Buscar

exercico hemeneutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício 01 
 Atividade hermenêutica.
Diferencie método de interpretação e tipos de interpretação. 
Disserte sobre ao menos duas escolas clássicas de hermenêutica.
A hermenêutica clássica teve origem na França – com a Escola da Exegese, juntamente com a Escola Dogmática, oriunda da Alemanha.
Diferencie interpretação Mens LEGIS e Mens Legislatoris
Mens legis é um termo jurídico que se refere ao "espírito da lei", expressão essa que, da sua parte, remonta à Rudolph von Ihering. Pode-se dizer que a mens legis é o significado atribuído ao texto jurídico. No sentido de que ele se configura um produto autônomo do legislador, com suas intenções e idiossincrasias.
4- dois Autores da Escola sociológica 
Augusto Comte
Erving Goffman
Frederic Engels
 Karl Marx 
a hermenêutica jurídica é uma forma de pensar dogmaticamente o direito que permite um controle das consequências possíveis de sua incidência sobre a realidade antes que elas ocorram
https://www.questoesestrategicas.com.br/questoes/busca/assunto/hermeneutica-juridica1?pagina=2
	
Exercício 02
 Processo e Relação jurídica processual
1)julgue as alternativas em verdadeiras ou falsas:
processo pode ser definido como instrumento da jurisdição , o meio pelo qual o juiz poderá aplicar a lei.
 Verdadeira conceito 
b) Processo também é atos processuais escritos e reunidos em um ou mais volumes.
 Falsa 
 2) Explique por que processo é caracterizado como abstrato e autônomo
Na mesma visão da doutrina supra, a ação não depende do direito material sendo direitos autônomos. O direito material é ligado na relação fática das partes, já o direito da ação é o de buscar, pelas partes, a tutela jurisdicional.
Contudo a doutrina em tela diverge no ponto da concretude. Nessa corrente, o direito a ação é preexistente ao processo, não dependendo da decisão favorável ou negativa sobre a pretensão do autor.
O direito de ação é exercido quando existe a simples busca da solução da lide no judiciário, é o direito de ouvir o Estado-Juiz, com a pretensão aceita ou negada.
 3)Diferencie processo de procedimento 
Em termos simples, podemos dizer que “processo” é o instrumento para a aplicação do direito material ao caso prático, enquanto “procedimento” é o componente formal do instrumento. Nesse post, você verá essa distinção mais a fundo e, ainda, vai aprender mais sobre os tipos de processo e procedimento segundo o Novo CPC.
4)De que forma o processo pode ser classificado quanto a tutelar:
As tutelas provisórias podem ser classificadas em levando-se em consideração sua natureza, sua fundamentação ou o momento de seu requerimento.
5)Estabeleça as diferenças entre a relação material e a relação jurídica processual
Direito material: São os bens jurídicos que são tutelados por uma pessoa
Direito processual: Um conjunto de normas e princípios que regulamentam a melhor forma para a aplicação do direito material.
Apesar de suas diferenças o direito processual e o direito material caminham juntos, o direito processual é o instrumento utilizado para chegar ao direito material.
6)Identifique os principais sujeitos da relação jurídica processual e comente sobre eles.
7)Defina pressupostos processuais e disserte sobre eles trazendo exemplos .
São antecedentes necessários para que o processo tenha existência jurídica e validade formal (investidura do juiz, interesse das partes, capacidade de estar em juízo). Nada tem a ver com o direito do autor: sem este, o juízo funciona validamente (ex.: processo que finda com sentença improcedente). Os pressupostos podem ser considerados de ofício; as exceções exigem, via de regra , a alegação da parte. O juiz deve indagar da existência desses pressupostos. Havendo os pressupostos da existência do juízo (propositura da demanda judicial, órgão jurisdicional, partes sujeitos do direito), o pronunciamento do juiz é necessário, acolhendo ou rejeitando. Os atos que forem realizados sem esses pressupostos seriam fatos, e não atos jurídicos. Os pressupostos de validade do juízo referem-se à eficácia deste, e não à sua existência. Se o juiz tem jurisdição, mas não tem competência, o processo existirá como processo, embora, afinal, sem eficácia. A prescrição pode ser interrompida por uma citação nula, mas não o ato inexistente, que pertence à categoria do não-ser. A falta de pressupostos de validade do juízo não obsta a sentença, ainda que mande sanar nulidade, ou declare a incompetência, ou indefira a inicial.
8)Diferencie impedimento de suspeição do juiz:
No impedimento há presunção absoluta ( juris et de jure ) de parcialidade do juiz, enquanto na suspeição há apenas presunção relativa ( juris tantum ). ... As causas de impedimento e suspeição são elencadas respectivamente nos arts. 134 e 135 do CPC . Segundo Pontes de Miranda é uma enumeração taxativa.
9)A quem cabe a gratuidade da justiça ?
Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.
10)Sobre honorários advocatícios , assinale a alternativa incorreta e justifique sua resposta
a)Nos casos de perda do objeto , os honorários serão devidos por quem deu causa ao processo.
b)Quando os honorários forem fixados em certa , os juros moratórios incidirão a partir da data do transito em julgado da decisão .
c)Serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra Fazenda Pública que enseje expedição de precatório ,mesmo que não tenha sido impugnada.
d)são devidos honorários advocatícios na reconvenção , no cumprimento de sentença , provisório ou definitivo, na execução ,resistida ou não ,nos recursos interpostos , cumulativamente.

Continue navegando