Buscar

unid 2 Gestão hospitalar e qualidade do atendimento

Prévia do material em texto

Gestão Hospitalar e Qualidade do Atendimento – unid2
PERGUNTA 1
Acreditação   é   um   processo   formal   pelo   qual   um   órgão   reconhecido, geralmente   uma organização não-governamental, avalia   e   reconhece   se   uma instituição   de   saúde   está   em   conformidade   com   padrões   aplicáveis, preestabelecidos   e   publicado. Tem como princípios fundamentais:
	
	a.
	Caráter obrigatório; reservado; abrange a organização interna que pode ser hospitalar, ambulatorial ou de ações e serviços diversos de saúde e tem a finalidade de estimular a melhoria contínua e sustentada dos cuidados oferecidos, por meio de um processo de avaliação objetiva baseada em padrões explícitos.
	
	b.
	Caráter voluntário; reservado; abrange a organização interna que pode ser hospitalar, ambulatorial ou de ações e serviços diversos de saúde e tem a finalidade de estimular a melhoria contínua e sustentada dos cuidados oferecidos, por meio de um processo de avaliação objetiva baseada em padrões explícitos.
	
	c.
	Caráter obrigatório; reservado; abrange a organização interna que pode ser hospitalar , ambulatorial ou de ações e serviços diversos de saúde e tem a finalidade de estimular a melhoria contínua e sustentada dos cuidados oferecidos, por meio de um processo de avaliação objetiva baseada em padrões explícitos.
	
	d.
	Caráter voluntário; divulgação; abrange a organização interna que pode ser hospitalar, ambulatorial ou de ações e serviços diversos de saúde e tem a finalidade de estimular a melhoria contínua e sustentada dos cuidados oferecidos, por meio de um processo de avaliação objetiva baseada em padrões explícitos.
	
	e.
	Caráter voluntário; divulgação; abrange a organização interna que pode ser hospitalar, ambulatorial ou de ações e serviços diversos de saúde e tem a finalidade de estimular a melhoria contínua e sustentada dos cuidados oferecidos, por meio de um processo de avaliação objetiva baseada em padrões explícitos.
1 pontos   
PERGUNTA 2
De acordo com a Constituição Federal, a iniciativa privada tem direito de prestar serviços de saúde de  forma complementar ao Sistema Único de Saúde  (SUS), desde que estes estejam de acordo com as diretrizes e princípios do sistema público Ao definir as ações e serviços de saúde como  relevância pública, a Constituição Federal delega ao Estado sua regulamentação, fiscalização e controle,  ainda que sua execução não se efetive diretamente  pelo poder público, mas por meio de contratados ou  conveniados, pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, pois a  saúde suplementar  é uma atividade com fins lucrativos, cuja entrada no sistema se faz a partir de pagamento por  parte  de  seus  beneficiários. Diante disso, quais são os órgãos que compõem o Sistema Suplementar de Saúde:
	
	a.
	Pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) - além das operadoras de planos privados, as seguradoras e os prestadores de serviço de assistência à saúde.
	
	b.
	Apenas a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
	
	c.
	Pelo Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) - além das operadoras de planos privados, as seguradoras e os prestadores de serviço de assistência à saúde.
	
	d.
	Pelo Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - além das operadoras de planos privados, as seguradoras e os prestadores de serviço de assistência à saúde.
	
	e.
	Apenas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
1 pontos   
PERGUNTA 3
O cenário das gestões de saúde no Brasil vem sofrendo modificações nas últimas décadas, decorrentes da crescente incorporação da tecnologia, acompanhada das mudanças no perfil demográfico e epidemiológico da população, com a busca e a preocupação com a qualidade dos atendimentos e da assistência à saúde. Nesse contexto a qualidade do atendimento em saúde é considerado um aspecto de suma importância para uma gestão eficiente e eficaz, pois remete aos parâmetros com padrões estabelecidos medidos por indicadores específicos, que resulta em consistentes processos de saúde com credibilidade e confiabilidade, diante disso configura-se o termo de Acreditação Hospitalar. 
A partir do exposto, marque a alternativa que pontua corretamente as características e os pilares da acreditação hospitalar e da gestão de qualidade no Brasil, conforme link existente no guia de estudo (leitura complementar - periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/download/13822/9325):
	
	a.
	Uma característica marcante desse processo é a verticalização da gestão e das informações.
	
