas, visando a ganho de vantagens financeiras ou administrativas.
(    ) Causam grandes consequências negativas, sendo normalmente resultado de atribuições de poder.
	a)
	II - III - IV - I.
	b)
	II - I - III - IV.
	c)
	IV - II - III - I.
	d)
	IV - III - II - I.
	2.
	Com o passar do tempo, reconhece-se que os fluxos de comunicação estão se intensificando em todos os sentidos, trazendo relevância num contexto amplo de discussões que envolvem aspectos teóricos e conceituais do qual fazem parte. As organizações que reconhecem a importância da comunicação como diferencial competitivo entendem que, quanto mais fluir a demanda interna dos processos e da comunicação com o mundo externo nas empresas, mais os recursos envolvidos terão melhor aplicação, sendo que estes recursos poderão ser materiais ou humanos. Por mundo externo da empresa, compreende-se a ligação entre:
I- Clientes, fornecedores e empresas prestadoras de serviços (parceiros). 
II- Capital e matéria-prima.
III- Colaboradores, credores e gestores.
IV- Administradores, TI e processos.
	a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	b)
	As opções III e IV estão corretas.
	c)
	As opções II e IV estão corretas.
	d)
	Somente a opção I está correta.
	3.
	Governança de TI é a especificação de um ferramental de direitos e responsabilidades de decisões entre os stakeholders para alcançar um comportamento desejado no uso de TI. É um sistema complexo que envolve diversos interesses de negócios e de TI com diferentes percepções, visões, objetivos e motivações. Sendo assim, sobre o conceito de governança de TI, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Um conjunto de conceitos que se restringe unicamente à implantação de modelos de melhores práticas, tais como COBIT, ITIL, CMMI. Um conjunto de objetivos pessoais, estabelecidos e monitorados.
	b)
	Um conjunto de objetivos legais e estáticos que normalizam o cumprimento das etapas da ISO/EIC 20012, estabelecidos e monitorados uniformemente.
	c)
	Um conjunto de objetivos da concorrência, estabelecidos e monitorados pela ABNT NBR ISO/IEC 20000 é o do Ciclo de PDCA, significando: P - plan (planejar); D - do (fazer); C - check (verificar); A - action (agir).
	d)
	É um conjunto de objetivos organizacionais, estabelecidos e monitorados.
	4.
	A Lei Sarbanes-Oxley promoveu ampla regulação da vida corporativa, baseada nas boas práticas de governança corporativa. A governança corporativa tem como um dos seus pilares a composição e o funcionamento de um Conselho de Administração. De forma geral, a finalidade da governança corporativa é o desempenho de forma coordenada de todos os investidores. Com relação ao papel da governança corporativa, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito da governança corporativa não é algo recente, mas ganhou maior intensidade devido à necessidade cada vez maior de controle sobre as ações fraudulentas, sendo que um dos papéis da governança corporativa é prover direcionamento geral para a corporação e aprovar os objetivos e as estratégias financeiras. 
II- A governança corporativa é uma metodologia de responsabilidade da alta administração. Consiste nas estruturas e nos processos organizacionais que compõem vários elementos, os chamados recursos de investimentos tangíveis e estáticos, porém não se aplicam à governança corporativa o monitoramento e a avaliação de desempenho da organização.
III- A governança corporativa ganha forte motivação em sua aplicação, na essência como um elemento fiscalizador, auditor e regulador. Um dos papéis da governança corporativa é garantir que os sistemas monitorem o cumprimento de padrões éticos e legais. 
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	Somente a sentença II está correta.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Uma técnica tem sido apontada como uma das alternativas para identificar, analisar e gerenciar os investimentos em TI. A Gestão do Portfólio de TI pode auxiliar a gestão e justifica os investimentos em TI frente aos riscos e retornos, podendo auxiliar os gestores a escolher corretamente os investimentos em TI, de modo a alcançar os objetivos estratégicos da organização. Com relação ao conceito de Gestão do Portfólio de TI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São elementos de projetos e serviços de TI que servem como diretriz para determinar o que é prioridade nos investimentos de TI, alicerçados no que é mais estratégico em termos de projetos e ativos e que proporcionem maior valor agregado para a organização.
(    ) É uma abordagem baseada em uma visão de serviço de TI, afetando o processo como um todo. Envolve a produção de versões iniciais de um projeto futuro, com o qual é possível realizar verificações e experimentos, com o intuito de avaliar algumas de suas características antes que o projeto venha realmente a ser construído, de forma definitiva.
(    ) É a soma total de todos os produtos do projeto e seus requisitos ou características, são as características e funções que caracterizam o produto, serviço ou resultado. Se não forem completamente definidos e descritos e se não houver o controle de mudanças efetivo em um projeto, pode-se resultar no aumento do escopo ou da exigência.
