Buscar

Psi Juridica 1

Prévia do material em texto

CURSO: PSICOLOGIA
	
	CÓD/ DISCIPLINA: SDE 0159 – PSICOLOGIA JURÍDICA
	
	ALUNO (A) JOÃO PEREIRA DA SILVA NETO - 201504137906
	TURNO:
NOITE
TURMA: 3001
	DATA: 13/02/2019
	 ATIVIDADE DE FECHAMENTO SOBRE O CAPÍTULO 1
	
Atualmente, utilizamos o termo Psicologia Jurídica. Como ela se chamava na época de seu surgimento? Quais eram seus propósitos?
R: Anteriormente chamada psicologia do testemunho, tinha como pratica consolidar a psicologia enquanto ciência, dada a necessidade de sua contribuição na comprovação de fidedignidade de testemunhos, principalmente com o surgimento e aplicação dos testes psicológicos, em meados do século XX, assim como o desenvolvimento de estudos sobre os funcionamentos dos interrogatórios, dos delitos, dos falsos testemunhos e falsas memórias etc.
Sabemos que “sensação” e “percepção” se iniciam com a recepção de estímulos. Didaticamente, apresente a(s) diferença(s) entre elas.
R: A sensação é a como as informações relacionadas a fenômenos do mundo exterior e ao estado de organismo chegam ao cérebro. Com essas informações componho a imagem no cérebro relacionadas a ela. E a percepção em seguida interpreta a imagem mental resultante da sensação. 
Descreva 3(três) características das sensações.
R: 1. Informações em excesso deixam de ser registradas por que o cérebro não consegue administrar a totalidade e descarta uma parte delas. 2. A emoção afeta a sensação. Durante um conflito os participantes tornam-se mais sensíveis a estímulos como luz, calor, ruído e movimentos dos opositores. Pode haver bloqueio que impede de ver, recordar e etc. 3. O álcool altera a interpretação dos efeitos de diversos estímulos como distancia, temperatura e dor. Alcoolistas podem ter maior dificuldade de compreender orientações e esquecer ou confundir conteúdo. 
Leia e discuta o trecho de Jung (1997, p.23) ...” Os sentidos do homem limitam a percepção que ele tem do mundo à sua volta “.
R: O homem nem sempre entende completamente o que está acontecendo ao seu redor, por mais que ele possa ver, e ouvir as coisas, ficará sempre um questionamento pleno de não perceber tudo por completo.
Cite 3(três) fatores que afetam a percepção.
R: Captura visual: Ocorrendo conflito entre visão e os demais sentidos.
Crenças e valores: A percepção atua para confirmar a crença.
Conhecimentos do indivíduo: O indivíduo tem características exclusivas que são logo detectadas.
Qual a relação existente entre o conflito e as percepções?
R: Existe diferenças fundamentais. A figura de um pode ocultar-se no fundo percebido pelo outro ou, pelo menos existem diferenças marcantes de percepção a respeito do que seja figura principal da demanda.
Você deve definir os itens abaixo, em forma conclusiva de seus estudos:
 Atenção: Focar naquilo que você seleciona e descartar as demais.
 Memória: Reconhecimento de um estimulo adquirido pelo inconsciente.
 Linguagem e Pensamento: Estão ligadas e apresentam um estimulo de raciocinar para colocar em pratica o que foi aprendido. No caso da linguagem que ajuda na integração e comunicação com os demais.
 Emoção: Está relacionado com os sentimentos que vem atrelados com situações comportamentais, psíquicas e somáticos. 
 Medo: Está associado a situações de ameaça que causam sofrimento psíquico, ansiedade e tem níveis diferentes de intensidade e duração para cada um.
 Raiva: A raiva vem de dentro e pode ser ampliada para o outro como forma de liberação. E vem atrelada com condutas inadequadas e consome energia do corpo e da mente.
 Paixão: Um sentimento forte que domina o indivíduo e proporciona o poder ao objeto. 
 Inveja: Pode ser boa com a intenção de lhe causar motivação ao ver o outro fazendo algo que lhe agrade. Ou pode ser de forma ruim despertando sofrimento a quem a sente. 
 Alegria: Proporciona um sentimento de felicidade que ajuda no raciocínio e está ligada com os sentimentos de prazer e abre espaço para pensamentos corporativos e estimula a memória. 
7.10 Explosão Emocional: Combustível que acumula de diversas situações e que tende a ser expostas como forma de choro convulsivo, depressão profunda, ansiedade e etc.

Continue navegando