Buscar

Coloração de Gram

Prévia do material em texto

INTRUDUÇÂO
 
 Em 1884 despontou-se um tipo de coloração denominada de Gram, a mesma foi fomentada pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram. Sua criação foi possível devido a um processo utilizado na parede celular. A partir desse momento as bactérias começaram a ser analisadas de uma nova maneira, e separadas em Gram-positivas e Gram-Negativas (MOREIRA; CARVALHO e FROTA, 2015).
 Segundo o Ministério da Saúde, passou-se a desenvolver estudos relacionados a coloração Gram quando o médico citado anteriormente descobriu que inserindo as bactérias em contato com cores diferentes, a mesma adquiria uma nova coloração. Dessa maneira, seria possível identificar a taxonomia de diversas bactérias utilizando amostras de materiais contaminados em dissolução a um solvente, contribuindo eficazmente nos laboratórios de bacteriologia a (MONTES, 2010).
 
REFERENCIA 
Moreira, José Luciano Bezerra; CARVALHO, Cibele Barreto Mano de; FROTA, Cristiane Cunha. Visualização bacteriana e colorações. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015.
MONTES, Ricardo. 2010. Observação de bactérias usando a Cloração de Gram. Disponível em: http://ricardomontes.weebly.com/uploads/3/0/9/4/3094204/colorao_gram.pdf. Acesso em 19 de Agosto.de 2018.

Continue navegando