Buscar

Características de Fornecedor, Consumidor, Produto e Serviços e Direitos Básicos do Consumidor


Continue navegando


Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Atividade 1:
Leia atentamente o material referencial da disciplina, E-book da Unidade 1 e atenda às solicitações abaixo: 
1 – Nas relações de consumo dê as características principais de:
A – Fornecedor: O fornecedor é qualquer pessoa que, no exercício da sua atividade profissional, disponibiliza um produto ou serviço no mercado de consumo. O artigo 3º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor estabelece que ‘’fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços’’.
B – Consumidor: O consumidor nos termos da lei, a pessoa que adquire ou se utiliza de um produto ou serviço como destinatário final. Portanto, o consumidor pode tanto ser o contratante quanto o terceiro que utiliza o produto ou serviço adquirido. Assim, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ser consumidora, devendo-se analisar se o produto ou serviço terá destinação final, ou seja, retirada do mercado de consumo sem a pretensão de reintrodução. Além do consumidor por natureza, a lei de proteção e defesa do consumidor também estabelece os seguintes casos de consumidor por equiparação.
C – Produto: Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. Logo, a definição legal de produto não permite ao intérprete a restrição do seu conteúdo. Assim, para análise a respeito do tema, pouco importa no que concerne ao elemento objetivo da relação de consumo, se a coisa adquirida é móvel, semovente ou imóvel, nem mesmo se é natural ou industrial, autônoma ou incorporada, transformada ou não. Basta que o bem tenha sido colocado em circulação no mercado de consumo.
D – Serviços: O serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista (BRASIL, Lei n. 8.078/90). As atividades bancárias, financeiras, creditícias e securitárias são consideradas bem de consumo, motivo pelo qual as instituições financeiras se enquadram perfeitamente na concepção dada pelo legislador à figura do fornecedor.
2 – Quais os direitos básicos do consumidor? Descreva.
OS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR
DIREITO SUBSTANTIVO E DIREITO ADJETIVO
Os direitos básicos do consumidor denominados fundamentais ou essenciais, possuem a natureza jurídica de direitos subjetivos sociais. 
O direito Subjetivos sociais se caracteriza por ser um atributo da pessoa, obrigações e faculdades estabelecidas pela lei, em outras palavras é um poder ou domínio da vontade do homem, juridicamente protegida, e pode ser classificado em:
Direitos subjetivos materiais (Substantivos): é o conjunto das regras criadas pelo
Estado que normatiza a vida em sociedade definindo relações jurídicas, constitui o chamado direito material. O direito substantivo(material) é o que define as relações concretas das pessoas em sociedade e as submete à sua ação.
Direitos subjetivos processuais (Adjetivos): consiste nas regras de direito processual que regulam a existência dos processos, bem como o modo destes se iniciarem, se desenvolverem e terminarem.
O direito adjetivo diz respeito à forma pela qual se aplica o direito material. Revela como efetivar, manter, tornar válidos ou recuperar os direitos previstos no direito substantivo (material). 
Portanto, através do direito subjetivo e adjetivo, de forma excepcional, o Estado assegura o cumprimento dos direitos e zelar pela satisfação dos interesses dos consumidores por meio da política nacional compatível, com a harmonização das relações entre os fornecedores e os consumidores, fundada no princípio da transparência e no princípio da boa-fé.