(    ) É um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de TI. É considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento, sendo uma das respostas técnicas adequadas para resolver a crise do software.
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - F - F - F.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - V - V - F.
	6.
	A governança de TI busca estar alinhada às necessidades dos negócios da empresa, alocando as estruturas, os processos, a tecnologia e os recursos necessários. Assim, o modelo de governança de TI compreende quatro domínios de governança. Com relação a estes domínios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Domínio do alinhamento estratégico e compliance.
II- Domínio da decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos.
III- Domínio da estrutura, processos, operações e gestão.
IV- Domínio da medição do desempenho da TI.
(    ) Relaciona-se aos mecanismos de decisão e utilização otimizada dos recursos de TI.
(    ) Relaciona-se aos requisitos do negócio em conformidade aos aspectos legais e éticos. 
(    ) Relaciona-se aos indicadores de resultados, sua geração e coleta.
(    ) Relaciona-se à estrutura organizacional e funcional, bem como à gestão de produtos e serviços de TI.
	a)
	IV - II - III - I.
	b)
	II - III - IV - I.
	c)
	II - I - IV - III.
	d)
	IV - III - II - I.
	7.
	Conforme o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) os princípios da governança corporativa são a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. Assinale a alternativa que corresponde ao princípio da equidade:
	a)
	O princípio da equidade visa ao tratamento justo de todos os sócios e demais partes.
	b)
	Define um tratamento justo aos parceiros de negócio das organizações e/ou empresas.
	c)
	Instrui os gestores com ferramentas exclusivas para verificação de conformidades.
	d)
	Promove a otimização dos recursos internos da organizaçãoou empresa.
	8.
	Os Acordos de Basileia concebem um limite no que se refere às estratégias de regulação bancária cultivadas ao redor do mundo. O comitê de Basileia tem por objetivo a elaboração de padrões de supervisão, bem como recomendações e princípios para as melhores práticas no mercado financeiro. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em 1988, foi aprovado o Acordo de Basileia III, que tinha como objetivo gerenciar os riscos de fracasso das ações, assegurando solvência e liquidez do sistema local, estabelecendo parâmetros mínimo e máximo para a incorporação de capital, incluindo bancos e cooperativas. 
(    ) Em 1988, foi aprovado o primeiro Acordo de Capital de Basileia, que tinha como objetivo reduzir a competição desigual entre os bancos. Estabeleceu parâmetros mínimos para a adequação do capital dos bancos com base nos ativos que eram divididos subjetivamente em diferentes graus de risco, que variavam entre 0% e 100%. 
(    ) Em 1988, foi aprovado o primeiro Acordo de Capital de Basileia, que tinha como objetivo aumentar a competição regular entre os bancos, que é acirrada, estabelecendo parâmetros para a adequação do capital dos bancos.
(    ) Em 1988, foi aprovado o primeiro Acordo de Capital de Basileia, mas não divulgou objetivos, por esse motivo foi revisado e publicado a primeira versão oficial do documento conhecido como "Novo Acordo de Basileia" ou "Basileia II", que foi fortemente divulgado na época nas corporações e instituições financeiras e educacionais, estabelecendo parâmetros para a adequação de capital. 
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	F - V - F - F.
	9.
	A Governança é uma expressão utilizada de forma abrangente para determinar os temas referentes ao poder de controle e direção de uma empresa, ou mesmo da capacidade governativa no contexto internacional. Sobre as atribuições da Governança de TI, analise as sentenças a seguir:
I- O alinhamento estratégico não é um evento, mas um processo contínuo de mudança e adaptação. Definição, manutenção e validação do valor da TI, através do alinhamento das operações de TI com as demais operações do negócio. 
II- Fidedignidade e transparência de resultados das empresas são consideradas os maiores objetivos da Governança Corporativa, um ambiente corporativo possui êxito quando se preza pelo pleno controle de suas contas, a fidedignidade dos números, traduzidos pela transparência necessária ao seu reconhecimento de organização justa e legítima, deve ser demonstrada para sua sociedade. 
III- O correto alinhamento da TI proporciona a efetivação dos planos de negócio, independe da averiguação das necessidades que podem ocorrer em diferentes áreas da organização. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	10.
	Empresa significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo e uma demanda a serem atendidos. Os recursos encontrados nestas empresas podem ser tangíveis ou intangíveis. Os ativos tangíveis são de uso exclusivo e limitado, ao passo que os intangíveis podem ser utilizados por um grande número de pessoas simultaneamente. Enquanto os ativos tangíveis se desgastam pelo uso, os intangíveis aumentam seu valor. Sobre os recursos encontrados nas empresas de forma mais completa e correta, analise as opções a seguir:
I- Pessoas e processos.
