A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Prova Aprendizagem Cooperativa

Pré-visualização | Página 1 de 3

1.
	A aprendizagem cooperativa é um método que se estrutura pela adoção de pequenos grupos de alunos que trabalham em conjunto para maximizar sua própria aprendizagem e a dos demais alunos.
 
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; HOLUBEC; E. J. El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires: Paidós, 1999 (adaptado).
 
Nesse sentido, analise a seguinte asserção-razão:
 
A proposta de uma aprendizagem cooperativa deve ser encorajada deste o início da vida letiva em um ambiente que valoriza a construção do conhecimento e encoraja as interações educacionais.
 
PORQUE
 
É por meio dos diferentes diálogos e interações sociais que produzimos conhecimento.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
	 A)
	As duas afirmações são verdadeiras e mantêm relação entre si. 
	 B)
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda afirmação é verdadeira.
	 C)
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda afirmação é falsa. 
	 D)
	As duas afirmações são verdadeiras, porém não mantêm relação entre si.
Pag: 16
Resposta letra a)
	2.
	Durante os estudos, vimos várias concepções sobre aprendizagem.
 
Dito isso, assinale a alternativa que apresenta qual seria uma concepção válida para a aprendizagem:
	 A)
	A aprendizagem é o processo de mudança adaptativa pela qual os indivíduos passam resultante de uma evolução física.  
	 B)
	A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire novos conhecimentos sempre de modo passivo.
	 C)
	A aprendizagem é uma modificação durável na capacidade ou no comportamento do indivíduo na qual ele adquire informações, habilidades e atitudes.
	 D)
	A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo aprende novos conhecimentos a partir da experiência e esses conhecimentos são imediatamente esquecidos.  
Pag: 20 e, 21 e 29
Resposta letra c)
	3.
	Ao considerarmos a educação cooperativa como uma solução para transformar a educação tradicional, temos que ter em mente a promoção de seus princípios, como empatia, cooperação e solidariedade.
 
Sobre a empatia no desenvolvimento da cooperação, analise a seguinte frase:
 
Na atualidade, as práticas pedagógicas que compreendem a empatia inclusiva em suas ações ganham importância, pois...
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: 
	 A)
	Os alunos que trabalham em grupos aprendem como cooperar e tirar proveito do trabalho dos demais, características necessárias para funcionários de sucesso no futuro.  
	 B)
	É possível formar cidadãos mais egoístas e insensíveis, ou seja, com menos chances de desenvolver estados psíquicos depressivos.  
	 C)
	Existe a probabilidade de maior aprendizagem, indo além do que é ensinado, e com condições mais favoráveis para a produção do conhecimento. 
	 D)
	Diante das rápidas transformações do mundo e da necessidade de agilidade em todas as áreas, a empatia seria negativa pois não há tempo a perder.
Pag: 83
Resposta letra c)
	4.
	No decorrer da história da educação várias especulações, conceitos, concepções e tendências surgiram com o intuito de construir e reconstruir uma nova face da educação, sendo necessária a renovação pedagógica dos conteúdos ensinados e suas abordagens, dessa forma será possível alcançar a liberdade, autonomia, criatividade e cidadania do sujeito.
 
Nesse sentido, o educador deve oferecer mais do que os direitos à cidadania de uma formalidade jurídica.
 
Diante do leque de possibilidades da cooperação, que benefícios esta metodologia pode oferecer? 
	 A)
	Baseada na educação bancária, cabe ao professor transmitir todo o conhecimento para os alunos, estes “estão vazios”, e irão reproduzir este conhecimento. (não)
	 B)
	Proporcionar situações coletivas onde os alunos aprendam como tirar proveito dos demais e assim estará mais bem preparado para o mercado de trabalho. 
	 C)
	Proporcionar conhecimentos teóricos e jurídicos suficientes para que o sujeito esteja informado e consiga emprego para sua sobrevivência.(não)
	 D)
	Proporcionar condições para que o aluno pertença a algo, conquiste a individualidade e seja atuante no mundo e na sua própria trajetória. 
Pag: 86
Resposta letra d)
	5.
	Frequentemente surgem situações em que a escola, tendo que ensinar cada vez mais e mais, acaba por educar menos e menos. A escola, muitas vezes sem perceber, tem reforçado demasiadamente valores como: ser o melhor, colocar o foco no resultado e não no processo e na qualidade, objetivar a derrota do oponente ao invés da melhora do desempenho, reforçando assim, atitudes e posturas competitivas.
 
