Buscar

Met Prat Alfabetizacao Letramento Exercicios Resolvidos 3

Prévia do material em texto

Disc.: MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO   
	
	
	1a Questão (Ref.:201907821790)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um número expressivo de estudantes aprende habilidades básicas de ler e do escrever na escola brasileira, mas não são capazes de utilizar a escrita e a leitura na vida cotidiana. Essas pessoas são consideradas:
		
	
	alfabetizadas plenas
	 
	analfabetas funcionais
	
	analfabetas
	
	alfabetizadas e iletradas
	
	letradas e analfabetas
	Respondido em 29/09/2019 18:20:19
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201907283268)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro em 2009 sobre a quantidade de analfabetos funcionais no Brasil, foi constatado que 26% dos alunos do Ensino Médio são analfabetos funcionais. Das alternativas abaixo, qual responde de forma correta sobre o que é o fenômeno do analfabetismo funcional?
		
	
	Pessoas que nunca foram para a escola, mas utilizam a leitura e a escrita de forma plena em seu dia-a-dia para se orientarem no tempo e no espaço, para trabalharem e terem acesso às atividades de lazer.
	 
	Pessoas que passaram por alguns anos de escolaridade, mas são incapazes de utilizar a leitura e a escrita as suas funções sociais, pois o seu nível de letramento é rudimentar.
	
	Estudantes que tiveram baixo desempenho acadêmico em língua portuguesa, mas que sabem ler e escrever e forma eficiente nas práticas cotidianas de letramento.
	
	Analfabetos funcionais são pessoas que passaram por mais de 4 anos na escola e apresentam somente dificuldades de interpretação dos textos que fazem parte do seu trabalho, por serem técnicos e terem uma linguagem diferente.
	
	Analfabetos funcionais são as pessoas que lêem bem, mas têm dificuldade para escrever, contar e fazer narrativas sobre fatos cotidianos.
	Respondido em 29/09/2019 18:21:56
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201907817343)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	1.A utilização de Cartilhas de Alfabetização com seus respectivos métodos, que influenciaram de forma significativa as práticas de alfabetização, foram introduzido no Brasil:
		
	 
	Durante o Império
	
	Na chamada Nova República
	
	No final do Regime da Ditadura
	 
	No início da República
	
	No início da Colonização
	Respondido em 29/09/2019 18:22:58
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201907310561)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque (M) para modelo mecanicista e (D) para modelo dialógico no que se refere às práticas utilizadas na formação de leitores e escritores na fase da alfabetização.
(__) Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
(__) A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
(__) O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
(__) Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
Como ficou a ordem correta?
		
	
	D D M D
	
	M M M M
	
	M M D D
	
	D M D D
	 
	M D M M
	Respondido em 29/09/2019 18:23:51
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201907283414)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na alfabetização, a concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. No que se refere à alfabetização, é um dos pressupostos dessa concepção que:
		
	 
	A alfabetização é uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras.
	
	Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema representa uma letra.
	
	A alfabetização é um processo sócio-cultural que contempla as práticas linguísticas cotidianas e as diferenças regionais como elementos legítimos de serem utilizados na escola.
	
	A leitura e a escrita são concebidas como um processo cognitivo que deve ser construído juntamente com os esquemas de conhecimento assimilados e acomodados.
	
	Na alfabetização, deve haver lugar para as práticas discursivas que fazem parte da cultura das crianças: escrever é uma forma de interação.
	Respondido em 29/09/2019 18:24:31
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201907310553)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Barboza 1994), no livro Alfabetização e Leitura, destaca que "a cartilha, coerente com os postulados das metodologias tradicionais, parte da crença de que, ensinando-a a decodificar e codificar, a criança aprende a ler e escrever" (p.54). Concepção diferente é apresentada por teóricos que defendem a alfabetização como um processo de letramento. Das respostas abaixo, qual é a única que apresenta um argumento correto ao defender as concepções de leitura e escrita letradas? Marque-a.
		
	
	Leitura e escrita precisam ser treinadas corretamente para uma boa alfabetização.
	
	Ler e escrever fazem parte de práticas culturais, mas a escola deve se limitar a trabalhar apenas os gêneros discursivos mais importantes na vida escolar.
	