	b.
	Um dos principais diferenciais da acreditação hospitalar é o de que a adesão ao processo é involuntário e é reservada aos interesses internos da organização hospitalar.
	
	c.
	O processo de gestão da qualidade e acreditação hospitalar caracteriza-se apenas na redução de custos e otimização de recursos, com as ações voltadas para benefício das organizações hospitalares.
	
	d.
	Nas organizações hospitalares a gestão da excelência dos resultados independe de um processo de acreditação hospitalar e de gestão de qualidade, e está diretamente relacionado aos aspectos financeiros. 
	
	e.
	O processo de gestão da qualidade e acreditação hospitalar tem seus pilares pautados na segurança, na ética profissional, nos procedimentos e com a garantia da qualidade no atendimento à população, e excelência na gestão relacionada aos resultados.  Procura beneficiar os usuários, os trabalhadores da saúde e a instituição hospitalar. 
1 pontos   
PERGUNTA 4
As certificações de qualidade são atributos expositivos de comprovação da qualidade nos serviços de saúde e são obtidas pelas empresas de saúde com reconhecimentos feitos por entidades, governamentais ou não, de que o estabelecimento de saúde atingiu e atendeu certos padrões pré-estabelecidos, permitindo que este use-o como um instrumento para sua publicidade o fato da obtenção da certificação, fazendo um diferencial no mercado competitivo. A grande maioria dos programas de avaliação de qualidade voltado para a saúde suplementar tem em destaque o Programa de Qualificação de Operadoras (IDSS) e o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores (QUALISS), ambos geridos pela ANS – que incorporam em seus modelos avaliativos indicadores referentes às principais dimensões da qualidade, tem como os de maior relevância:
	
	a.
	Segurança do Paciente, a Efetividade do Cuidado, Acesso aos Cuidados de Saúde, Satisfação apenas dos acompanhantes e Experiência do Paciente
	
	b.
	Segurança do Paciente, a Efetividade do Cuidado apenas das crianças, Acesso aos Cuidados de Saúde, Satisfação e Experiência do Paciente
	
	c.
	Segurança do Paciente, a Efetividade do Cuidado, Acesso aos Cuidados de Saúde, Satisfação e Experiência do Paciente
	
	d.
	Segurança do Paciente, a Efetividade do Cuidado, Acesso aos Cuidados de Saúde, Satisfação e Experiência do funcionário
	
	e.
	Segurança do funcionário, a Efetividade do Cuidado, Acesso aos Cuidados de Saúde, Satisfação e Experiência do Paciente
1 pontos   
PERGUNTA 5
Os hospitais e operadoras de planos de saúde, para se destacar, buscam aprimorar seus processos através dos selos de qualidade, ganhando assim, maior credibilidade no seu ramo de atuação mais acessíveis, requer mais que bons produtos e serviços, tenham mais qualidade na forma de atuar.  As empresas de saúde buscam auxílio da auditoria com o objetivo:
	
	a.
	Garantir a qualidade no atendimento ao cliente, evitar riscos ocupacionais e auxiliar no controle de custos e garantir uma gestão de qualidade lucrativa
	
	b.
	Garantir a segurança dos funcionários, evitar desperdícios e auxiliar no controle de custos e garantir uma gestão de qualidade lucrativa.
	
	c.
	Garantir a qualidade no atendimento ao cliente, evitar desperdícios e auxiliar no controle de riscos ocupacionais e garantir uma gestão de qualidade lucrativad.
	Garantir o ambiente de trabalho isento de riscos ocupacionais, evitar desperdícios e auxiliar no controle de custos e garantir uma gestão de qualidade lucrativa
	
	e.
	Garantir a qualidade no atendimento ao cliente, evitar desperdícios e auxiliar no controle de custos e garantir uma gestão de qualidade lucrativa.
1 pontos   
PERGUNTA 6
A ONA – Organização Nacional de Acreditação é uma das mais importantes entidades brasileiras ligadas à ratificação da qualidade dos serviços de saúde no país, com foco na segurança do paciente. Estão entre as vantagens no reconhecimento oficial por parte desta instituição, o aprimoramento da gestão, maximização da segurança para pacientes e profissionais da saúde, melhoria na qualidade da assistência prestada, além da valorização da marca. Existem dois tipos de certificação:
	
	a.
	Acreditação (Destinado às Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde, aos Serviços Odontológicos e aos Programas da Saúde e Prevenção de Riscos); e o certificação Ouro ou Prata (Destinado aos Serviços para a Saúde -áreas de apoio às Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde – OPSS). 
	