II- Equipamentos.
III- Operações.
IV- Conhecimento e informações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As opções III e IV estão corretas.
	b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	c)
	Somente a opção I está correta.
	d)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	1.
	Cada organização elabora o seu planejamento observando requisitos e necessidades, segundo a sua visão de futuro e de mercado. Se a empresa possui um plano estratégico, é provável que existam planos funcionais ou objetivos estratégicos formais que são desenrolados pela organização. Desta forma, toda organização tende à realização de seu planejamento estratégico, procurando alocar os recursos necessários a este objetivo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I- O modelo genérico de Governança de TI é aquele que contém os elementos básicos que a maioria das empresas deve empregar ao implantar um programa de Governança de TI. 
II- Inteligência competitiva define como a empresa trata as informações internas e externas e possíveis ameaças, identificando oportunidades de negócio.
III- Para implantar um programa de Governança de TI, não é preciso fazer planejamento estratégico. 
IV- O plano funcional contém a relação das necessidades de cada área em função de seu envolvimento com o planejamento estratégico empresarial, ou seja, desdobram as estratégias em projetos e serviços que devem ser desenvolvidos para que os objetivos sejam alcançados. 
	a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença III está correta.
	c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	A implementação necessária da Governança de TI se torna possível graças ao desenvolvimento de um framework, ou seja, um modelo organizacional particular que deve ser utilizado em conjunto com as melhores práticas existentes, como no COBIT, ITIL, fontes importantes e necessárias que precisam ser levadas em consideração, principalmente no que se refere aos objetivos do programa de Governança. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O COBIT é um modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade para melhoria de processo de software, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção.
	b)
	A Governança de TI, realizada no âmbito do COBIT, deve abranger também as áreas de medidas de performance e de gerenciamento de recursos de TI, de modo complementar às boas práticas recomendadas pelo modelo ITIL.
	c)
	O COBIT prescreve que a estratégia da empresa deve ser traduzida pela área de negócios em objetivos de negócios para TI. Estes objetivos devem levar a uma clara definição dos objetivos próprios da área de TI, fazendo com que os objetivos do negócio tenham precedência sobre os objetivos da área de TI. Entretanto, quando o negócio principal da empresa é o de prestação de serviços de TI, pode haver uma exceção a esta regra, pois os objetivos próprios da área de TI podem prevalecer.
	d)
	O COBIT fornece boas práticas através de um modelo de governança de TI composto por domínios e processos. Essas boas práticas são mais focadas nos controles e menos na execução, e são orientadas para assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para avaliar e classificar a organização de TI em um dos níveis de maturidade COBIT.
	3.
	A governança garante que as necessidades, as condições e as opções das partes interessadas sejam avaliadas, a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados, definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão; monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos. A alta direção precisa estabelecer metas e direcionamento para a organização. Sobre os princípios da Governança de TI, analise as sentenças a seguir:
I- Direção e controle. 
II- Responsabilidade e prestação de contas. 
III- Gerenciamento de risco e averbações.
IV- Autoridade e visão.
V- Capital intelectual e capital organizacional.
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	d)
	Somente a sentençaIV está correta.
	4.
	O ITIL é um modelo de referência que contém melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI, organizadas sob a lógica do ciclo de vida do serviço. O COBIT explica as práticas adequadas à Governança de TI, com relação aos frameworks COBIT e ao ITIL, que são guias de boas práticas em Governança de TI. Sendo assim, analise as sentenças a seguir:
I- O COBIT é focado no nível estratégico, sendo baseado em controles e direcionado por métricas. 
II- O ITIL é uma estrutura de padrões e melhores práticas para gerenciar os serviços e a infraestrutura de TI. 
III- O COBIT fornece um detalhado conjunto de procedimentos e diretrizes que deve ser aplicado na auditoria dos processos de TI, bem como uma avaliação dos riscos e probabilidades de ocorrência. 
IV- Os diferentes focos tornam o COBIT e o ITIL frameworks incompatíveis, apesar de que são modelos abrangentes aplicáveis na auditoria e controle de processos de TI, desde o planejamento da tecnologia até a monitoração das atividades. 
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença I está correta.
	c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	De acordo como o IBGC (2012), o Agente de Governança deve prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões. Deve comprometer-se pela sustentabilidade das organizações, visando à sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações. Para garantir sua influência no processo decisório da organização, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o seu principal papel na organização:
	a)
	Deve ser conhecedor das movimentações e operações sobre os ativos tangíveis e/ou intangíveis da organização, mantendo o interesse comum e a proteção ao patrimônio.
	b)
	Deve planejar e controlar as movimentações e as operações sobre os ativos tangíveis e/ou intangíveis da organização.
	c)
	Deve ser responsável por manter o interesse comum sobre processos da organização, bem como a prestação de contas sobre seus resultados.
	d)
	Deve ser conhecedor dos processos de negócios organizacionais, garantindo sua produtividade e sua qualidade de uso.