	A leitura é a sonorização de escrita e, por isso deve-se copiar bastante para treinar a emissão correta dos fonemas.
	 
	Ler e escrever devem ser ações condizentes com o contexto sociocultural em que o sujeito vive e com as demandas sociais.
	
	A escrita é mais importante que a leitura na concepção de alfabetização como letramento, pois só lemos o que está escrito.
	Respondido em 29/09/2019 18:25:23
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201907876873)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A professora solicitou aos alunos que desenhassem o corpo humano e escrevesse ao lado os nomes das partes do corpo.Leia a lista escrita por João: CABSA , OLO , BCA,PSOS , PTO, BRG, PRNA A lista das partes do corpo, é um texto produzido por esta aluna.Segundo Emilia Ferreiro , podemos identificar em que fase da construção da escrita está a criança: Marque a opção correta nas fases abaixo:
		
	
	A fase é a silábica, pois a criança utiliza uma letra para representar uma sílaba, mesmo que ainda não atribua um valor sonoro a esta letra
	 
	Está na fase silábico-alfabetica , utiliza as letras escritas com um valor sonoro compatível com a escrita,cada letra vale por uma silaba
	
	A criança está na fase silábica porque está numa transição entre a hipótese silábica e a escrita alfabética.
	
	João está na fase pré-silábica porque utiliza aleatoriamente letras que não tem correlação sonora com a palavra que deseja escrever
	
	Está na fase alfabética, pois precisa apenas de um tempo para levantar a hipótese ortográfica
	Respondido em 29/09/2019 18:25:50
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201910541072)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base nas observações, Emília Ferreiro formulou a ¿Psicogênese da Escrita¿. Os níveis da psicogênese da língua escrita estudados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, são:
		
	 
	Nível 1 - Pré-Silábico; Nível 2 - Pré-Silábico; Nível 3 ¿ Silábico; Nível 4 ¿ Silábico-Alfabético (período de transição); Nível 5 ¿ Alfabético.
	
	Nível 1 - Pré-Silábico; Nível 2 Pré-Silábico;; Nível 3 ¿ Alfabético. Nível 4 ¿ Silábico-Alfabético (período de transição); Nível 5 ¿ Alfabético.
	
	Nível 1 - Pré-Silábico; Nível 2 Pré-Silábico;; Nível 3 ¿ Silábico; Nível 4 ¿ Silábico-Alfabético (período de transição); Nível 5 ¿ Alfabético.
	
	Nível 1 - Silábico-Alfabético (período de transição); Nível 2 - Pré-Silábico; Nível 3 ¿ Silábico; Nível 4 ¿ Pré-Silábico; Nível  5 ¿ Alfabético.
	
	Nível 1 - Alfabético; Nível 2 - Pré-Silábico; Nível ; 3 ¿ Silábico; Nível 4 ¿ Silábico-Alfabético (período de transição);Nível 5 ¿. Pré-Silábico
 
	Respondido em 29/09/2019 18:28:38
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201907288687)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando-se as ideias de Vygotsky em relação à linguagem, é INCORRETO afirmar que ela é:
		
	
	uma forma de materializar o pensamento.
	
	relaciona o sujeito à realidade que o cerca.
	
	responsável pela interação e, por isso, é social.
	 
	desenvolvida a partir de práticas repetitivas
	
	sem ela não haveria pensamento
	Respondido em 29/09/2019 18:28:47
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201908267822)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Letramento consiste no processo de inserção e participação do indivíduo na cultura escrita. Nesse contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p. 23) afirmam que "Dessa concepção decorre o entendimento de que, nas sociedades urbanas modernas, não existe grau zero de letramento, pois nelas é impossível não participar, de alguma forma, de algumas dessas práticas".
Logo a ação pedagógica docente compatível com esta concepção é:
		
	
	possibilitar ao aluno a codificação e decodificação de palavras; conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade.
	
	possibilitar ao aluno o acesso ao sistema alfabético e às convenções da escrita; saber usar a leitura e escrita
	
	possibilitar ao aluno o domínio de correspondência entre fonema e grafema; desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e escrita
	
	possibilitar ao aluno o uso e a aquisição da leitura e escrita
	 
	possibilitar ao aluno a convivência com diferentes manifestações escritas e o desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e escrita
	Respondido em 29/09/2019 18:30:11

Continue navegando