	b.
	Acreditação (Destinado às Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde, aos Serviços Odontológicos e aos Programas da Saúde e Prevenção de Riscos); e o selo OURO (Destinado aos Serviços para a Saúde -áreas de apoio às Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde – OPSS). 
	
	c.
	Acreditação (Destinado às Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde, aos Serviços Odontológicos e aos Programas da Saúde e Prevenção de Riscos); e o selo de qualificação ONA (Destinado aos Serviços para a Saúde -áreas de apoio às Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde – OPSS). 
	
	d.
	 Acreditação (Destinado às Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde, aos Serviços e aos Programas da Saúde e Prevenção de Riscos); e o Selo de Segurança (Destinado aos Serviços para a Saúde -áreas de apoio às Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde – OPSS). 
	
	e.
	Acreditação (Destinado às Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde, aos Serviços Odontológicos e aos Programas da Saúde e Prevenção de Riscos); e o selo higienização (Destinado aos Serviços para a Saúde -áreas de apoio às Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde – OPSS). 
1 pontos   
PERGUNTA 7
Quais são os principais programas de certificações e acreditação no Brasil:
	
	a.
	ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), IQG (Instituto Qualisa de Gestão)
	
	b.
	ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
	
	c.
	ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), CBA (Consórcio Brasileiro de Acreditação)
	
	d.
	ONA (Organização Nacional de Acreditação), CBA (Consórcio Brasileiro de Acreditação), IQG (Instituto Qualisa de Gestão).
	
	e.
	ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), ONA (Organização Nacional de Acreditação.
1 pontos   
PERGUNTA 8
A Acreditação se caracteriza por três componentes:
	
	a.
	Presença de padrões; visita de avaliadores; a avaliação é feita em toda a instituição.
	
	b.
	Presença de padrões; não é necessário a visita de avaliadores; a avaliação é feita em toda a instituição.
	
	c.
	Presença de padrões; visita de avaliadores; a avaliação é feita em parte da instituição.
	
	d.
	Presença de padrões; não é necessário a visita de avaliadores; a avaliação é feita em parte da instituição
	
	e.
	Não se tem presença de padrões; visita de avaliadores; a avaliação é feita em toda a instituição.
1 pontos   
PERGUNTA 9
O processo de acreditação da ONA ocorre em duas etapas, sendo a etapa de certificação:
	
	a.
	Não é avaliada o Processo de Gestão Integrada entre os profissionais da saúde e o paciente.
	
	b.
	Os requisitos exigidos são Segurança e Gestão Integrada.
	
	c.
	Facultativa, podendo gerar títulos de Ouro, Prata e Bronze
	
	d.
	Ocorre a depender do preenchimento dos requisitos exigidos, resultando nos títulos de Acreditado (Nível1), Acreditado Pleno (Nível 2) e Acreditado com Excelência (Nível 3).
	
	e.
	Apresenta fins lucrativos
1 pontos   
PERGUNTA 10
Desde o seu surgimento, os hospitais vêm passando por diversas mudanças, visando principalmente melhoria da qualidade da assistência. Grandes avanços tecnológicos ocorreram e paralelamente a esses, novas formas de reorganização e reestruturação se fizeram necessárias nessas instituições. Alguns autores ressaltam que o momento atual é permeado por imensas transformações dentre as quais se destacam a globalização da economia, o custo crescente dos serviços, o aumento de tecnologias e progresso da ciência, os avanços da informática, a produção e difusão de conhecimento técnico-científico. Com isso, o Programa Brasileiro de Acreditação tem como objetivo, EXCETO:
	
	a.
	Avalia o nível de estresse psicológico dos funcionários do hospital.
	
	b.
	Avaliar   a   qualidade   das   estruturas   físicas   e tecnológicas   dos   serviços   de   saúde, bem   como a   qualidade   da   gestão   e   da assistência   prestada.
	
	c.
	Visa o amplo conhecimento a respeito de um processo permanente de melhoria da qualidade assistencial, mediante a avaliação periódica do serviço. 
	
	d.
	Uma maneira de apreciar a qualidade da assistência oferecida em todos os serviços de um hospital
	
	e.
	Avaliação para a melhoria contínua da qualidade do atendimento aos pacientes e do desempenho organizacional, oferecendo confiança da comunidade no seu hospital

Continue navegando