BROTTO, F. O. jogos cooperativos. Santos: Re-Novada, 1999.
 
Assinale a alternativa que apresenta questões válidas para o sucesso de um projeto cooperativo: 
	 A)
	Está associado ao envolvimento do mediador com a proposta de libertação, de autonomia e de busca incessante de novos rumos para a sociedade. E não apenas a transmissão de conhecimentos. 
	 B)
	Está associado a máxima transmissão de conhecimentos para que os alunos possam vencer na vida, seja em concursos, vestibulares e nas mais diversas situações que exigir conhecimento teórico. 
	 C)
	Está associado a formação de vencedores, de sujeitos que deverão se sobressair e para isso necessita incentivar a rivalidade e a exploração dos seus semelhantes.
	 D)
	Está associado a criação de responsabilidades nos educandos a fim de criar a consciência de que cada um tem seu papel e suas obrigações, ou seja, deve-se preocupar apenas com o seu trabalho.
Pag: 70 e
Resposta letra a)
	6.
	Se ao longo da história muito já se discutiu com o propósito de construir uma nova face da educação visando formar um novo sujeito protagonista da sua história, sabemos que ainda há um longo caminho nesse sentido.
 
Assinale a alternativa que apresenta a primeira tarefa para alcançar este objetivo e conquistar a alegria na escola segundo Werneck (1999): 
	 A)
	Faz-se necessário uma renovação pedagógica. Renovação de conteúdos e abordagens é fundamental quando se visa a liberdade, criatividade e cidadania.  
	 B)
	É preciso mudar toda a estrutura física das escolas, pois a convivência em um ambiente novo incentivará a adoção de uma nova postura tanto de alunos como de professores.  
	 C)
	Precisa ser feito uma atualização dos conteúdos abordados nas escolas para que o ensino seja mais significativo e prazeroso para a formação dos cidadãos.
	 D)
	Deve-se exigir uma nova postura dos governantes, pois as mudanças vêm de cima, para que seja superado o desânimo generalizado da sociedade atual. 
Pag: 11
Resposta letra a)
	7.
	As pessoas podem ser competentes ou não em suas habilidades sociais, capacidade essa que influi diretamente na qualidade das relações pessoais e profissionais, bem como na própria qualidade de vida do indivíduo.  Nesse sentido, associe os itens que seguem conforme suas respectivas características:
 
I – Habilidade Social.
II – Desempenho Social.
III - Competência Social.
 
(lll ) Caracteriza-se por possuir propósito avaliativo.
(ll ) Caracteriza-se pela emissão de comportamentos.
(l ) Caracteriza-se pela pluralidade de comportamentos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
	 A)
	I – II – III.
	 B)
	III – II – I.
	 C)
	III – I – II.
	 D)
	II – I – III.
Apostila Pag: 1
Resposta letra b)
	8.
	Necessitamos buscar novas posturas em relação a educação e a formação de sujeitos ativos na sociedade.
 
Neste sentido, buscando novos rumos para a prática educativa que evocam a cooperação, é correto afirmar: 
	 A)
	Deve-se desenvolver a cooperação nos educandos, mas com limites claros para que isso não se torne coajuda e cada um possa ser autor da sua própria formação. 
	 B)
	A ação educativa deve ter como objetivo o aluno como sujeito da sua aprendizagem, visando uma conduta de comunhão e de autoria em seu processo de formação. 
	 C)
	Apesar da cooperação ser útil no processo de aprendizagem,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.