	6.
	Sob o novo foco da governança de TI, a TI tem impacto em toda a organização, desde seus processos, até sua estrutura e seus recursos. Segundo este conceito, assinale a alternativa que corresponde à responsabilidade do CIO (Chief Information Officer) perante a organização:
	a)
	Como administrador, ele deve definir métricas para gerir os recursos terceirizados.
	b)
	Como gestor da TI, ele deve garantir recursos aos projetos da TI.
	c)
	Como administrador e gestor da segurança, ele deve definir a política de segurança.
	d)
	Como gestor da TI, ele deve alinhá-la aos negócios da empresa.
	7.
	Para realizar a implantação de um Sistema de Qualidade nas organizações, deve-se ter profissionais capacitados para que as ferramentas sejam aplicadas de maneira correta, senão se corre o risco de ter resultados incorretos na tomada de decisão das organizações. Seu objetivo é chegar a um grau de eficiência/eficácia em uma determinada atividade ou processo. Por que as técnicas das ferramentas da qualidade são fundamentais na geração da qualidade dos processos das empresas?
	a)
	Para obter maior visibilidade sobre o que ocorre com as demandas da empresa, e para que seus gestores possam avaliar esporadicamente as formas como as atividades foram tratadas.
	b)
	Para obter informações sobre o que ocorre nas diversas áreas da empresa, e para que seus gestores possam cobrar da equipe como as atividades de negócio e processos estão sendo tratados.
	c)
	Porque é possível obter informações sobre o que ocorre em específicas áreas da empresa, e para que seus gestores consigam tratar as atividades de negócio e processos com maiores problemas.
	d)
	Porque é possível obter maior visibilidade sobre o que ocorre nas diversas áreas da empresa, e seus gestores podem avaliar continuamente as formas como as atividades de negócio e os processos estão sendo executados e tratados.
	8.
	O conjunto de modelos das melhores práticas de TI envolve vários modelos, que podem ser adotados pelas empresas que atendem a diversos aspectos da gestão da tecnologia. Com relação ao escopo do modelo e sua respectiva denominação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Val IT.
II- PRINCE2.
III- Seis Sigma.
IV- BSC.
(    ) Metodologia de melhoramento da qualidade de processos.
(    ) Metodologia de planejamento e gestão estratégica.
(    ) Metodologia de gestão do valor e investimento de TI.
(    ) Metodologia de gerenciamento de projetos.
	a)
	IV - III - II - I.
	b)
	III - IV - I - II.
	c)
	III - I - II - IV.
	d)
	II - III - IV - I.
	9.
	O dashboard constitui-se em um painel de controle que exibe os indicadores por ele medidos. O dashboard de TI poderá facilitar a tomada de decisões pelo CIO. Com base neste conceito, analise as seguintes afirmativas:
I- O dashboard tático gera ações de TI nas áreas de desenvolvimento de projetos.
II- O dashboard estratégico exibe o detalhamento de processos e sua progressão.
III- A satisfação do cliente deve compor o dashboard estratégico.
IV- Os projetos de TI devem compor o dashboard estratégico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	10.
	O CobiT foi desenvolvido pela Fundação ISACA e é mantido pelo Instituto de Governança de TI, tendo por missão explícita pesquisar, desenvolver, divulgar e solicitar um conjunto atual de padrões internacionais de boas práticas relacionadas ao uso corporativo da TI para   os gerentes e auditores de tecnologia. Os focos são áreas em governança de TI que apresentam os temas que os executivos devem atacar para conduzir a área de TI dentro de suas organizações.  Sobre as áreas abrangentes da governança de TI segundo CobiT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Vinculação entre TI e negócios (planejamento e operações) tem como objetivo aumentar o retorno dos investimentos da TI, gerando vantagens competitivas no mercado em que a organização atua. 
II- Garantia de alcance dos benefícios com otimização de custos.
III- Deve-se ter um entendimento claro das situações ou evento adversos que possam afetar negativamente a empresa.
IV- Melhora dos investimentos e do uso dos recursos de TI. 
V- Alinhamento e o controle sobre as ações de TI através da utilização de indicadores de desempenho.
(    ) Alinhamento estratégico.
(    ) Agregação de valor.
(    ) Gestão de risco.
(    ) Gestão de recursos.
(    ) Mensuração de desempenho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - III - II - IV - V.
	b)
	II - I - IV- V - III.
	c)
	I - II - III - IV - V.
	d)
	III - V - IV - II - I.

Continue navegando